10 abril 2012

Deus e a motivação



 


Tenho encontrado algumas pessoas que desanimam ao longo da jornada cristã. Fico pensando… Quais seriam os motivos? Pressão? Depressão? Quem sabe? Ainda bem que temos a Bíblia.
No texto Sagrado existe um livro muito bonito, que às vezes passamos por alto. Estou falando do livro de Zacarias. Você já leu Zacarias? Ainda não? Então está na hora. No livro há o registro de oito visões. Elas são lindas. Elas são motivadoras. Deixe-me explicar o pano de fundo, para entendermos as visões.
Vamos lá… No ano de 538 AC, alguns Judeus voltaram para Jerusalém, deveriam restaurar a cidade…o templo e os muros. Começaram com alegria. O Templo era o orgulho da nação. Uma referência para a vida cristã. Os judeus eram estritamente religiosos, e o trabalho ia de vento em poupa. Mas, o Inesperado aconteceu alguns inimigos começaram a dizer e fazer coisas para impedir o trabalho. Eles desanimaram…pararam a restauração.
Nesse contexto é que surge Zacarias, 18 anos após o início da restauração (520 AC), Deus envia através do profeta mensagens de motivação e esperança. A segunda visão é muito linda "Levantei os olhos e vi, e eis quatro chifres. Perguntei ao anjo que falava comigo: que é isto? Ele me respondeu: São os chifres que dispersaram a Judá, a Israel e a Jerusalém. O Senhor me mostrou quatro ferreiros. Então, perguntei: que vêm fazer estes? Ele respondeu: Aqueles são os cifres que dispersaram a Judá, de maneira que ninguém pode levantar a cabeça; estes ferreiros, pois, vieram para os amedrontar, para derribar os chifres das nações que levantaram o seu poder contra a terra de Judá, para a espalhar."Zacarias 1: 18-21. Buscando auxilio das Escrituras podemos descobrir quais eram as quatro nações-chifre. Em 2 Reis 24:2 elas são identificadas: os Caudeus, Siros, Moabitas e Amonitas. Estas humilharam o povo de Deus, fazendo com que andassem de cabeça baixa. Só a lembrança das suas ações, causavam pavor.
Você já sentiu medo de alguma lembrança do passado? Sim. Quando olho para os acontecimentos da atualidade e observo a reação do ser humano, constato que hoje ainda os "chifres" atuam para a separação entre nós e Deus. Os "chifres"ainda nos humilham. Como? Simples. Os chifres são identificados por algumas características. Quando pensamos na Caudéia (Babilônia)…sempre lembramos de confusão religiosa. Aquela do tipo, onde as pessoas misturam o santo com o profano. Moabe e Amon; lembra da história deles?…ambos eram filhos de Ló com suas filhas. Que bagunça. Que pecado! Que loucura. Total imoralidade.
Tenho percebido que Satanás tem utilizado muito a "confusão"religiosa e a imoralidade, na tentativa de nos afastar de Deus. Quando não temos a certeza do caminho do Senhor; quando a Palavra de Cristo parece não fazer sentido; quando esquecemos das práticas da piedade e não conseguimos ver a diferença entre o certo e o errado, aí estamos em perigo. É Babilônia agindo em nós.
Por outro lado, Moabe e Amon também agem. Você já percebeu que a imoralidade invadiu todos os setores, todos os relacionamentos e práticas? Realmente vivemos num mundo imoral. Só que tal situação é vista como normal; alguns chegam ao cúmulo de atribuir a Deus algumas situações imorais. A imoralidade nos afasta de Deus. Quer fazer um teste?
Depois de assistir todas as novelas e de ver cenas fortes, será que você conseguirá se relacionar com Deus? Acho que não. Entretanto, Deus da mesma forma que prometeu derribar os chifres no passado, age no presente para desfazer a obras destes chifres.
Não precisamos andar humilhados, o Senhor nos dará a vitória. Ao povo de Israel Deus enviou uma mensagem de motivação. A nós envia a mesma mensagem. Porque Ele não muda. Ele continua sendo o Deus que motiva seus filhos a viverem com Ele. O Deus que destrói os chifres da confusão religiosa e da imoralidade. Creia nisso.
Pr. Argemiro Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário