18 agosto 2012

O cuidado de Deus



O CUIDADO DE DEUS

Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus. Pais, eu lhes escrevo porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o Maligno. Filhinhos, eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai. Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhe escrevi porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno. (1 João 2: 12-14). 

Muitas vezes, me coloco a pensar sobre o trabalho que os irmãos da igreja primitiva tiveram, para levar a Palavra do Senhor por toda a terra.
Os apóstolos do Senhor enfrentaram todo tipo de perseguição, calúnias e injustiças. Com certeza não era fácil trabalhar naquela época.
Nós podemos ver o zelo do Senhor, quando lemos cada evangelho. Vemos Mateus escrevendo para os Judeus, Marcos escreveu para os romanos, Lucas escreveu para os gregos, mas João tinha a incumbência de mostrar para a igreja que Jesus era, e é Deus!
Nós podemos ver logo nos primeiros versículos do evangelho de João, que ele mesmo é testemunha de que Jesus é Deus. Eu pergunto, por quê? Porque o povo estava perdendo a Fé. Este povo que era perseguido e humilhado nas ruas das cidades estava morrendo, e estavam perdendo a coragem de continuar a obra que tinha sido iniciada em Jesus. "Muitas vezes por bem menos que isto, nós desanimamos e pensamos em desistir, não é verdade?"
Acontece que Deus já sabia que isto poderia acontecer, é por isto que João escreve esta carta para o povo não desistir, é importante reparar como João descreve as pessoas da igreja daquela época.
Há três tipos de pessoas, veja:
Filhinhos – Os novos convertidos.
Pais – Aqueles que conheceram a Cristo, e que tiveram contato com Ele.
Jovens – Os primeiros convertidos, os que estavam trabalhando já algum tempo na obra do Senhor.
Ao ler o texto, vamos perceber que João estava querendo encorajar a todos os irmãos que estavam nas igrejas.
Aos novos convertidos ele mostra, "filhinhos os vossos pecados já foram perdoados". Quantos de nós não nos sentimos acusados no começo de nossa conversão?. Eu me lembro que, tudo o que eu pretendia fazer, o diabo me acusava. Eu achava que Deus não poderia me usar, porque o Senhor não poderia usar um homem pecador como eu, talvez isto possa ter acontecido ou acontece com você.
João está nos mostrando, filhinhos os seus pecados já foram perdoados, isto é para nós hoje, não se sinta acusado, o Senhor já nos perdoou e vai nos perdoar sempre que nos arrependermos! 
Aqueles que já tinham visto o Senhor, João diz: " Pais vocês conhecem aquele que é desde o princípio". Veja que  João está mostrando para eles, algo que eles já tinham visto e que nenhuma dificuldade poderia desencorajá-los. Creio que você já teve a demonstração da existência de Jesus de alguma forma, você já experimentou ou já teve uma prova da manifestação do Senhor, em sua vida.
Podemos ter este tipo de experiência de várias formas, por exemplo: curas, libertações de vícios de opressões, em nossa vida familiar ou financeira.
João só está nos mostrando que Jesus não mudou como diz a Palavra de Deus, "Ele é o mesmo hoje, ontem e eternamente". Aqueles homens não precisavam de mais nada, é só se lembrar desta promessa.
Você também precisa se lembrar deste ensinamento, nós não podemos nos esquecer de quem Jesus é, para que não deixemos a obra do Senhor ou até mesmo, deixar de encorajar aqueles que estão trabalhando e que precisam de nossa experiência e fé.
Por último João fala para os jovens, "jovens vocês são fortes, e em vocês a Palavra permanece e vocês venceram o Maligno". Este tipo de ensinamento só pode ser trazido, para pessoas que tem trabalhado na busca do conhecimento da Palavra de Deus, só quem tem matado os desejos de sua carne e que  vence a preguiça, o desânimo, e tem se colocado a disposição do Senhor para crescer no conhecimento e na obediência, que enfrentam o inimigo de frente sem medo de recuar é que podem sentir o gosto da vitória, é para estes jovens que João está falando.
Nós não podemos recuar, temos que confiar o tempo todo, porque estar na vontade do Senhor, é melhor para nós e depois para os outros.
Eu não sei qual dos três você é mas sendo filhinho, pais ou jovens, o Senhor sempre estará nos enviando alguém para nos encorajar.
Lembre-se, os seus pecados já foram perdoados, você conhece a Deus e a Palavra está em você, é por isto que você é forte. Diga bem alto: Eu sou forte, maior é o que está em mim do que o que está no mundo. "Glória a Deus".  
Visite o nosso site e ouça nossos cultos:


Para falar conosco mande um email:

Pr. Marlon Góes Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário