30 setembro 2012

Confusão



Confusão

"Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que executam planos que não procedem de mim e fazem aliança sem a minha aprovação, para acrescentarem pecado sobre pecado! Que descem ao Egito sem me consultar, buscando refúgio em Faraó e abrigo, à sombra do Egito! Mas o refúgio de Faraó se vos tornará em vergonha, e o abrigo na sombra do Egito, em confusão." (Isaías 30:1-3 ARA)
Eu tenho servido a Deus na igreja local em tudo que posso, mas estou impressionado com o espírito de confusão que tem assolado nossos jovens e adolescentes. Ainda que eu não seja o líder destes, tenho dois filhos nesta idade e portanto participado. Também nos Encontros com Deus tenho visto o estado dos jovens rapazes que atendemos. É preocupante. Ao meditar no tema Deus me levou a esta referência bíblica na qual a advertência sobre a rebelbia menciona confusão (ou vergonha, embaraço).
Na observação prática, realmente, o que se pode ver é que filhos rebeldes são confusos, ou ainda, filhos em fase de rebeldia vivem uma fase confusa. Será que, com os adultos, é muito diferente? Ou será que a mera observação parcial do fato está me dando uma visão parcial? De fato não sei responder, mas a confusão está estabelecida. Temos de orar muito pelos nossos filhos...
A realidade é que na sombra do Egito (que representa o mundo) e no refúgio do faraó (que representa o diabo) não há nada de bom, ainda que, por vezes, pareça agradável, atrativo e até melhor do que a sombra do Reino e refúgio do Eterno. Mas é ilusão e morte certa, através do caminho da vergonha e da confusão. A única coisa que o mundo tem de melhor a oferecer que o Reino é uma aparência de alegria, que inclsuive é falsa e passageira. É uma embalagem bonita mas sem nada dentro.
Se você está na fase jovial de sua vida, digamos antes dos 40 anos, ou como eu já ultrapassou esta marca, ou talvez até esteja na "melhor idadade" acima dos 60 anos - abra o olho com aquilo que parece bom. O Reino de Deus envolve sacrifício e dedicação, mas é eterno, gratificante e tem conteúdo, além de não ter confusão no cardápio. Abra o olho, querido, abra o olho.
"Pai, obrigado por me advertir sobre os enganos da sombra do Egito, pois não quero ser confundido. Me ajuda a ter clareza e a não ser rebelde com a Tua Palavra."
Mário Fernandez

Nenhum comentário:

Postar um comentário