31 dezembro 2012

Com a palavra, a esposa: "Tudo vai ficar dez de novo"

 

Ministério Casados em Cristo

MINISTERIO CASADOS EM CRISTO


Com a palavra, a esposa: "Tudo vai ficar dez de novo"

Posted: 17 Dec 2012 07:55 PM PST


" Tudo vai ficar dez de novo."

Um casamento é feliz quando você se apaixona novamente depois de ter pensado que perdera a paixão. Isso acontece quando você escolhe calar em vez de procurar briga. Às vezes eu acho que tenho um casamento feliz e em outros momentos  acho que poderia ser melhor. Mas uma coisa que possa dizer, quando não tenho certeza se estou realmente contente, é que ainda o amo e me importo com ele. Em uma escala de um a dez, eu dou dez para quando as coisas estão indo superbem. Quando não estão bem, provavelmente é entre três e cinco. Em ocasiões assim, eu me cobro para ser um pouco mais atenciosa, paciente e amorosa, para logo ficar dez de novo. Acho que considero um casamento bem sucedido como uma coisa que não vai parecer sempre feliz, mas na verdade é, se você ficar firme nas horas difíceis." 

Jayne,  43, treze anos de casada.

Extraído do livro:" Os segredos das mulheres felizes no casamento."

Esfriamento sexual - Salomão e sulamita tinham problemas na cama?

Posted: 17 Dec 2012 05:35 PM PST

Por Pastor Ismael Roselei de Carvalho.

Será que Salomão e a sulamita tinham problemas de esfriamento sexual.

Esta semana nos detivemos a pensar sobre a questão do esfriamento sexual do casal casado.Que o esfriamento ocorre, isso é fato. Quase todos os casais passam por um momento assim. E o que pode ou deve ser feito para evitar que o esfriamento ocorra? Tem alguma fórmula mágica? Em conversa com um amigo, Pr Paulo F.Teixeira, estudioso da mente humana, ele me dizia:

" É normal após o casamento ter um esfriamento de convívio, pois nós somos motivados sempre por algo, e como o casamento é um algo grande a ser atingido, principalmente nós cristãos que não experimentamos o sexo antes do casamento, que é um dos maiores estimulantes para o desejo de se casar após o suposto amar, com o tempo vira uma atitude repetitiva, e esta mensagem para o cérebro não é bem vinda e reagimos colocando para fora nossa insatisfação que vem expressada através de características de nossa personalidade versus temperamentos psicológico (colérico, fleumático, sanguíneo e melancólico). A mesma coisa acontece quando entramos no emprego, quando compramos o carro, uma roupa nova, logo abandonamos aquele grande interesse que tínhamos quando estava novo. Na psicanálise Freud e Lacan mostram que existem um vazio, um furo,uma falta de completude em nós, sempre estamos buscando algo para nos preencher."

Trocamos em miúdos temos que buscar inovar para nos darmos por satisfeitos, e isso em todos os sentidos da vida. E na área sexual, o que se aconselha aos casais? Bom, como de costume, acho sempre interessante examinar o que a Bíblia diz sobre o assunto, o que ela tem a  ensinar.

Primeiro, ela nos diz que o casamento se consuma com o ato sexual, onde eles se tornam um, depois, lemos Paulo dizendo que os cônjuges não devem se negar um ao outro, evitando assim que caiam em tentação por causa da falta de sexo. Mas, os maiores detalhes sobre o relacionamento afetivo sexual do casal nós encontramos no Livro  de Cantares de Salomão. Esse casal é para nós um modelo de relacionamento. Eles se  estimulam mutuamente com palavras elogiosas, manifestando sua admiração  e desejo pelo outro e fazem isso de  forma poética e romântica ( eles não usavam pornofonia – palavrões)  E a inovação sexual se mostra na vida deles, vemos a sulamita  falando do cheiro bom, do  perfume, da beleza do amado, do seu falar e do seu toque. Ela o procura, o deseja, e faz com que ele perceba isso. Ela lhe pede que volte logo dos campos,  pois ela está sedenta do seu amor. Ela toma a iniciativa e prepara uma "fugidinha" com ele e lhe promete que ali num lugar lindo de natureza exuberante  lhe daria o seu amor . Ela afirma que o leito deles é um viçoso, tem vida, tem amor, tem sexo, pois ele não apenas é formoso, mas também amável para com ela.  Que marido não se sentiria estimulado a voltar logo para casa tendo uma mulher dessa a sua espera. Ela diz que ele tem "saudades dela" e , por aquilo que lemos e cremos, realmente ela era uma mulher arrebatadora. Ele chegou a conclusão que existem muitas mulheres poderosas , mas ela, a sulamita, é única.Dê uma olhada como era o diálogo deles:

-Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho. Cânticos 1:2

-Eis que és formosa, ó meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas. Cânticos 1:15

-Eis que és formoso, ó amado meu, e também amável; o nosso leito é verde. Cânticos 1:16

-A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace. Cânticos 2:6

-Até que refresque o dia, e fujam as sombras, volta, amado meu; ...Cânticos 2:17

-O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios. Cânticos 2:16

-...logo achei aquele a quem ama a minha alma; agarrei-me a ele, e não o larguei, até que o introduzi em casa .... Cânticos 3:4

-Tu és toda formosa, meu amor, e em ti não há mancha. Cânticos 4:7

-Favos de mel manam dos teus lábios, minha esposa! Mel e leite estão debaixo da tua língua, e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano.
Cânticos 4:11

-A sua boca é muitíssimo suave, sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ....Cânticos 5:16-17

-O teu umbigo como uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre como montão de trigo, cercado de lírios.Cânticos 7:2-3

-Eu sou do meu amado, e ele me tem afeição.Cânticos 7:10-11

-Eu sou um muro, e os meus seios são como as suas torres; então eu era aos seus olhos como aquela que acha paz.Cânticos 8:10-11

Lendo estas coisas românticas que um diz para  o outro, fica a pergunta, será que eles tinham problemas na cama? Penso que não, pois a inovação acontecia e assim eles estavam satisfeitos sexualmente. Eles faziam uso de estímulos verbais, provocações, preparavam"fugidinhas", tornavam os ambientes agradáveis, boas fragâncias, locais exuberantes, usavam estimulante sexual (mandrágoras), contemplação do corpo , variações sexuais, e outros.

E qual o valor (monetário) do investimento que um fazia no outro. Muito pouco, quase nada.  Elogiar, encorajar, admirar qualquer um pode fazê-lo. Talvez a pessoa não tenha dinheiro para fazer um cruzeiro, uma viagem nas costas do Brasil, ou um voo até a Europa, mas para se apaixonar não é necessário que seja algo dispendioso, basta querer e fazer.

Fique com Deus, fique em família


Nenhum comentário:

Postar um comentário