09 abril 2012

LIÇÕES DA VIDA DE JÓ

"E este era homem sincero, reto e temente a Deus e desviava-se do mal." (Jó 1.1)

A vida de Jó é uma referência para o verdadeiro cristão, que busca ser fiel ao Senhor: Homem de inigualável semelhança, sincero, reto, e temente a Deus, e que se desviava do mal (Jó 1.8). E mesmo após ter sido provado, e tudo lhe ter sido tirado, permaneceu íntegro e fiel a Deus (Jó 1.20-21;2.3;2.10). Desta história extraímos lições para o nosso crescimento e fortalecimento espiritual e uma delas é que mesmo fiéis a Deus, não estaremos livres de sermos tentados a romper com nosso compromisso com o Senhor.

O diabo está sempre buscando artimanhas para derrubar os servos de Deus, e é através do sofrimento que ele encontra uma grande oportunidade para acabar com nossa fé (Jó1.10-11;2.4-5). Pode ser um problema financeiro, uma doença grave, a morte de alguém querido, mas lembre-se: Você pode estar sendo testado a provar a sua fidelidade com Deus.


Mesmo que de quem você mais espera apoio vier uma palavra de desânimo (Jó 2.9), não dês ouvido, continue louvando e exaltando o Senhor, os teus amigos podem te apontar julgando segundo o coração deles (Jó 4.8), mas quem conhece a tua fidelidade é Aquele que ao final te dará em dobro tudo o que foi tirado (Jó 42.10).

Os problemas e sofrimentos nem sempre são prova de pecado em nossas vidas(Jó 1.8). Pode ser que Deus esteja nos disciplinando(hebreus 12.6-13), ou não. Mas com certeza, são ocasiões oportunas para crescermos (Tiago 1.2-4), e convites para exaltarmos e adorarmos o Deus todo Poderoso (Tiago 5.13; Jó 1.20).

Muitas foram as lições que nos foram trazidas por intermédio da vida de Jó. Não daria para discutirmos cada ponto aqui, no entanto, em nossa próxima postagem traremos mais um breve resumo do que aprendemos sobre este homem, Jó.

Aline Ferreira

Um comentário:

  1. Excelente texto!
    é um exemplo de perseverança, lealdade e confiança em Deus.

    Parabéns pelo artigo!

    Abraço - Pr. Aldenir Araújo

    ResponderExcluir