06 janeiro 2013

JESUS – A PALAVRA DE DEUS


JESUS – A PALAVRA DE DEUS
A Palavra como o próprio evento
INTRODUÇÃO – “A LETRA MATA”
O problema da letra não está na letraestá no mau uso da letra, de quem se apropria de um texto ou versículo isolado, sem levar em conta a revelação que emerge de um conjunto ou de todo projeto de Deus, circunstanciado no plano profético que envolve o Criador e a criatura – Otexto bíblico isolado alimenta apenas a mente da razão religiosa.
O perigo de dissociar a Palavra (letra), do contexto profético levou Israel à apostasia, longe da revelação que se esconde na história bíblica.

A causa segunda depois do Pai.
“O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas.” Pv. 8:22.

SEU NOME
“E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.” Ap 19:13

A PALAVRA – ESCLARECIMENTOS
1.    Não se tratam de palavras apenas lidas na Bíblia ou vocábulos articulados e “fatos, ou acontecimentos e atos históricosmilagres,sinaissacramentosmanifestações do reinocoisas que embora tácitas, são eloqüentes ou “elecutivas, sabendo que todo o conjunto dahistória da salvação narrada pelas escrituras é palavra que Deus dirige ao mundo.
a)    Que é o modo essencial da intervenção de Deus no mundo.
b)   E pelo seu Verbo se revela aos homensEntre a ordem e o fenômeno não existe tempo (eternidade).
c)  A PALAVRA É UM ELEMENTO ETERNAMENTE DINÂMICO que através da revelação bíblica, se torna um elemento temporal, único transcendente.
A PALAVRA ENTRA NA HISTÓRIA COMO UMA CARGA EXPLOSIVA, POIS É POTENCIAL DE ENERGIA E FORÇA DE VIDA, FORÇA CRIADORA NO MUNDO.
palavra cria entre Deus e o homem uma relação de verdade (energia) que acompanha toda a revelação bíblica, esta palavra que vem expressa em imagens (dons). Que vês, Jeremias? Através da revelação que cria vozes e locuções, suscita formas, sinais, eventos, cria mesmo a História iluminada e circunstanciada mediante o verbo oral e tal palavra que não passará porque emana de uma sabedoria eterna.
“E disse Deus: Haja luz. E houve luz.” Gn 1:3

  1. NOÇÃO BÍBLICA DA PALAVRA
a)    Não se deve intelectualizar noção bíblica da “Palavra”.
b)   Nem limitá-la a uma mera expressão oral ou uma expressão racional de uma verdade eterna (filosofia – razão).
c)    palavra é algo que se ergue e emerge do caos que através de uma ação continua do verbo rasga o tempo para ativar a essência do mistério que é Jesus, revelado pelaação exclusiva do Espírito Santo, transmitindo vida a alma do homem.

  1. LOGOS
O logos, como manifestação visível no caráter HIPOSTÁTICO do autor, onde a própria SABEDORIA DE DEUS deixa de ser apenas uma herança de atributos do filho, para se tornar matéria e substância de coisas criadas, tanto as que são visíveis quanto as invisíveis que entram na criação como uma carga explosiva de um elemento eternamente dinâmico, pois é potencial de energia e força criadora no mundo que não resiste à sua Palavra de ordem.
Não é apenas uma razão filosóficaé também uma interpelação direta e pessoal de Deus ao homembiblicamente um fenômeno histórico único com vistas à eternidade longe de ser apenas um instrumento de comunicação racional ou uma referência, mas é uma realidade, sendo a própria realidade, o próprio evento.
O Fato não é uma razão, é mais um fato e não se esgota pela expressão vocalque não é da alçada exclusiva do discurso, mas é parte essencial do seu autor pelo mistério que nele se revela.

  1. JESUS É A PALAVRA
Funde-se o verbo no ato de falarde agir e existirO verbo tem força dinâmica integralé o atocom toda a sua virtude elecutiva eexpressiva.
No Gênesis se encontra a chave viva do mistério da criação do mundo mediante a Palavra de Deus.
“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra,visíveis e invisíveissejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.” I Cl 1:16
            Proclamar não é viver, nem pensamento a respeito de Deus é salvação.
            A Palavra é um testemunho da Obra Criadora¹Conservadora² eRedentora³ que se ergue e emerge do caosÉ uma história e não palavras, porque nessa história estão incluídos os eventos inseparavelmente inseridos para uma relação entre criador e criatura.

  1. JESUS – A PALAVRA – O VERBO PRÉ-EXISTENTE – LOGOS – A SABEDORIA (Sentido figurado).
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” Jo 1:1-3

  1. EXECUTOR – FIADOR – SEMELHANTE AO PAI
“Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não secheguem a ti.” Sl 32:9
“Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição.” Sl 107:20
“Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu.” Sl 119:89
“Manda a sua palavra, e os faz derreter; faz soprar o vento, e correm as águas.” Sl 147:18
Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra;” Gn 19:24
A Palavra estava presente – falou e foi feito – ordenou e foi criado, porque a Palavra é o próprio evento.

SEMELHANTE AO PAI
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade nas alturas” Hb 1:2,3.

ASSENTADO NAS ALTURAS
            “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade nas alturas” Hb 1:3 (o grifo é nosso).

  1. HERDEIRO DE TUDO – SUSTENTA TUDO COM A PALAVRA DO SEU PODER
            A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.” Hb 1:2

POR QUEM FEZ TAMBÉM O MUNDO, HEBREUS 1:2
            “A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.”
Cujo resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder, cuja iniciativa pessoal propicia a purificação dos nossos pecados e se expressa assentado à destra da Majestade nas alturas, como se depreende em Hebreus 1:3.
Tal caráter hipostático criador e capaz além de se revelar ao homem, fazê-lo entender seu propósito numa seqüência profética que se expressa nos seus atos proféticos, a exemplo de Moisés.
            A beleza de tudo é saber como Moisés pode narrar, 2.000 anos antes de Cristo, toda a criação na seqüência exata, dita e comprovada pela ciência.
“Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.”Dn 7:13-14

  1. ANTES DA CRIAÇÃO - JESUS
E ele é antes de todas as coisastodas as coisas subsistem por eleE ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” Cl 1:17,18

            - Resplendor da sua glória;
            - Expressa imagem da sua pessoa.

  1. SUA LINHAGEM, QUEM PODERÁ NARRAR
            “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, eaquele a quem o Filho o quiser revelar.” Mt 11:27.

9.1. PRÍNCIPE DOS EXÉRCITOS
“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.” Dn 9:24-27
“E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?” Js 5:14
“À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:” I Co 1:2

9.2. SEU REINADO – REINADO DO VERBO – O DOMÍNIO DO VERBO
“Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros. Então estive olhando, por causa da voz das grandes palavras que o chifre proferia; estive olhando até que o animal foi morto, e o seu corpo desfeito, e entregue para ser queimado pelo fogo; E, quanto aos outros animais, foi-lhes tirado o domínio; todavia foi-lhes prolongada a vida até certo espaço de tempo. Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.” Dn 7:9-14
“Atenta, pois, que o faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte.” Ex 25:40
“Porque, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo.” Hb 8:7

9.3. SUMO SACERDOTE
“Também o sacerdote, que de entre seus filhos for ungido em seu lugar, fará o mesmo; por estatuto perpétuo será ela toda queimada ao Senhor.” Lv 6:22

9.4. ANUNCIADO PELOS PROFETAS
“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos.” Is 61:1
“O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.” Lc 4:18-19
“Mas tu nos salvaste dos nossos inimigos, e confundiste os que nos odiavam. Em Deus nos gloriamos todo o dia, e louvamos o teu nome eternamente. (Selá.)” Sl 44:7-8
“Ó Deus do meu louvor, não te cales, Eles me cercaram com palavras odiosas, e pelejaram contra mim sem causa. Em recompensa do meu amor são meus adversários; mas eu faço oração.” Sl 109:1 – 3 e 4
“E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.” Gn 14:18-20
“E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.” Gn 15:6

  1. ME POSSUIU
“O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas.” Pv. 8:22
  1. O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas. Pv. 8:22;
  2. Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terraPv. 8:23;
  3. Antes de haver abismos, fui geradae antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Pv 8:24;
  1. Antes que os montes se houvessem firmado, antes dos outeiros, eu fui gerada. Pv 8:25;
  2. Ainda ele não tinha feito a terranem os camposnem sequer o princípio do pó do mundoPv 8:26;
  3. Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando compassava ao redor da face do abismoPv 8:27;
“E a terra era sem forma e vaziae havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” Gn 1:2.
  1. Quando firmava as nuvens de cima, quando fortificava as fontes do abismo. (Centro da Terra) Pv 8:28;
  2. Quando punha ao mar o seu termo, para que as águas não trespassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terraPv 8:29.
Verbo – Vivente no Pai
Primeiro e único que Deus formou antes de toda a criação, de todos os seres visíveis e invisíveis.
A causa segunda depois do Pai – O fazedor de todas as coisas junto ao Pai.
            “O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas.” Pv. 8:22
            - Herdeiro de tudo;
            - “A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.” Hb 1:2;
  1. Então, eu estava com ele e era seu aluno, e era cada dia as suas delíciasfolgando perante ele em todo o tempoPv 8:30;
“Eu falo do que vi junto de meu Pai...” Jo 8:38;
  1. Folgando no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.  Pv 8:31;
“Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes.” I Co 1:19;
“Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação” I Co 1:21;
A sabedoria – serve de intermediária entre o saber e o agir.
Na carne citada por Paulo – Filósofos.
Na sabedoria do Egito – Moisés.
“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” Pv 1:7.
A sabedoria de Deus é misteriosa (Fé). Não se reveste da evidência racional, não consiste em alguma verdade universalmente viável, imediatamente inteligível mais um desígnio benévolo para com a história dos homens.
“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” Rm 11:33.
“Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.” Mt 11:25.
Graças: Só o filho pode revelar o Pai.
Se nos tornou:
            - Sabedoria;
            - Justiça;
            - Santificação e redenção.
Sabedoria Hipostática – Pré-existente.
Se identifica com o Espírito de Deus que herdou os atributos dele.
Único sábio – Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.” Rm 16:27.
Habite em vós, filhos da revelação – E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade.” Cl 2:10.
            Como Palavra executa – “Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição.” Sl 107-20.
            “Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu.” Sl 119:89.
            A sabedoria é parte do ingrediente da revelação que inclui:Tempo e vida.
            “Manda a sua palavrae os faz derreter; faz soprar o vento, e correm as águas.” Sl 147:89.
            Relação com o universo:
            - Fonte;
            - Sustento;
            - Fim.
            O agente da criação:
            “Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.” I Co 8:6.
            “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” Cl 1:16-17.
            “A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.”Hb 1:2.
            “E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.” Gn 1:3-6.
            “E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom. E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.” Gn 1:9-11.
            “Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”Hb 11:3.
            “Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.” Sl 90:4.
            “Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com águas do dilúvio.” II Pe 3:6.

 O AMOR DO FILHO PELO PAI
            A agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.” Jo 17:5.

CONDIÇÃO
            “Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Pauloestou feito ministro.” Cl 1:23.
            Jesus é, portanto, em sua origem, logos ou verbo, sabedoria de Deus, palavras geradas pelo Pai, seu fiadorfalou e foi feito.
“Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” Mt 11:27.

Jesus, o executor de suas ordens, herdeiro.
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo” Hb 1:2


Jesus, a imagem do Deus invisível e vivo.
“O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.”Cl 1:15

Jesus, o primogênito, mistério só alcançado através da revelação, oculto, antes dos séculos.
“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” Cl 1:16 e 17

Jesus, o cabeça, onde toda plenitude do conhecimento faz morada nele (habita nele).
“E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” Cl 1:18

Jesus, o amado filho de Deus.
Em sua relação com o universo Jesus é a FONTE – SUSTENTO E FIM.

RECAPITULANDO
            Jesus: a sabedoria de Deus.

SABEDORIA
            - Divina;
            - Dos que se deixam instruir nos caminhos da sabedoria.
            O homem tenta em Jó. Ou ouviste o secreto conselho de Deus e a ti só limitaste a sabedoria? Que sabes tu, que nós não saibamos? Que entendes, que não haja em nós?” Jó 15:8-9
            “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” PV 1:7
            Na linguagem moderna a sabedoria serve de intermediária entre osaber e o agirentre o conhecimento e a vida.
            No Novo Testamento a sabedoria significa um conhecimento e radica na ordem do conhecimento vindo a ser o desabrochar do saber inerente à Fé.
            Por isso aparece tantas vezes acompanhado pelo termo ciência
“Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência.” I co 12:8
“Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” Cl 2:3
Ciência é: conhecimento ou revelação.
Inteligência é discernimento – sentido.
“Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.” Ap 17:9

Paulo denuncia a sabedoria segundo a carne. Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. I Co 1:26, rebuscada pelos gregos e geralmente pelos filósofos.
“Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.”I Co 1:21
Moisés acumulou no Egito a ciência do povo egípcio.
Nela os homens se gloriam quando não incham, não deve ser menosprezada ou se tornar alvo de qualquer crítica.
Deus não deixará de “destruir a sabedoria dos sábios” (I Co 1:19) que pode se tornar Inadequada na sua pretensão de conhecer Deus (I Co 1:21)

Tornam-se por vezes loucura.
“Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam.”I Co 2:6
A sabedoria divina é misteriosa e oculta que será exposta a quem Deus quiser revelar.
“Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória.” I Co 2:7
Não se reveste da evidência racional, não consiste nalguma verdade universalmente viável, imediatamente inteligível, mas num desígnio benévolo para com a história dos homens.
Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” Rm 11:33.
Tal segredo foi revelado aos pequeninos, graças a Deus!
“Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai,Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.” Mt 11:25
Só o filho pode revelar o Pai, para isso: “graças te dou, ó Pai”.
Se nos tornou:
- Sabedoria;
- Justiça;
- Santificação e redenção – “Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.” I Co 1:30.
A sabedoria (Jesus) se identificou com o Espírito Santo de Deus,que herdou os atributos dela. Agora unida a Deus pelos laços da filialidade em que Deus será chamado o único sábio.
“Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.” Rm 16:27
A Sabedoria da Palavra. A sabedoria da palavra é substância misteriosa que se esconde na revelação de sua dinâmica para vestir o homem de uma nova vida que excede a toda razão ou entendimento humano.
A sabedoria é substância que veste o homem “do novo”. Habite em vós a palavra de Deus, em toda sua riqueza (Cl 3:10) desvendada na história da salvação, como filho da luz (filhos da revelação) conhecedores da sabedoria misteriosa escondida em Deus.
“E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.” Cl 3:10

“Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come. Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” Is 55:10-11

“E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.” Ap 19:13

Que transforma e engloba toda revelação em sabedoria e discernimento que é Jesus.

RESUMO: JESUS – A PALAVRA DE DEUS

“E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.” Ap 19:13

1º.      Jesus é o próprio evento da palavra viva:
·         É o momento essencial da interpelação de Deus no mundo.
·         Jesus está entre a ordem e o fenômeno. Isto é: ordena a existência como vida eterna, a única verdade soberana.
·         Como palavra, entra no mundo com força criadora e na história da criação como carga explosiva, pois é potencial de energia e força de vida e de dinâmica integral.
“Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” Hb 11:3.
·          Tal palavra é testemunho da obra criadoraredentora e conservadora que se liga e emerge do caos, rasgando o tempo, para ativar a essência do próprio mistério através do Espírito de Jesus que Jesus é a chave viva do mistério da criação dos mundos. É mais um fato que não se esgota pela expressão vocal do seu autor, que dispensa articulação de vocábulos, e na criação é fontesustento e fim.
·          É todo ingrediente e sabedoria que se revela na vida e no tempo e se transforma em substância como elemento do universo e de toda a criação, o Deus salvador e restaurador de todas as coisas, que age pela ação do seu próprio Espírito Santo como único capaz de revelar todos os segredos de sua palavra ao homem capaz de garantir e proporcionar a imortalidade e a vida eterna a quem ele quiser se revelar.
·          Ao Deus da glória, a Jesus Cristo seu Filho e ao Espírito Santo, toda honra, toda glória, todo poder, agora e pelos séculos dos séculos, aleluia, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário