31 dezembro 2012

O SENTIDO DO NATAL


Bíblia a Palavra de Deus
-->

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


O Sentido do Natal Parte 2
Posted: 21 Dec 2012 12:11 AM PST

O SENTIDO DO NATAL PARTE 2


Texto Fundamental: Lucas 2:9-11
Objetivo: Levar as crianças, intermediários e adolescentes a entender que há um lugar para Jesus nascer: o nosso coração. No mundo não há lugar para Jesus nascer. Todas as portas se fecham. Mas em nosso coração há um lugar para Jesus nascer.

Introdução

Ninguém sabe verdadeiramente qual foi o diaem que Jesusnasceu. Há, portanto, necessidade dos servos de Deus, grandes e pequenos, conhecerem direitinho acerca desse nascimento glorioso, para não sermos enganados pelo inimigo do Senhor Jesus e nosso inimigo, que quer substituir a Verdade de Deus por mentira, para desviar as pessoas da salvação.
A Palavra de Deus nos ensina tudo certo a respeito do nascimento (o natal) do Senhor Jesus.

O mundo estava em trevas, sem esperança de salvação. Chegou o tempo para as palavras dos profetas se cumprirem:
O Profeta Malaquias havia anunciado: "Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas; …" (Malaquias 4:2).
O que isso significa? Que Deus tem um projeto para trazer de volta para Si o homem que Ele criou. E o nascimento de Jesus, o nosso Salvador, é o cumprimento desse projeto, que é eterno:
"… nascerá o sol da justiça …" – Jesus é o Sol da Justiça. Aquele que viria revelar uma coisa que estava escondida: o amor de Deus em salvar o homem;
"… e salvação trará debaixo das suas asas …" – E Jesus viria para trazer a salvação para curar o homem da doença chamada pecado (inimizade com Deus).
Como aconteceu esse nascimento? Foi num palácio? Num lugar muito bonito?
Não. José e Maria, seus pais, eram descendentes de Davi. Eram pobres e moravamem Nazaré. Obedecendoà ordem do Imperador, vieram a Belém (a Cidade de Davi) para se alistarem. Maria estava grávida e enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de a criança nascer.
Podemos imaginar a luta para encontrar hospedagem. José perguntava: "Há um lugar para nós? Minha esposa vai ter neném". Resposta: "Não, está tudo lotado."
E José e Maria pararam numa estrebaria, lugar onde o gado fica. Muito humilde, muito pobre, sem ajuda de ninguém, Maria ali teve Jesus, o Filho de Deus.
A estrebaria é tipo do coração humilde, que recebe Jesus como Salvador. Há corações como casas grandes. Muitos cômodos, mas todos ocupados. Num quarto mora a mentira, no outro o orgulho, no outro a riqueza, e não há lugar para Jesus. Mas a estrebaria estava vazia! Era simples, humilde, foi ali que Jesus nasceu. Estrebaria é o mesmo que curral de ovelhas.
"Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na estalagem." (Lucas 2:7). Estalagem: lugar semelhante a uma pensão ou pousada.
O Sol da Justiça nasceu! As profecias anunciadas durante séculos começaram a se cumprir. "O povo que andava em trevas viu uma grande luz e sobre os que habitavam na região da sombra de morte resplandeceu a luz." (Isaias 9:2-5).

Os Pastores
Havia alguns pastores que de noite tomavam conta dos seus rebanhos. Eram homens simples, homens do campo, mas atentos aos ensinos da Palavra de Deus.
A coisa mais linda aconteceu: Apareceu o anjo do Senhor a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima deles. Eles ficaram com muito medo, "mas o anjo disse: — Não tenham medo! Estou aqui para trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês — o Messias, o Senhor!" (Lucas 2:9-11).
Ah! Também vou dar um sinal: "… encontrareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura." (manjedoura é o lugar onde o gado come).
Então eles viram, com o anjo, uma multidão de anjos e eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo: "Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!" (Lucas 2:14). Eles glorificavam ao Pai pela chegada deste menino Jesus ao mundo. Era Jesus, o Salvador, assim significa seu nome.
Aqueles pastores logo disseram: "Vamos a Belém ver este menino tão importante".
Foram a Belém e na manjedoura estava esta criança tão especial! Contaram tudo que o anjo lhes disse. E todos os que ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.
"Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto. E tudo tinha acontecido como o anjo havia falado." (Lucas 2.20).

Os Magos ou sábios do Oriente.
Enquanto os que moravam perto estavam distraídos e não perceberam o acontecimento extraordinário ali pertinho deles, os magos (ou sábios do Oriente) viajaram muitos quilômetros para ver o Rei Jesus.
Eles moravam longe de Belém, no Oriente, saíram da sua terra e vieram a Jerusalém visitar o Rei dos Judeus que havia nascido (Mt 2:1-13).
Eram homens nobres, sábios, estudiosos da astronomia. Vieram dirigidos por uma estrela que Deus lhes mostrou. Era uma revelação de Deus para eles. A visão era clara, porque as revelações de Deus são assim.
"… a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se muito com grande júbilo." (Mateus 2:9-10).
Então chegaram a Belém e numa casa (notem bem a palavra de Deus: numa casa), encontraram Maria e o menino. Já havia passado cerca de um ano.
Eles se prostraram e o adoraram. Depois abriram seus tesouros e ofertaram um presente digno de Rei, porque Jesus é Rei: ouro, incenso e mirra.
Esses presentes falam dos valores que Jesus iria precisar durante toda a sua vida:
Ouro - "Todo O PODER me é dado nos céus e na terra." (Mateus 28:18);
Incenso - Ele glorificou a Deus com a sua vida de comunhão com o Pai, em ORAÇÃO;
Mirra - O SOFRIMENTO que suportou até à sua morte pelos pecadores, pisando a cabeça da serpente, conforme já estudamos.

Como é o seu coração? Você pode receber a Jesus? Há lugar para Ele? Se houver, os anjos vão cantar Glória e Aleluia, porque Jesus nasceu no seu coração. Isso é Natal.
Então nós vemos quão maravilhosa é a história do Natal de Jesus, e como Jesus tornou-se homem para ser o nosso salvador. O povo do mundo sabe disto? Não, mas os salvos por Deus sabem, e por isso se alegram todos os dias do ano pelo nascimento de Jesus.
Jesus veio então para nos devolver a eternidade que o homem perdeu pela desobediência. Isto é maravilhoso, isto é saber o que significa o Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário