06 abril 2012

O Andar no Poder - O Andar no Espírito - Oração em Línguas Versus Profundos Gemidos de Intercessão


 

Oração em Línguas Versus Profundos Gemidos de Intercessão

A combinação das duas passagens que olhamos em Segunda Coríntios 5 e Romanos 8 me esclareceu o antigo assunto da diferença entre orar em línguas para edificação pessoal e os profundos gemidos de intercessão do Espírito — que é a variedade das línguas operada por Deus segundo a vontade Dele.

A verdade é que mesmo se você começar a orar em línguas com um coração frio, indiferente e de pedra, somente dois ingredientes são necessários para lhe trazer ao lugar onde o Espírito Santo pode mover em você com os profundos gemidos de intercessão: o conhecimento de que sua indiferença está errada e a decisão de orar no Espírito Santo por vontade própria com a maior freqüência possível.

A medida que você continua a orar em línguas, o Espírito Santo lhe edificará e o encherá com o amor de Deus até que a compaixão lhe domine — até que você não agüente mais ver uma pessoa confinada a uma cadeira de rodas. Este é o tipo de gemido que diz, "Eu não suporto mais isto. Isto me machuca muito. Eu colocarei de lado todo o meu egoísmo e contendas e todas nossas diferenças. Farei o que for preciso para atender aos propósitos do Espírito Santo".

Colocar as nossas diferenças de lado é vital para que entremos na verdadeira intercessão. A religião morta consiste de "Eu tenho os meus direitos! Defenda-me!". E nisto em que vive a maior parte da igreja e esta é a razão pela qual a maioria dos cristãos raramente entra no âmbito dos milagres. Por isso, o Evangelho das boas no­vas não alcança aquela pequena criança deformada confinada naquela cadeira de rodas. Ela não tem a chance de receber o galardão porque a Igreja falhou com ela.

Mas, quando nós chegamos àquele lugar onde nós gememos com nosso espírito justificado sobre a dor do mundo, pecado e miséria, nós não queremos mais lutar com ninguém. Nós só queremos orar. Então, por que não colocamos todas as nossas diferenças de lado e começamos a orar?

São aos gemidos do nosso espírito justificado que o Espírito Santo se atém. Se Ele me examinar e vir que minha nova criatura está clamando por auxílio em gemidos — sofrendo, mas não sabendo orar como deveria - Ele diz, "Com licença, Eu fui enviado para socorrer suas fraquezas. Eu quero acrescentar Meus gemidos aos seus clamores por socorro, que serão traduzidos em puro poder para você se levantar acima das incapacidades da carne.

"Você foi paralisado. Em sua própria força, você não consegue remover isto de você. Você não tem o poder. Você não sabe como fazê-lo, mas Eu sei!".

Então, o Espírito Santo acrescenta a você Sua unção de poder — Sua intercessão, Seus gemidos — para estar em uníssono com os gemidos do nosso espírito. Neste momento, Ele o capacita a se levantar e fazer algo a respeito do problema.

Em Gálatas 4:19, Paulo fez uma declaração reveladora que provê discernimento na diferença distinta entre línguas para edificação pessoal e profundos gemidos de intercessão:

 

Meus filhinhos, por quem, de novo, SOFRO AS DORES DE PARTO, até ser Cristo formado em vós.

 

Quantas mulheres escolhem o dia para dar à luz a seus filhos? Quantas escolhem o dia em que os seus filhos nascerão sem a intervenção humana? Quantas param este processo e dizem, "Acho que vou esperar mais dois dias?" Não muitas, eu imagino. As mulheres podem começar o processo de concepção de um filho por livre arbítrio, mas, não podem chegar ao fim dele por sua própria vontade.

Da mesma maneira, pela sua própria vontade você pode começar o processo que o levará à intercessão e às dores de parto, orando no Espírito e se edificando. Mas, mesmo depois de ter alcançado este lugar de sensibilidade no qual você geme em seu espírito justificado por causa das imperfeições deste mundo, os profundos gemidos de intercessão do Espírito Santo somente virão sobre você conforme o querer Dele.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário