24 setembro 2012

Se Deus é por nós, que será contra?


Se Deus é por nós, quem será contra?
Adriana Lyra



Nm 21:34 E disse o SENHOR a Moisés: Não o temas, porque eu o tenho dado na tua mão, a ele, e a todo o seu povo, e a sua terra, e far-lhe-ás como fizeste a Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom.

Israel, indo rumo a terra prometida, precisa passar pelas terras dos amonitas e dos moabitas. Esses dois se negaram a dar passagem, e Israel os enfrentou e venceu.

Nm 22:5 Este enviou mensageiros a Balaão, filho de Beor, a Petor, que está junto ao rio, na terra dos filhos do seu povo, a chamá-lo, dizendo: Eis que um povo saiu do Egito; eis que cobre a face da terra, e está parado defronte de mim.
Nm 22:6 Vem, pois, agora, rogo-te, amaldiçoa-me este povo, pois mais poderoso é do que eu; talvez o poderei ferir e lançar fora da terra; porque eu sei que, a quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado.


Balaque, rei dos moabitas contratou Balaão para amaldiçoar a Israel. Ele estava com medo, pois Israel já havia vencido os amonitas. E acreditava que se o povo fosse amaldiçoado, não poderia vencê-lo.

Balaão tentou a 1ª vez:
Nm 23:8 Como amaldiçoarei o que Deus não amaldiçoa? E como denunciarei, quando o SENHOR não denuncia?
Nm 23:9 Porque do cume das penhas o vejo, e dos outeiros o contemplo; eis que este povo habitará só, e entre as nações não será contado.


Tentou a 2ª vez:
Nm 23:19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria Ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
Nm 23:20 Eis que recebi mandado de abençoar; pois Ele tem abençoado, e eu não o posso revogar.
Nm 23:21 Não viu iniqüidade em Israel, nem contemplou maldade em Jacó; o SENHOR seu Deus é com ele, e no meio dele se ouve a aclamação de um rei.


Tentou a 3ª vez:
Nm 24:5 Quão formosas são as tuas tendas, ó Jacó, as tuas moradas, ó Israel!
Nm 24:6 Como ribeiros se estendem, como jardins à beira dos rios; como árvores de sândalo o SENHOR os plantou, como cedros junto às águas;
Nm 24:7 De seus baldes manarão águas, e a sua semente estará em muitas águas; e o seu rei se erguerá mais do que Agague, e o seu reino será exaltado.
Nm 24:8 Deus o tirou do Egito; as suas forças são como as do boi selvagem; consumirá as nações, seus inimigos, e quebrará seus ossos, e com as suas setas os atravessará.
Nm 24:9 Encurvou-se, deitou-se como leão, e como leoa; quem o despertará? benditos os que te abençoarem, e malditos os que te amaldiçoarem.


Por três vezes Balaão não conseguiu amaldiçoar o povo de Deus, pois o Mesmo só havia declarado bençãos sobre eles. Quando abria sua boca, saía benção.

Quando o Senhor declara bençãos sobre o Seu povo ninguém poderá declarar o contrário e ter êxito. Poderão até tentar, mas a palavra final é do Senhor.

Nm 24:12 Então Balaão disse a Balaque: Não falei eu também aos teus mensageiros, que me enviaste, dizendo:
Nm 24:13 Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e ouro, não poderia ir além da ordem do SENHOR, fazendo bem ou mal de meu próprio coração; o que o SENHOR falar, isso falarei eu?

Is 14:27 Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás?

O Senhor é firme em Seus propósitos e não permite que nada venha invalidá-lo ou pará-lo. E ainda faz com que aqueles que se levantam contra o Seu povo caiam por terra.

Nm 24:17 Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas, e destruirá todos os filhos de Sete.
Nm 24:18 E Edom será uma possessão, e Seir, seus inimigos, também será uma possessão; pois Israel fará proezas.


O mais difícil é guardar essa certeza no coração. A certeza que o Senhor realmente é conosco e luta por nós. Porque as dificuldades e circunstâncias da vida, só nos fazem olhar para o agora, mas devemos olhar para o futuro, onde estaremos usufruindo do pleno favor de Deus sobre nós.

..........................

O SENHOR É A NOSSA FORÇA



Nenhum comentário:

Postar um comentário