17 dezembro 2012

JESUS O CONSELHEIRO

-->

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


O Conselheiro



João 14:26
"... esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito"

INTRODUÇÃO

Conselheiro — aquele que dá o conselho.
Deus sempre quis aconselhar o homem para que este vivesse na sua presença, desfrutando do melhor, desde a criação, quando falava ao homem no Éden, mas este preferiu ouvir outro conselho.
Em toda trajetória do povo no passado, Deus fez chegar o seu conselho através de figuras como Noé, Moisés, a vara, o cajado, a arca, os sacerdotes, os profetas, os reis, orientando, dando a direção, suprindo as necessidades, conduzindo à vitórias, dando sempre o melhor, mas na dureza de coração, muitos acabaram indo por outros caminhos.

DESENVOLVIMENTO

Diante da situação do homem, o Pai, por seu grande amor, decide na eternidade, enviar seu único Filho para dar ao homem a oportunidade de receber o seu conselho, recebendo Jesus, ouvindo suas palavras, cujo efeito todos à época puderam ver, sentir e testemunhar: "nunca ninguém falou como este homem."
Com seu conselho (sua palavra) curou os enfermos, libertou os oprimidos apontou um caminho, apresentou um projeto de vida eterna.
Mas o homem, mesmo conhecedor de seus grandes feitos, não somente o rejeitou como levou-o a morte na cruz, preferindo ouvir a multidão (carne).
Deus o constituiu "Conselheiro", e Ele cumpriu a vontade do Pai, dando-­nos o verdadeiro conselho que consola, conforta, descansa, orienta, dirige, ao derramar seu sangue, deixou-nos o seu Espírito, para que aquele que esteja debaixo deste conselho, seja preparado em todas as coisas lembrando da sua Palavra (verdade), andando no caminho e vivendo o projeto de vida eterna.

CONCLUSÃO

O Conselho do Senhor dá ao homem o que há de melhor (salvação) e aquele que valoriza o sacrifício do Senhor Jesus (o conselheiro), guarda seu conselho (Espírito Santo) tem a certeza alcançará vitória nesta vida e viverá eternamente com o Senhor.
Material de Apoio Reunião de Jovens e Obreiros 15/12/201
Posted: 14 Dec 2012 08:30 AM PST

Material de Apoio Reunião de Jovens e Obreiros 15/12/201


ATIVIDADE PARA JOVENS E OBREIROS – 15/dez/12
            – ASSUNTO: DOUTRINA VIVIDA PELA IGREJA
            – TEXTO FUNDAMENTAL: NOVO TESTAMENTO

TEMA: A DOUTRINA COMO HERANÇA

AFIRMAÇÃO:
O TEXTO DE JOÃO 7:15-17, CONFIRMA QUE A DOUTRINA NÃO ESTÁ LIGADA A HOMENS OU A CONHECIMENTOS HUMANOS.

ATIVIDADE:
IDENTIFICAR E COMENTAR 3 (TRÊS) EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELA IGREJA
QUE EVIDENCIARAM QUE A DOUTRINA É DE DEUS
==============================================
"E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe este letras, não as tendo aprendido? Jesus respondeu e disse-lhes: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina, conhecerá se ela é de Deus ou se eu falo de mim mesmo.". João 7:15-17

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

INTRODUÇÃO
O capitulo 7 de João fala sobre a ida de Jesus a Jerusalém para participar da ultima festa do ano, que era a Festa dos Tabernáculos. Era uma das festas mais concorridas, por se tratar da última e ter um período de duração de 8 dias, sendo o oitavo dia o "grande dia da festa". (verso 37)
O verso 15 demonstra que as pessoas ficavam maravilhadas de ver Jesus falando de uma forma tão bem explicada sobre o reino de Deus, pois ele estava ensinando no templo. A admiração das pessoas era porque comparavam sua forma de ensinar com o fato de não ter aprendido letras, ou seja, frequentado alguma escola especial de formação cultural.
Na sua resposta no verso 16, o Senhor Jesus deixa claro que a doutrina que ele estava ensinando não depende de conhecimento cultural humano, mas trata-se de um ensino que ele estava transmitindo da parte do Pai, ou seja, "aquele que O havia enviado". Acrescentou no verso 17 que a única forma de se constatar se a doutrina provém do Pai ou daquele que a anuncia, é através do critério de fazer a vontade do Pai.
Em resumo: a autenticidade de anunciar uma doutrina proveniente do Pai está no fato de que o anunciador precisa fazer a vontade do Pai. Em outras palavras para conhecer se alguém está anunciando a verdadeira Palavra de Deus é só constatar se ele está vivendo aquilo que prega. O que leva o ouvinte da Palavra a ter certeza de que a mensagem é verdadeira é o testemunho de viver a mensagem que prega e não a cultura ou eloquência do pregador. Em Mateus 7:28-29 as pessoas chegam a fazer diferença entre a autoridade que não existia na doutrina dos fariseus e a autoridade existente na doutrina do Senhor Jesus.


I – ATIVIDADE:
IDENTIFICAR E COMENTAR 3 (TRÊS) EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELA IGREJA
QUE EVIDENCIARAM QUE A DOUTRINA É DE DEUS

1ª. EXPERIENCIA – a Palavra anunciada com ousadia
Atos 4:13 – "Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam; e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus."

COMENTÁRIO
A mensagem de Pedro e João aqui no texto trata-se da mesma experiência com relação ao Senhor Jesus, pois ela não teve qualquer manifestação de cultura, mas refletia a convivência que tinham com Jesus. Não eram eloquentes pregadores, mas tinham experiência com Jesus.

2ª. EXPERIENCIA – a escolha de Matias para substituir Judas
Atos 1:21-22 – "É necessário, pois, que, dos varões que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, começando desde o batismo de João até ao dia em que dentre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição."

COMENTÁRIO
O critério de escolha de um apóstolo: a convivência com o Senhor Jesus desde o inicio do Seu ministério no batismo de João, até à sua assunção ao céu. José Barsabás e Matias preenchiam esse critério. A convivência diária e constante com o Senhor Jesus é que confere autoridade àquele que anuncia a Sua doutrina.

3ª. EXPERIENCIA – os dons espirituais
I Coríntios 12:3 e 6 – "Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos".

COMENTÁRIO
A doutrina dos dons espirituais não era uma herança de homens, mas homens falando da parte do Espirito Santo. A igreja testemunhou das operações do Espirito Santo no meio dela através do uso nos dons espirituais. A igreja foi usada em todos os dons espirituais. Quem opera a diversidade dos dons é Deus, ou seja, a benção dos dons provém de Deus. Não foi uma invenção dos apóstolos, mas sim um ato da misericórdia do Senhor para edificar a igreja.

Material de Apoio Reunião de Jovens e Obreiros 15/12/201

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário