06 janeiro 2013

Analisando o Salmos 23




 
SALMOS 23

"O Senhor é o meu pastor: nada me faltará." (vers. 1)

Para apoiar a minha breve reflexão, preciso fazer pelo menos 3 (três) perguntas: 
  1. Porquê lhe chamo Senhor?
  2. O que é que significa ter o Senhor como meu pastor?
  3. Qual é o alcance da expressão 'nada me faltará'?
Porquê Lhe chamo Senhor?
Lhe chamo Senhor porque Ele é o meu Deus, o Todo-Poderoso, uma autoridade diante de mim e eu a reconheço. Então, em reverência ao que Ele é, eu o chamo Senhor. E porque Ele é o Senhor da minha vida? Porque não há outro que governa a minha vida senão Ele. Ele é quem me guia em tudo o que faço, estou em total dependência dEle e da sua vontade que é suprema a todas as outras, inclusive a minha. 

O que é que significa ter o Senhor como meu pastor?
Antes de mais, sgnifica que sou uma ovelha do seu rebanho, que deve se submeter, ou ser pastoreada, ou seguir as orientações dEle sobre o caminho a seguir. Ele diz em João 14: 6"Eu Sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim." Ou seja, Ele não só é o pastor que nos orienta sobre o caminho a seguir, como Ele mesmo é o caminho. Temos de seguir em nossos passos através dEle Deus, e andar com Ele, e andar nEle. (Poderoso isso, não?) 
Em sua Palavra, em João 10: 1-5; 9-11 "Na verdade, na verdade vos digo que, aquele que não entra pela porta, no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta, é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as trás para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz; Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz de estranhos. Eu sou a porta: se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir: eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor: o bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas." (Poderosíssimo, quão bom é o nosso Deus!)
Irmãos, somos ovelhas do bom pastor! E por isso, abrimos as portas da nossa vida, do nosso coração (através da confissão, Romanos10: 8-9) para Jesus agir. Quem é a porta? Ele mesmo, Jesus. E quem é o porteiro? O Espírito Santo. Qual é, ou pelo menos, qual deve ser o nosso comportamento como ovelhas de Jesus? Ouvir o Seu chamado e obedecer, pois Ele nos chama pelo nosso nome; Ouvir apenas a Sua voz e conhecer somente a ela, não dando ouvido a vozes do ladrão, demoníacas, satánicas ou diabólicas que só matam e destróem; Deixar que Ele e nenhum outro além dEle, nos oriente, nos guie, vá adiante de nós para nos mostrar o caminho. E, como Ele mesmo é o caminho, precisamos estar focalizados nEle. Só assim alcancaremos salvação, só assim acharemos pastagens. Como ovelhas, só comemos capim fresco. O que quer dizer que só assim encontraremos boas pastagens, frescas e verdejantes. Isto acontece porque o nosso Deus é um Deus de coisas frescas, de coisas novas. Então, estas pastagens nos revigorarão e nos renovarão todos os dias.

O que quer dizer que "nada me faltará"?
Esta expressão é literal, não há o que inventar, a bíblia não diz 'não te faltarão algumas coisas', diz clara e abertamente 'nada', absolutamente 'nada' me faltará! Quer dizer, este Deus que me pastorea, também provê para mim todas as coisas, ou seja, todas as minhas necessidades. Este Deus não quer que nada me falte! Uma vez tendo Ele como meu pastor, nada me pode faltar: Ele quer provêr para mim o novo, o fresco, o abundante, todos os dias... (Poderoso isto!) Quer dizer, não me faltará unção para usar na obra do Senhor, não me faltarão bênçãos (saúde; dinheiro e riquezas; paz e amor; felicidade e alegria; sucesso e promoção, etc), não me faltará graça, não me faltará justiça... E todas estas coisas as terei em abundância. Enfim, brilharei no mundo, como uma verdadeira luz do mundo. Farei diferença onde estiver e saberão que sou ovelha do Seu rebanho. Aleluia!
POR WALLACE OLIVEIRA CRUZ RODRIGUES MOURA / SERVO DEVEDOR
FONTE DESTA POSTAGEM: Blog VIVENDO A PALAVRA DE JESUS
                                                                                Sandra Magaia




SALMOS 23


Antes mesmo de continuar a minha reflexão, permitam-me fazer um breve resumo da Parte I. Da meditação de ontem, direi: Porque tenho o Senhor Jesus como o meu pastor, nada me faltará, absolutamente nada. se eu temer e obedecer a Deus, não me faltarão coisas boas. E, se eu não temer a Deus e não obedecê-Lo, não me faltarão coisas más. A boa nova trazida pelo apóstolo Paulo em Romanos 8: 28 é que "Tudo conspira para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são eleitos segundo os seus propósitos." Quer dizer, até as tais coisas más, nos servirão para correcção e aperfeiçoamento e no final, acabarão contribuindo para o nosso bem.


"Em verdes pastos me faz descansar, conduz-me mansamente a águas tranquilas." (vers. 2)

Para analisar o versículo de hoje, precisamos nos lembrar de o que é um pasto. Um pasto é o "alimento para o gado". Também podemos definir como "terra cuja vegetação é aproveitada como alimento por bois, cavalos, ovelhas e outros animais". Interessa-nos reter que, para o assunto em análise, pasto será neste caso, o alimento das ovelhas (que somos nós), ou seja, o nosso alimento.Pastos verdes ou verdejantes como algumas bíblias dizem, seriam entãopastos novos e frescos. Quer dizer, o nosso Senhor, que é o nosso pastor, nos dá alimento novo e fresco todos os dias tanto para o nosso corpo como para o nosso espírito.

 A Sua Palavra esclarece quais são os alimentos que Ele nos dá. Em Mateus 4: 4, a bíblia diz: "Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus." Então o alimento das ovelhas de Deus são 'pão' que alimenta a "carne" e 'palavra que sai da boca de Deus' que alimenta o nosso 'espírito'. Logo, quando temos o Senhor Jesus como nosso Pastor, Ele provê alimento para nós, tanto alimento para o nosso corpo, como alimento para o nosso espírito. As ovelhas saem para as pastagens diariamente, o que quer dizer que Ele provê o pão nosso de cada dia, ou seja, alimento completo para nós todos os dias. Não só provê o meu alimento, como essa provisão nos faz descansar nela. Ora, se eu descanso na provisão diária do Senhor, que é meu Pastor, eu não tenho preocupações: essa provisão me trás paz

Ao referir que o Senhor conduz-me mansamente a águas tranquilas, o Salmistacompara o nosso bom Pastor a um rio. Um rio que corre e nos indica o seu percurso com o qual o nosso deverá estar alinhado até que desaguemos no nosso destino: a vida eterna. Jesus é a rocha onde nascem as correntes ou rios de águas vivas. Ele diz em alta voz: "Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim... do seu interior correrão rios de água viva". Aleluia.

Se aceitamos a Cristo e abrimos as portas da nossa vida para Ele e Ele faz morada em nossos corações. Como Ele é a rocha de onde desabrocham correntes de águas vivas, elas passam a correr também em nós, ou seja em nossos corações. Em Isaías 55: 1-3, a bíblia diz: "Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais dinheiro naquilo que não é pão? e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a sua gordura. Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá..." Em João 4: 10 e 14, Jesus explicando a mulher samaritana disse: "...Se tú conheceras o dom de Deus, e quem é que te diz - Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." 

Água viva é aquela nos leva a vida eterna. Jesus é a rocha onde tem a fonte de água viva e ao mesmo tempo é o rio que percorrem tais águas para nos dar a vida eterna. A sua presença nas nossas vidas irá nos conduzir cheios de paz e tranquilidade à vida eterna. Em João 14: 27 Ele diz: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo dá. Não se turbe o vosso coração nem se atemorize."

Concluindo, a presença do nosso Pastor em nossas vidas nos trás certezas, como por exemplo, a certeza da providência divina; a certeza da vida eterna. Isso nos dá a paz, a paz que precisamos para permanecer nEle até o fim. 


De Sandra General Magaia blog: VIVENDO A PALAVRA DE JESUS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário