01 novembro 2012

Sola Gratia, Sola Fide, Sola Scriptura





 Sola Gratia, Sola Fide, Sola Scriptura
Texto Bíblico: Romanos 5.1-2: "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus".
Reflexão: No dia 31 de outubro de 1517, há 495 anos, Martinho Lutero pregava na porta da Igreja do Castelo Wittenberg suas 95 Teses, cujos postulados afirmavam que o perdão ao pecador arrependido só é oferecido por Deus pela graça e pela bondade expressada na vida e ministério de Jesus Cristo. Sola Gratia – nem um mérito próprio, sob nenhuma obra, apenas a graça de Deus pode livrar o homem do seu pecado. Sola Fide – sem a possibilidade de nenhum pagamento, nenhuma função e/ou cargo, apenas a Fé em Jesus Cristo nos dará o livre acesso a esta graça. Sola Scriptura – nenhuma Instituição, nenhuma Filosofia e/ou Teologia, apenas as Escrituras Sagradas podem nos ensinar o verdadeiro caminho para Jesus Cristo. Estes postulados transformaram a Igreja de Cristo na época. E hoje, como nós enxergamos estes postulados? Mas do que nunca devemos reafirmar os postulados de Lutero como base da nossa vida como cristãos. Somente pela graça de Deus poderemos alcançar o perdão das nossas inúmeras faltas. Diante de tantas teologias construídas nestes 495 anos da Reforma Protestante, devemos crer que a graça é o único meio que nos mantêm como cristãos e na Igreja e somente pela Fé em Jesus Cristo podemos viver esta graça. Embora tantos homens desejassem se tornar deuses, apenas através do Deus que se fez homem podemos ter esperança de alcançar esta benção. Somente quando somos inspirados pelas Escrituras Sagradas construímos uma vida cristã sólida e sem sobressaltos. Nós como habitáculos do Espírito Santo, precisamos ser movidos pela inspiração deste mesmo Espírito, adorando e crendo num Deus, que nos é manifesto, todos os dias, para o louvor da sua glória. Os postulados de Martinho Lutero devem ser, num tempo de tantas incertezas, opções e disputas teológico-eclesiásticas, aquilo que nos concede inspiração para buscar o nosso entendimento e nos conceder os princípios que firmam a nossa vida como cristãos. A graça será sempre o meio pelo qual Deus se chegará a nós. A fé em Jesus Cristo continuará sendo o caminho, a verdade que nos dará vida. A bíblia será sempre o lugar onde encontraremos o verdadeiro ensino do Pai para cada um de nós. E como Martinho Lutero, possamos cantar: "Castelo forte é nosso Deus, escudo e boa espada a nos proteger".
Oração: Pai amado obrigado pela graça que nos permitiu ter comunhão novamente contigo. Obrigado pela fé que nos impulsiona em tua direção, inspirados pelo entendimento que a tua palavra nos concede, a fim de permanecermos firmes na verdade libertadora que provém de ti. Por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém!
O Maná do Senhor
Rev. Fred Souto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário