17 setembro 2012

As Três Viagens de Jacó

Texto: Gênesis 28:10-22

Introdução:

Sobre viagens e peregrinações (exemplos). Veja I Pedro 2:11; Hebreus 11:13; Genesis 4:12. (crentes e descrentes). Leia Gênesis 47:9. Jacó viveu cerca de 147 anos, Isaque 180 anos, Abraão 175 anos. Jacó teve muitas jornadas e lutas em sua vida longa e movimentada, mas nada mais significativo do que as três estabelecidas neste breve estudo. A partir das três viagens de Jacó veremos o processo de uma vida pecaminosa que se tornou santa.

I. A primeira viagem à Betel: uma visão de Deus. (Gênesis 28:12-13)

Betel significa "Casa de Deus" A vida verdadeiramente piedosa começa com uma visão tripla de Deus.

A. Uma visão da Sua santidade bem como Isaías viu (Isaías 6:1).
B. Uma visão do Seu poder bem como Caifás, o sumo sacerdote viu (Marcos 14:61-62).
C. A visão de Sua compaixão, que resultou na alimentação de 5000. (Marcos 6:34)

 

II. A viagem a Peniel: um encontro com Deus. (Gênesis 32:24-30)

Jacó teve um encontro pessoal com Deus em Peniel ("Eu vi Deus face a face")Em qualquer lugar que você o encontrar, seja na praia (André e Pedro), escritório de cobrança de impostos (Mateus), a caminho de Damasco (Paulo), ao lado do poço em Samaria (Samaritana), ou no altar da igreja ... é sempre um novo e fresco começo para uma velha vida! Observe a mudança do nome de Jacó ("suplantador") para Israel ("príncipe de Deus"). Em tempos difíceis não se esqueça do seu encontro pessoal com Deus, para fortalecê-lo e ajudá-lo a perceber que Deus é fiel e continua no controle de todas as coisas!

III. A segunda viagem a Betel: adoração a Deus. (Gênesis 35:1-3)

Sua primeira estadia em Betel e sua estadia em Peniel foram breves, mas seu retorno a Betel foi para construir um altar para adorar a Deus e ele foi instruído a "para morar lá" Há um fim para os nossos muitos "passeios" e viagens na vida. Chega um momento na vida do crente, quando ele finalmente encontra descanso e paz da parte de Deus como buscar e fazer a vontade de Deus (Provérbios 13:15).

Conclusão:

A vida é uma jornada com o Senhor. Até onde temos ido? Onde é que nosso esforço tem nos levado? Toda a nossa vida deve ser uma busca contínua da vontade de Deus, experiência de adoração, e dando sempre graças a Deus por tudo.

Pr. Aldenir Araújo 

Read more: http://www.opregadorfiel.com.br/2012/01/as-tres-viagens-de-jaco.html#ixzz26iserXQ1

Nenhum comentário:

Postar um comentário