06 março 2012

O Andar no Espírito - O Legalismo e a Condenação Não Vêm De Deus 29/02/2012


 

O Legalismo e a Condenação Não Vêm De Deus

Como já discutimos, as pessoas geralmente procuram mudanças espetaculares em suas circunstâncias externas e perdem a obra milagrosa do Espírito Santo acontecendo em seu interior. Da mesma forma, muitas pessoas vêem a oração como algo que precisam fazer para evitar a condenação e não como um momento abençoado de relacionamento com o Pai, que traz mudanças eternas.

Veja, a criatura humana tende ao legalismo. Não há nada que o diabo goste mais do que impor um conjunto de leis sobre as pessoas. Então, quando uma pessoa tem dificuldade em cumprir aquelas regras, a confiança de que Deus se moverá em sua vida é grandemente abalada.

Deixe-me dar um exemplo clássico. Quando uma pessoa finalmente se compromete logo cedo a orar por uma hora, ela se parece muito com um militante marchando para a guerra. Ela tem aquela expressão em seus olhos que diz, "Por Deus, que ninguém tente me parar!", mas, basta que ela perca um ou dois dias de oração para que o diabo diga, "Parabéns — você estragou tudo!".

Foi o que aconteceu comigo durante aquele primeiro ano de oração em línguas. O primeiro impasse que encontrei foi parar de orar. Minha natureza carnal se inflamava, e eu parava de orar por um tempo. Então o diabo trazia condenação porque eu não tinha me posicionado como um soldado rigoroso, todos os dias, naquela hora determinada.

Por que o diabo é capaz de nos colocar debaixo deste tipo de condenação? Porque no fundo da nossa mente, estamos sempre convencidos de que é o nosso esforço físico de preencher um certo cubículo de espaço em certo local por uma certa hora que agrada a Deus.

Mas, Deus não conta pontos com base no número de dias que você orou em línguas no mês passado. Ele está interessado nas mudanças que acontecem em sua vida.

Agora, por favor, não me leve a mal; a disciplina e a determinação são ingredientes essenciais em uma vida com Deus. Mas, você estará enganado se achar que seu relacionamento com Deus está baseado no fato de você ter orado ontem ou não.

Deus não lhe critica ou condena, tirando a sua unção porque você não orou dois dias. Ele se agrada do seu relacionamento com Ele. Ele quer entrar em novos lugares de mudança junto com você, aumentando a unção em sua vida em cada novo nível.

Aprendi que Deus se relaciona conosco de acordo com as mudanças que acontecem em nossas vidas através da oração. Quanto maior a mudança, maior o relacionamento que podemos ter com Ele. Ele não está interessado em legalismos do tipo "passei uma hora em oração". A oração não é uma tarefa, mas, um tempo precioso de transformação e relacionamento.

 

__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário