20 março 2012

O PODER DA FÉ EM TEMPOS DIFICEIS




Você se lembra das provas que fazia na escola? Como tinha de estudar bastante a matéria para conseguir notas boas? O propósito da prova era permitir que o professor determinasse quanto você sabia e, conseqüentemente, que nota merecia receber. Quanto mais você soubesse, maior seria a nota.
As provas de Deus não são iguais às da escola. Em primeiro lugar, ele já sabe quanto nós aprendemos. O teste não é para ele. E para nós mesmos. Os testes de Deus nos ajudam a ver claramente o que temos feito. Ensinam-nos sobre nós mesmos e sobre ele. O teste em si é parte do nosso processo de aprendizado.
Os resultados dos testes que Deus nos dá, dependendo de nossa atitude, determinam se seremos refinados como ouro ou se ficaremos duros e frios como aço. Não é necessariamente o que sabemos que conta, mas sim o que fazemos com o conhecimento que adquirimos. O que conta é como encaramos o teste.
Nas provas de Deus, não recebemos nota. Ou somos aprovados ou continuamos repetindo a prova até que esteja correta. No que concerne a essas provas, temos duas opções. Podemos resistir a Deus, ter uma atitude errada e tentar fugir. Ou podemos nos achegar a ele, acolhendo seu aperfeiçoamento em nossa vida. Nossa reação determinará o resultado.
Os momentos mais miseráveis de minha vida cristã foram aqueles que agora reconheço como períodos de prova. Sempre ocorriam um pouco antes de uma liberação significativa da luz de Deus. A boa notícia é que quanto mais difícil for à prova, maior será a recompensa que nos aguarda no final - desde que sejamos aprovados.
Com freqüência somos submetidos às provas mais rigorosas antes de as obras mais monumentais de Deus serem realizadas em nossa vida.
Lembro-me de uma época em particular, quando meu marido e eu atravessávamos um tremendo aperto financeiro e pensamos que teríamos de vender nossa casa. Eu estava grávida e seriamente doente; não imaginava como poderia encontrar outro local, efetuar a mudança e ainda sobreviver. Nós dois íamos diariamente à presença de Deus, tentando entender se era um ataque do inimigo, se tínhamos feito algo errado ou se estávamos sendo provados. A única resposta que recebíamos era para nos aquietarmos e vermos que o Senhor era Deus.
Embora parecesse que ia durar para sempre, na verdade a crise durou apenas alguns meses. Durante aquele período Deus mostrou que não devíamos fazer nada, só louvá-lo no meio do que estava acontecendo. Quando nos submetemos totalmente ao Senhor (embora não fosse nossa primeira reação), vimos claramente como dependíamos dele para tudo. Era exatamente o que precisávamos aprender para navegarmos nas águas que estavam adiante de nós, nos anos vindouros. Nossa crise financeira foi resolvida quando pessoas que deviam dinheiro ao meu marido (por trabalhos realizados) finalmente pagaram. Conseguimos manter nossa casa, e o Senhor derramou bênçãos sobre nós, as quais eu duvido que experimentaríamos se não tivéssemos passado por aquele período de provação. Sabíamos que as recompensas vinham dele.
A história bíblica de Jó é importante porque a magnitude dos sofrimentos dele, durante seu período de provação, é inimaginável. Trata-se do pior caso registrado. Ele perdeu tudo, inclusive seus filhos e a saúde. Embora tivesse sofrido tamanhas provações, Jó jamais duvidou de Deus ou se revoltou contra ele. A recompensa da sua fidelidade foi que "abençoou o senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro" (Jó 42:12).
Sei que a maioria dos cristãos preferiria não ser tão abençoado e esquecer toda essa coisa de ser provado por Deus. No entanto, não temos esta opção. Deus decide o tempo, o lugar e a forma do teste.
Não importa o conteúdo da prova, ele quer que tenhamos uma inabalável, como a de Jó.
Deus operou diversos milagres para libertar os israelitas das mãos dos inimigos, mas mesmo assim eles continuaram duvidando; por isso, o Senhor os levou ao deserto e os testou ali (Êx 15:25). Permitiu que passassem três dias sem água. Ele sabia que eles precisavam de água, e poderia ter providenciado facilmente. No entanto, eles não pediram. Não oraram. Começaram a reclamar. Fazia parte do teste: Deus queria que pedissem. Queria que dependessem dele para tudo. Quando Moisés clamou em favor dos israelitas, Deus disse que se o povo o ouvisse e obedecesse a seus mandamentos, ele supriria todas as suas necessidades. Assim, eles ouviram e obedeceram. Encontraram água. Ficaram satisfeitos - até a próxima crise.
