08 agosto 2012

Domínio Próprio


DOMÍNIO PRÓPRIO
Como tantos outros heróis da Bíblia, Sansão era um homem comum, com a única diferença
que o Espírito de Deus o capacitou. Em seu caso, com uma força sobrenatural. Um aspecto que sempre me
chama a atenção na Palavra é que, mesmo revestido com o poder de Deus, cada herói preservou suas
próprias características. Cada um deles tinha uma assinatura pessoal, sua personalidade. A Bíblia não
doura seus heróis, fazendo com que pareçam perfeitos: eles são mostrados com suas incoerências, mas
ainda assim foram usados por Deus.
Acho que a "assinatura" de Sansão foi a falta de domínio próprio. Ninguém podia com   
ele. Queimava colheitas, matava milhares, saía levando as portas da cidade e, em sua última proeza, cego
e apenas com as mãos, fez um templo superlotado desabar, matando mais inimigos que durante toda a
sua vida. Um grande conquistador. Mas sua força descomunal não foi suficiente para conquistar a si
mesmo. Nenhum único inimigo conseguiu derrubá-lo, mas ele se derrubou sozinho.
O domínio próprio é a mais difícil das conquistas - sou prova disso. Luto continuamente
contra mim mesmo: minhas tendências, incoerências, maus pensamentos, orgulhoso, prepotência, e essa
minha insistente ansiedade e impaciência, querendo fazer tudo por mim mesmo sem esperar pela
orientação ou pela ação do Pai. Se você também tem esse problema de dominar-se, tenho uma ótima
notícia! Aos que se renderam a Jesus, foi dado o Espírito Santo. Ele desenvolve em nós o seu fruto,
que reflete o caráter de Cristo, para nos tornar semelhantes ao Mestre. Olhe para a vida dele e
também para a descrição do fruto do Espírito em Gálatas 5.22-23: uma das característica é o
domínio próprio! - MHJ
Para  aquele que segue a Jesus, uma das
maiores conquistas é aprender a conter-se.
Pão Diário
Com carinho,
Maida

Nenhum comentário:

Postar um comentário