10 abril 2012

O Andar no Poder - O Andar no Espírito - O Jejum Ajuda a Preservar o 'Odre Velho'



De: Michelle Gonçalves

 

O Jejum Ajuda a Preservar o 'Odre Velho'

Vamos dar um passo à frente. Em Mateus 9:14 e 15 os discípulos de João Batista perguntaram a Jesus sobre o jejum. Demorei muito tempo para entender a resposta Dele.

 

Vieram, depois, os discípulos de João e lhe [Jesus] perguntaram: Por que jejuamos nós, e os fariseus [muitas vezes], e teus discípulos não jejuam?

Respondeu-lhes Jesus: Podem, acaso, estar tristes os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo, e nesses dias hão de jejuar.

 

Os dias aos quais Jesus se refere é a mudança da Antiga para a Nova Aliança; são os nossos dias.

Então, de repente, sem nenhuma razão aparente, Jesus diz:

 

Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da  veste, e fica maior a rotura.

Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem- Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.

— Mateus 9:16, 17

 

Vamos entender o que Jesus está dizendo aqui. Os discípulos de João vieram até Ele e disseram, "Os fariseus jejuam muitas vezes e nós também. Mas, notamos, Jesus, que estes homens que Lhe seguem nunca jejuam".

Então, Jesus responde, "Não, eles não precisam jejuar enquanto estou com eles. Eu sou o Noivo". Em outras palavras, durante aquele tempo os discípulos estavam entre duas alianças, o Antigo Testamento e o Novo Testamento. E antes de Jesus enviar os setenta discípulos, Ele literalmente colocou Sua unção neles.

Os discípulos expulsaram diabos e ressuscitaram mortos. Quando eles voltaram e falaram para Jesus sobre o que haviam feito, eles estavam muito chocados, mais do que os próprios demônios que haviam saído! Lucas 10:17 diz, Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome. Mas, veja, eles estavam andando sob a unção de Jesus.

Então, em essência, Jesus diz, "Não, enquanto Eu estou com vocês, vocês não precisam jejuar, porque Eu pus minha unção sobre vocês. Mas, o dia virá quando Eu serei levado e haverá uma mudança de alianças. Neste dia vocês irão jejuar. E vocês gostariam de saber por que vocês irão jejuar naquele dia?".

Os discípulos disseram, "Sim! Esta é a pergunta que estamos Lhe fazendo".

Jesus diz, "Vou lhes dizer exatamente porque vocês irão jejuar naquele dia — porque vocês não podem por vinho novo em odres velhos e nem remendo de pano novo em veste velha".

Então, ao meditar na resposta de Jesus aos discípulos de João, eu pensei, esta foi a resposta Dele do porquê iremos jejuar sob a Nova Aliança? Eles perguntaram a Jesus sobre o jejum. Que tipo de resposta é essa, "Não se põe vinho novo em odres velhos"? (Eu acho que não entendia metade do que Jesus disse nos primeiros anos de meu ministério!).

Mais tarde, finalmente entendi o que Jesus estava dizendo. No momento em que você nasce de novo o seu espírito se assenta em lugares celestiais com Cristo Jesus. Mas, infelizmente, Ele tem que deixar você em uma veste velha ou odre velho — este corpo terreno. Um dia, a trombeta soará e este corpo terreno irá ser transportado de corruptível para incorruptível.

 

Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

— 1 Coríntios 15:52

 

Você pode imaginar os nossos corpos sendo glorificados ao mesmo tempo que uma pessoa leva para piscar?

Naquele momento, eu não possuirei mais um corpo que me foi dado dos lombos do primeiro homem Adão. Ao invés disto, eu serei um filho manifestado de Deus, nascido de Jesus Cristo, composto de Espírito, alma e corpo glorificado.

O arrebatamento é o próximo acontecimento no calendário da Igreja de Deus. Mas, enquanto isto, como as gerações dos santos passados podem testificar, nós ainda estamos vestindo vestes velhas ou odres velhos, que estão morrendo dia-a-dia e são capazes de pecar.

Quando eu pertencia àquela igreja ultra-Santa, as pessoas me diziam que era o diabo que me tentava para pecar e eu entendia isto. Mas, eu não entendia o que em mim queria concordar com o diabo!

Eu queria que em Gálatas 5:16 estivesse escrito assim: "Isto eu digo, então, ande no Espírito e todas as contrariedades e desejos da carne irão embora". Mas, não é isto que está escrito, e sim, Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.

E por isso que Jesus diz, "Quando Eu for levado de vocês, haverá uma mudança de Aliança. Seu espírito estará assentado Comigo. Mas, infelizmente, Eu terei que deixar você em um odre velho. No entanto, tudo ficará bem, porque ao jejuar, você faz o mesmo que adquirir um odre novo. Este é o efeito do jejum sobre o odre velho, ele irá preservar o seu odre velho para que o vinho novo, Meu poder, possa operar através dele até que Eu lhe dê um novo odre — um corpo glorificado."

E muito triste quando o odre velho de um pregador se rompe em frente ao mundo inteiro, derramando o vinho novo porque o vaso que o carregava não era forte o suficiente para mantê-lo. Esta situação traz vergonha para o Evangelho. Talvez se aquele pregador conhecesse um pouco mais sobre o jejum, seu odre velho pudesse ter sido mais preservado contra o pecado.

Então, o jejum tem o mesmo efeito que um novo odre teria. O jejum preserva o odre velho contra o pecado. Ele ajuda a mortificar as obras da carne enquanto o novo vinho opera dentro do odre velho.

__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário