27 setembro 2012

Humildade

  
 

Humildade

"E a mim me foi revelado este mistério, não porque haja em mim mais sabedoria do que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses as cogitações da tua mente." (Daniel 2:30 ARA)
Uma pessoa humilde não é aquela que não tem recursos, como alguns fazem parecer, associando humildade com pobreza (tipo "fulano é de familia humilde"). Também não é uma pessoa que pensa de si mesmo menos do que deve ou do que merece, ainda que isso seja uma boa prática. Também não é aquele que nunca se vangloria de seus feitos, ainda que isso também seja bom. Também não é modéstia, que é a falta ou ausência de ambição (embora os humildes possam ser ou não ambiciosos). Nem é a mesma coisa que submissão ou sujeição, ainda que o humilde se sujeite.
Humildade vem de "humus" e significa literalmente "terra fértil". Entenda-se isso de duas formas: primeiro, o humilde frutifica por que é fértil; segundo, a humildade é inerente ao "ser" e não ao esforço pessoal. Eu conceituo (não é uma definição, é um conceito) assim: "humildade é saber o seu próprio lugar e papel, nem mais nem menos".
No versículo acima, Daniel demonstra grande humildade ao dizer que a sabedoria que o fazia conhecer o sonho não era fruto de sua própria sabedoria. O ser humano pode ter conhecimento e inteligência, mas não pode ter revelação. O conhecimento pode vir de um coração horrível, soberbo ou pelo esforço pessoal. Revelação só vem de Deus e só é dado aos humildes. A quem não se humilha o que resta é a semente da letra que mata, pelo conhecimento que não transforma. Ao humilde é dada a semente da revelação, como foi dado a Daniel.
Talvez você nunca conheça os sonhos do rei, mas se for humilde como Daniel será candidato a receber de Deus algo distinto, algo diferente, algo especial. Não custa nada também dar uma olhada em Tiago 4:10...
"Pai, não permita que eu me perca enredado na minha própria soberba e altivez. Eu não mereço nada e o Senhor já me deu tanto. Me ajuda Pai a encontrar o meu lugar no Teu Reino e agir de acordo com esta posição. Posição de servo."
Mário Fernandez 


Nenhum comentário:

Postar um comentário