13 junho 2012

Analisando o Salmos 23 (Parte III)



Analisando o Salmos 23 (Parte III):

 


      3 Refrigera a minha alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu bom nome.

Antes de começar esta meditação, é necessário definir a alma e o refrigério no sentido da nossa análise. Quando nos referimos a alma, para este caso específico, nos referimos a vida, mente, pensamentos e emoções. Quem não tem problemas? Geralmente o ser humano está repleto deles. As lutas se multiplicam no dia a dia, seja no trabalho, escola ou mesmo em casa. Junto com os problemas, chegam as aflições e a angústia na alma. Quanto mais pensamos nos problemas, mais as soluções não aparecem. Chegamos constantemente ao desespero.

Segundo o dicionário, "refrigério" significa: acção ou efeito de refrigerar ou refrigerar-se ; alívio ou bem estar causado pela frescura; consolação e descanso ; prazer que consola.

Todo pastor sabe quando a sua ovelha precisa de refrigério, descanso, consolo. Assim é o nosso Pastor, ele refrigera a nossa alma quando menos esperamos. Quando o calor está demais e Deus sabe que nós não vamos mais aguentar, ele manda a chuva, isso é refrigério físico, terrestre. Você já notou, que assim como da culpa, não há jeito de se escapar do calor? Mesmo que você esteja numa piscina à sombra, se o tempo estiver quente, o calor estará presente também. Como a culpa se agarra à consciência, o calor abrasa o corpo. É possível esquecer deles por alguns instantes, ou até mesmo, por algum tempo, mas eles estarão sempre lá. A alma assaltada pela culpa e problemas é como o corpo abrasado pelo calor. Não há como fugir. Talvez, por isso, a tranquilidade da alma que o Bom Pastor proporciona, seja descrita pelo salmista com refrigério.
Se você encontra-se em uma situação em que, incomodada, sua alma não consegue fugir de algo que lhe é penoso à lembrança, não esqueça: o Bom Pastor "refrigera-me a alma". Então, "refrigerar a minha alma" significa literalmente "restaurar-me o vigor", " fazer-me a voltar a vida ", " vivificar-me", ou "fazer-me viver". Daí que, Ele vivifica-me quando estou exausto(a), cansado(a), esgotado(a), preocupado(a), ansioso(a), desgastado(a) ou triste. Assim, quando exausto(a), Ele reanima-me, Ele traz de volta meu vigor e encoraja-me;. excita-me para novo esforço; enche-me com uma nova alegria.

O Senhor guia-me pelas veredas da justiça – ou seja, no caminho certo. Ele conduz-me pelo caminho recto que me conduz a Ele e, não me permite andar em caminhos que levariam à ruína. A justiça divina é diferente da justiça humana. Na justiça humana, um homem quando comete uma infracção é preso, julgado e condenado segundo as suas más obras. Já a justiça divina é diferente da humana: esta é uma dádiva de Deus e, portanto, não depende das nossas obras. Pelas nossas obras ninguém seria inocente, mas porque somos justificados em Cristo, diante de Deus somos considerados santos, puros e irrepreensíveis. O dom da justiça nos dá o estatuto de justos. Agora, porque somos justos, as nossas obras tem de justificar esse novo estatuto em Cristo e é aí onde o nosso Pastor entra. Deste modo, as veredas da justiça levam-nos:

(A) no caminho pelo qual nos tornamos justos; Ele orienta-nos no caminho para o céu.

(B) no caminho da "honestidade" e "verdade".

Assim, aquele que é guiado pelas veredas da justiça que são planas e certas, tem de ser justo com as pessoas, coisas e assuntos diante de Deus, segundo as suas exigências justas e rigorosas (Mateus 5: 20). E isto assim deve acontecer por amor do seu bom nome - para a sua própria causa, ou o Seu nome seja honrado.

Se está escrito: "Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu bom nome", isso significa por amor ao nome de Jesus. Aquele que compreende a profundidade dessa promessa se torna forte, confiante e destemido. Se o Senhor conduz você por vereda plana e pelos caminhos da justiça por amor do Seu nome, como seria possível algo estar errado em sua vida? Jamais! Essa certeza de ser guiado por vereda plana, por vereda de justiça, consola nosso coração. Agora, falemos do nome de Jesus. Observe, de entre as varias coisas importantes na bíblia , olhemos  para  apenas duas acerca do nome de Deus. Primeiro, a natureza de Deus não permite que usemos o seu santo nome deliberadamente, tanto mais que Ele enfatizou isso nos seus dez mandamentos (3º mandamento: Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão!), outra vez que o Senhor falou do uso do seu nome foi quando nos ensinou a orar, quando disse "santificado seja o Seu nome". Quer dizer, pela natureza e personalidade de Deus, não devemos usar o Seu nome se não for para o santificar, para o glorificar. Então porque amamos e respeitamos o seu poderoso nome, nós aceitamos as suas orientações pelos caminhos justos para que através das nossas vidas o seu nome seja santificado. 

Os diferentes nomes e títulos aplicados a Jesus ensinam-nos lições maravilhosas sobre o seu caráter divino, sua humanidade e sua gloriosa missão.

Em Daniel 9: 25 e 26, Seu nome é Messias, um título que significa o Cristo, o Ungido, referindo-se ao fato de que Jesus foi o ungido do Pai por exclência, e enviado para executar a sublime tarefa da Redenção.

Em Isaías 7: 4 o nome de Jesus é Emanuel, posteriormente confirmado em Mateus 1: 23. Emanuel significa "Deus conosco" e se refere a Jesus como Deus manifesto em carne. João escreveu: "habitou entre nós", vers. 1: 14.

Jamais podemos esquecer a grandeza e a glória do nome de Jesus. Embora milhões o ignorem hoje, a Bíblia assegura que chegará o dia em que toda lingua testificará que Jesus Cristo é o Senhor. Tratemos de amar e honrar o nome de Jesus, sabendo que "no seu nome os gentios esperarão". Pela autoridade do Seu nome os demônios são expulsos e os enfermos são curados. Ao nome de Jesus, a nossa permanente e sincera admiração para sempre. Aleluia!

 

Deus abençoe!

 

Sandra General Magaia

9 comentários:

  1. Palavra linda. Bênção pra minha vida. Glórias a Deus!

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus! Bem explicado amei e Tirou a minha dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada...muito boa a explicação 👏 DEUS o abençoe sempre 🙌

    ResponderExcluir
  4. Obrigado...linda tradução desse salmo poderoso.

    ResponderExcluir
  5. Uma boa explicação, que Deus abra os nossos ouvidos espiritual para que possamos conhecer cada dia mas o plano redentor que ele tem para nossas vidas...obrigado por tudo meu DEUS

    ResponderExcluir
  6. Deus seja louvado em sua grandeza Amém Amém

    ResponderExcluir
  7. Palavra que nos dar a entender que sem Jesus ñ dá

    ResponderExcluir
  8. Glória a Deus!!!
    Toda honra e toda glória seja ao nosso Senhor Jesus....

    ResponderExcluir