Em vez de aprender algo do episódio da falta de água, os israelitas reclamaram novamente por causa da falta de alimento. Deus não estava tentando matá-los de fome. Sabia que precisavam de comida e queria providenciá-la. Só queria que eles o buscassem e confiassem nele. Uma vez mais, Moisés orou, e Deus respondeu. Desta vez, porém, ele supriu apenas o que era necessário para aquele dia. Queria que o povo confiasse nele para tudo, a cada dia. Deus queria que aprendessem a caminhar com luz suficiente apenas para o próximo passo.
Isso soa familiar? Você conhece alguém que deseja chegar à Terra Prometida mas que não deseja fazer o necessário para a viagem? Conhece alguém que deseja ter tudo o que necessita, mas não está disposto a abrir mão de nada para conseguir? Pode imaginar alguém que acredita que já devia ter chegado ao objetivo, mesmo sem confiar em Deus para cada passo do caminho? Pode pensar em alguém que seja capaz de imaginar passar num teste sem se submeter a ele? Eu posso. Creio que todos nós podemos.
Deus nos faz passar por diferentes tipos de teste. No entanto, ele nos dá três testes principais, pelos quais todos temos de passar, num momento ou em outro.
Teste um: Deus testa o nosso coração
Bem sei, meu Deus, que tu provas os corações e que da sinceridade te agradas. l Crônicas 29:17
A famosa queda precedida pelo orgulho é permitida por Deus a fim de nos purificar da tendência para a presunção. Quando somos arrogantes e pensamos que podemos viver um momento que seja sem ele, Deus sonda nosso coração em busca de humildade. Se não encontra, ele permite que cheguemos ao fundo do poço, para adquirirmos uma nova perspectiva: temos de olhar para cima. É exatamente o que precisamos se passamos muito tempo olhando para baixo. Deus não dá este tipo de prova para nos torturar. Faz isso para que nosso coração seja purificado e possamos vê-lo. "Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus" (Mt 5:8).
Seis anos atrás sofri uma queda na qual quebrei dois ossos do tornozelo e rompi os ligamentos. Fiquei deitada por várias semanas, incapaz de me apoiar nos pés, e tive muito tempo para orar e pensar. Logo me lembrei que Deus vinha tentando atrair minha atenção por algum tempo, para fazer algumas alterações importantes em minha vida; entretanto, eu não me dispusera a ouvi-lo, até que fiquei deitada em minha cama, sofrendo fortes dores. Foi nesse contexto que Deus me mostrou claramente que devíamos nos mudar de Los Angeles para o Tennessee. Meu coração tinha de ser provado pelo fogo e era doloroso. Eu faria a vontade de Deus ou faria o que eu queria? No final, o propósito de Deus prevaleceu, e acabamos no lugar certo, na hora certa.
Teste dois: Deus testa a nossa fé
...tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Tiago 1:2,3
Um dos maiores testes da nossa fé é quando estamos com problemas financeiros. Poucas coisas podem nos aborrecer mais do que a possibilidade de perdermos nossos bens, não termos alimentos suficientes ou não sermos capazes de pagar nossas contas. E algo especialmente assustador quando envolve filhos pequenos. No entanto, aprender a andar na provisão que Deus nos dá a cada dia nos mostra quanto dependemos dele para tudo. Quando esperamos que ele opere um milagre diário em nosso favor, somos forçados a viver na presença de Deus de forma mais profunda.
Durante essas fases quando nossa fé é testada, nossa resposta é reveladora. Confiamos que Deus provera ou ficamos furiosos e descarregamos nossa raiva nos outros? Encaramos a situação como uni tempo em que Deus quer que nos aproximemos mais dele ou vemos a situação como o fim de tudo? Entendemos que Deus está nos provando a fim de nos preparar para o que está para fazer em nossas vidas ou acreditamos que ele nos abandonou? Perdemos a paciência ou crescemos em fé? As respostas que damos a estas perguntas são uma chave para passarmos no teste.
Teste três: Deus testa a nossa obediência
Eu os porei à prova para saber se eles vão obedecer às minhas ordens. Êxodo 16:4, BLH
Meus próprios filhos sempre determinaram a quantidade de re-filias que gozavam, de acordo com a obediência às regras da casa. Se não obedeciam às regras, nós não concedíamos as recompensas correspondentes. Evidentemente a alimentação, roupas, educação, abrigo e amor eram nossa obrigação, independentemente de como se comportavam. No entanto, as bênçãos extras que eles experimentavam além e acima das necessidades básicas dependiam da obediência, Por exemplo, quando eles eram adolescentes, pedíamos que lavassem a própria roupa e que arrumassem os quartos. Se não obedeciam, sabíamos que ainda não tinham responsabilidade bastante para dirigirem um carro. E claro que podiam viver sem um carro, mas certamente a alegria não seria plena.
Deus nos vê desta mesma forma. Ele nos dá ordens específicas e nos testa para ver se cumpriremos. Se não cumprimos, ele não nos priva do seu amor, sua provisão e proteção. No entanto, deseja nos abençoar de muitas outras formas, e não pode, até que nos submetamos totalmente à sua vontade. Moisés disse aos israelitas: "Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis" (Êx 20:20). Deus também disse que "o fogo... mostrará o trabalho de cada pessoa... vai mostrar e provar a sua verdadeira qualidade" (ICo 3:13, BLH). Ninguém deseja ser submetido ao fogo para ser testado, mas podemos eliminar grande parte da nossa miséria respondendo rapidamente ao que Deus ordena que façamos.
Uma pergunta que fazemos com freqüência é: Como posso saber se o que estou sofrendo é um ataque do inimigo, resultado de minha própria desobediência ou provação de Deus? A forma de determinar a resposta é perguntar a Deus: "Senhor, esta situação procede do inimigo?" Se ele não nos der uma resposta afirmativa, então não devemos culpar automaticamente o diabo por tudo, isentando-nos de qualquer responsabilidade. Ainda somos feitos de carne, não importa quanto sejamos espirituais. Todos nós podemos ser tentados a pensar, dizer ou fazer coisas erradas aos olhos de Deus. Por isso, todos devemos perguntar: "Senhor, eu fiz algo que provocou esta situação?" Se você tiver feito, Deus revelará. Deus não mantém nossos pecados escondidos de nós mesmos. Se você continuar sem uma resposta, pergunte: "Senhor, tu estás me testando? Se assim for, mostra-me o que preciso aprender. Cria em mim um coração puro e um espírito reto". Não tema as provas pelas quais o Senhor faz você passar. Elas não precisam ser um tempo de sofrimento e miséria. Pense nelas como um refinamento que revelará as imperfeições da sua vida e mostrará onde precisa haver modificações. A única forma pela qual Deus pode levá-lo a um lugar onde você nunca esteve e aonde não pode chegar sem ele é chamar você para um novo lugar em sua vida que exige mais pureza de coração, mais fé e mais obediência. Sua reação durante esses períodos será reveladora. Você amará o Senhor acima de tudo o mais? Você crera que ele é quem diz ser e confiará que ele provera suas necessidades? Você fará o que ele ordena? Se durante o processo você fica temeroso e amargurado, atrasa a bênção que Deus deseja derramar sobre você. Foi o que os israelitas fizeram, e por isso vagaram quarenta anos no deserto, numa jornada que deveria ter levado poucas semanas. Sei que você não deseja passar pela mesma coisa.
Caminhar com luz suficiente apenas para o próximo passo num tempo de provação é a forma de Deus preparar você para as coisas maiores que ele tem para você mais à frente. Peça a ele que o ajude a aprender bem a lição.
LUZ PELA ORAÇÃO
Senhor, faz-me crescer nos teus caminhos e conduze-me na tua vontade. Ajuda-me a ser tão forte em ti que eu não duvide nem vacile. Faze-me compreender a tua Palavra e a tua direção para mim. "Examina-me, senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos. Pois a tua benignidade, tenho-a perante os olhos e tenho andado na tua verdade" (SI 26:2,3). Quero passar com sucesso por qualquer tempo de prova no qual tu me colocas, a fim de que eu seja refinado. Não quero vagar pelo deserto, passando várias vezes pelo mesmo território por não ter aprendido a lição. Oro para que eu sempre tenha um coração disposto a aprender, que reconhece a tua mão em minha vida e que assimila suas instruções. Ajuda-me a confiar no teu cronograma. Estabelece em mim uma fé inabalável, a fim de que eu saiba que, quando ando contigo, o próprio fogo refinador proporciona a luz perfeita para o passo que tenho de dar.
LUZ PARA O CAMINHO
Sondas-me o coração, de noite me visitas, provas-me no fogo e iniqüidade nenhuma encontras em mim; a minha boca não transgride. Salmo 17:3
Tu, ó senhor, me conheces, tu me vês e provas o que sente o meu coração para contigo. Jeremias 12:3
Bendizei, ó povos, o nosso Deus; fazei ouvir a voz do seu louvor; o que preserva com vida á nossa, alma e não permite que nos resvalem os pés. Pois tu, ó Deus, nos provaste; acrisolaste-nos como se acrisola a prata. Salmo 66:8-10
Eis que te acrisolei, mas disso não resultou prata; provei-te na fornalha da aflição. Isaías 48:10
Farei passar a. terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata,, e a provarei como se prova o ouro ela invocara o meu nome, e eu a ouvirei; direi: é meu povo, e ela dirá:O senhor é meu Deus. Zacarias 13:9


Um comentário: