02 maio 2012

O Andar no Poder - Procure Com Zelo o Amor Ágape




De: Michelle Gonçalves


 

Procure Com Zelo o Amor Ágape

Para descobrirmos mais sobre o papel da oração em línguas em nos levar a uma revelação mais profunda do amor ágape em nossas vidas, vá para Primeira Coríntios 13,o grande "capítulo do amor" na Bíblia.

Primeiro, olhe para este capítulo em contexto com os capítulos que o cercam. Primeira Coríntios 12 é um capítulo maravilhoso que lida com a erradicação da ignorância com respeito aos dons espirituais, operações e governo de Deus. O capítulo 14 é a explicação mais fenomenal das forças espirituais que pertencem à oração em línguas.

Paulo vai de uma explicação do governo de Deus para uma explicação da operação do Espírito e das línguas. Então, ele coloca Primeira Coríntios 13 entre estes dois capítulos. Mas, primeiro, ele faz uma declaração pro­funda:

 

Entretanto, PROCURAI, COM ZELO, os melhores dons. E eu passo a mostrar-vos ainda UM CAMINHO SOBREMODO EXCELENTE.

— 1 Coríntios 12:31

 

Em essência Paulo estava dizendo, "Quero mostrar a você um caminho mais excelente. Se você quiser poupar o seu tempo de problemas, então, você precisa procurar com zelo, ou ansiar, por este tipo de amor ágape com tudo o que você tem, da mesma maneira que você anseia pelos melhores dons".

Quão importante é buscar o amor ágape? Paulo faz esta declaração em Primeira Coríntios 13:13:

 

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor [ágape], estes três; porém o MAIOR DELES É O AMOR.

 

Se eu tivesse que escolher, provavelmente diria que a fé é a maior coisa que existe e depois a esperança. A esperança corresponde ao tempo que você passa se alimentando com a Palavra de Deus, até que a sua fé se manifeste. Mas, Paulo diz, "Maior que a fé e maior que a esperança é o amor ágape que se renuncia". Isto significa que não existe nada mais importante em sua vida, para ansiar e desejar verdadeiramente, do que o amor ágape.

"Procurar com zelo" ou "ansiar" neste versículo é tão forte em seu significado como a palavra "cobiçar" nos Dez Mandamentos, onde está escrito, "Não cobiçarás a mulher do teu próximo" (Êx.20:17). Cobiçar é usado em sentido negativo e significa um desejo tão poderoso que consome um homem, fazendo com que ele busque incessantemente o que anseia, até que isto domine todo o seu caráter.

Mas, "ansiar" é usado em um bom sentido, e significa buscar algo que Deus quer que você tenha, com o coração faminto, até que você o obtenha.

Nunca tive problemas para ansiar verdadeiramente pelos melhores dons. Tenho jejuado e orado — tenho feito tudo que sei para ser qualificado a fim de que Deus me use.

Então, foi um choque para mim quando Deus falou em meu espírito, dizendo, "Deseje os Meus dons com tudo o que está em você. Mas eu lhe mostrarei um caminho mais excelente para que você anseie pelos melhores dons".

Eu disse, "Deus, Você tem a audácia de dizer que depois que passei a minha vida jejuando, orando e ansiando pelo o que Você tem de melhor, Você me mostrará um caminho mais excelente?".

A resposta para esta pergunta foi sim; Deus realmente teve a audácia, e sim, Ele iria me mostrar um caminho mais excelente.

Na versão original da epístola de Paulo aos Coríntios não existia uma divisão entre os capítulos 12 e 13. Então, assim que Paulo fez a declaração sobre ansiar pelos melhores dons e mostrar aos Coríntios um caminho mais excelente, ele introduziu o assunto do amor: Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor... (1 Co. 13:1).

Em outras palavras, o caminho mais excelente para ansiar verdadeiramente pelos melhores dons é buscar o amor ágape com a mesma intensidade. Quando você fizer isto, você estará procurando e ansiando pelos melhores dons que Deus tem para você, da maneira mais poderosa possível.

O que são "os melhores dons"? Bem, você foi chamado para preencher uma das oito operações de Deus. Para você, os melhores dons são aqueles que o qualificam para a função ou operação que você foi chamado para cumprir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário