06 janeiro 2013

MEDITAÇÕES EM EXÔDO

MEDITAÇÕES EM EXÔDO

Êx 5:3 - O Caminho de três dias.
Caminho de três dias.
Morte/Sacrifício de Jesus.
Ressurreição de Jesus.
Características da Obra:
Clamor;
Batismo com Espírito Santo;
Consulta a Palavra;
Corpo.
Faraó Mundo - Obstáculos
“... No mundo tereis aflições...”.
“... O Meu reino não é deste...”.
Comparação da saída do Egito c/ Arrebatamento.
Nossa Experiência:
Encontro com Deus / Amor. 
Convicção do que queremos.
Benefícios:
Perdão;
Libertação;
Comunhão;
Vitória.

0 Êx 7:19; 12 As pragas.
1 - As águas tornam-se em sangue - Morte durante sete dias (tempos).
2 - Pragas das rãs - Tirar a bênção dos lares, problemas e dificuldades.
3 - Praga dos piolhos - Atingir o pensamento. É o pensamento da carne, do dinheiro...
4 - Pragas das moscas - Terra contaminada. Pecado sendo exposto. Ex: você matou, roubou. Quando o servo erra, o Senhor trata diretamente com ele, calando a boca do adversário.
5 - Praga da peste - Pobreza, enfraquecimento. Morte dos animais. O vício destrói aos poucos. O homem tem vícios porque repugnou tudo que Deus tinha para ele.
6 - Praga das úlceras (coceira) - Insegurança, falta de paz.
Cinzas - Para o povo de Deus é o resultado da nossa oração (bênção) após a madeira ter sido queimada (busca)
7 - Saraiva - Ecologia destruída, cria a falta de alimentos.
8 - Praga dos gafanhotos - Destruição dos alimentos gera a fome. As adversidades da vida destroem o trabalho gerado pelo esforço humano. É o trabalho sem resultado
9 - Praga das trevas - Envolvimento do homem com o pecado, Israel tinha luz, era o preparo do povo para a saída.
O mundo faz propostas para a Igreja fiel. Ecumenismo. V. 24
Não deve ficar nada. Sobe o pai, mãe, filho. V.26
Não voltaremos atrás v.28
10 - Morte dos primogênitos. O choro dos que vão ficar. O fruto do ímpio é para a morte



0 Êx 12:1 11 e I Cor 5:7 - Primeira Páscoa.
Cordeiro Sem defeito, sem mácula, puro, perfeito.
Macho Para que suporte o peso.
De um ano Independente, maioridade.
Carne assada Purificada pelo fogo, não perde substâncias (na revelação).
Carne crua Palavra na letra, sem revelação.
Carne cozida na água Sem substâncias, sem revelação.
Fissuras Interior, intimidade.
Cabeça Mente de Cristo.
Pés Caminhar.
Ervas amargas Lembrava o povo do sofrimento. São as lutas dos servos.
Comer depressa Uma só noite, comer todo bem mastigado, dentro do tempo determinado.
Lombos cingidos Verdades.
Pés calçados Prontos para caminhar.
Cajado na mão Vida, esperança, direção do Espírito Santo.
Páscoa significa passar, passagem. A nossa passagem será para a eternidade.

0 Êx 12:1-13 - O significado da páscoa no velho testamento.
I - Introdução - O povo de Israel viveu no Egito durante 430 anos aproximadamente. Os últimos anos deste período foram de dura escravidão, pois o Faraó que reinava oprimiu o povo de Israel. Por esta razão, o povo clamou ao Senhor por libertação, e Ele enviou Moisés para ordenar a Faraó que deixasse o povo partir para a Terra Prometida. Faraó não deu ouvidos às palavras de Moisés e Deus enviou dez pragas para forçar Faraó a obedecer a sua Palavra. A décima e última praga, foi a praga da mortandade dos primogênitos (os filhos mais velhos) egípcios, e foi no momento em que esta praga estava por vir, que Deus instituiu a Páscoa com o propósito de livrar o povo de Israel da morte e libertá-lo do cativeiro egípcio. 
II - A palavra “Páscoa” significa “passagem” ou “saída”. O povo assim, “passaria” da escravidão para liberdade, isto é, “sairia” do Egito para entrar em “Canaã”, a Terra Prometida. Deste modo a Páscoa para nós significa a nossa libertação do poder do pecado, do mundo e da morte, para a vida eterna. É a passagem da “vida velha” para uma “nova vida”, através da morte do cordeiro que é o Senhor Jesus.
Naquele dia, o primeiro do mês, Deus mandou que Moisés orientasse o povo a no décimo dia tomar, cada família, um cordeiro sem mancha e sem defeito, e o guardasse em casa por quatro dias. No décimo quarto dia ao entardecer, todos deveriam sacrificar o cordeiro e passar seu sangue nos umbrais e na verga de suas portas. Sua carne deveria ser comida com pães asmos e ervas amargosas, a cabeça, os pés e as vísceras, assadas no fogo, pois à meia-noite o anjo da morte desceria sobre o Egito e mataria os primogênitos, mas nas casas onde houvesse o sangue na porta, ele não entraria. Naquela noite Deus estaria libertando todo o seu povo do cativeiro para conduzi-lo pelo deserto até a terra de Canaã.
III - Desta forma Deus mostrou como seria processada a nossa Salvação. O cordeiro sem defeito e sem mancha representa o Senhor Jesus, “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O Cordeiro sem pecado, puro e imaculado, o Filho de Deus. Seu sangue derramado deve ser passado na porta do nosso coração, para nos purificar do pecado e nos livrar da morte. A partir daí, precisamos nos alimentar de Jesus, pois comer a carne do cordeiro significa viver segundo sua vontade, participando da sua natureza e de sua intimidade, que são suas vísceras, as coisas do interior do cordeiro. Andando nos seus caminhos, que são os pés do cordeiro e tendo a sua mentalidade, representada pela cabeça do cordeiro. Nada dele deveria ser rejeitado, mas comido todo com pães asmos, que é um pão sem fermento, significando o alimento integral, o pão da vida, sem aparências (pois o fermento faz inchar), e ervas amargosas, que apontam para as tribulações que fazem parte da vida de um servo do Senhor. Quando vivemos e entendemos tudo, somos libertos e passamos a viver na “liberdade dos filhos de Deus”.

0 Êx 12:1-13,21-27, 29,33 e 35- O significado da Páscoa.
Introdução: Falar do cativeiro no Egito, conforme Êx 1: 6, 14. O clamor do povo por libertação (Êx 5: 6, 23) até chegar a ordem para realizá-la. 
A Páscoa foi providência de Deus para o povo de Israel - significa “Passagem” ou “Saída”. O povo “passaria” da condição de escravo para a liberdade, isto é, “sairia” do Egito para entrar em Canaã, a Terra Prometida. Então a Páscoa para nós significa a nossa libertação do poder do pecado, do mundo, da morte, para a vida eterna. É a passagem da vida velha para uma nova vida, através da morte do Cordeiro -> Em Jesus temos nova vida.
Desenvolvimento: No texto lido na abertura, vemos como foi instituída a 10 Páscoa para livramento do povo do Senhor.
Vs. 5 - O Cordeiro sem mancha. Citar Jo 1: 29 “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O Cordeiro sem pecado - O Senhor Jesus - puro, imaculado, sem pecado, o Filho de Deus.
Vs. 7 - Tomar o sangue do cordeiro e pô-lo nos umbrais e na verga da porta. Ler I Jo 1: 7 - 9 e também Jo 6: 53 - 57.
Vs. 11 - Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias - Lc 12: 35. Em Ef 6:14 está escrito: “Estais, pois firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade”. O Senhor Jesus nos declara em Jo 14: 6 – “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida...” O Senhor Jesus é a Verdade, por isso temos que andar na verdade.
Os vossos sapatos nos pés - Ainda em Ef 6: 15 a Palavra diz: “Tendo os vossos pés calçados na preparação do Evangelho da Paz”. Outra referência: Rom 10: 15.
Cajado na mão - I Sam 17: 40 - Davi enfrentou Golias com o cajado na mão. Ele fala da direção do Espírito, que deve conduzir nossa vida cada dia.
Comer apressadamente - Fala do desejo de estar em comunhão constante com o Senhor, sem perder tempo com as coisas que nos cercam. Desta maneira estaremos sempre vigilantes e prontos para partir. Ver o texto de II Pe 3: 12. 
O sangue vos será por sinal - Pô-lo nos umbrais e verga da porta. Ver Apoc 7: 14 e 12: 11 (Os sinais do Senhor Jesus nos seus remidos)
Ainda em Êx 12:26 e 27 - Quando vos perguntarem que culto é este (as pessoas do mundo), devemos responder: é o sacrifício do Senhor Jesus pela minha vida, por sua vida.
Vs. 29 - A meia-noite feriu o Senhor todos os primogênitos do Egito. Em Mt 25: 6 está escrito: “Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o Esposo, saí-lhe ao encontro”.
Vs. 35 e 36 - O povo levou ouro e prata, ou seja, o Poder de Deus e a Salvação não ficarão na terra após o arrebatamento.
A Páscoa foi o momento da Salvação operado por Deus na vida do seu povo. Foi a “passagem” da condição de escravos cativos para a condição de libertos do Egito (tipo do mundo) e de Faraó (tipo do adversário).
O Cordeiro - O Senhor Jesus, o nosso Cordeiro Pascoal, que foi sacrificado a quase dois mil anos para nos dar a Salvação e a vida eterna. 
O Senhor disse a Moisés: “Comereis a carne do cordeiro assado no fogo; com pães asmos e ervas amargosas” (Êx 12: 8 - 10).
Cordeiro assado no fogo - Jesus é a Palavra, o Verbo que se fez carne, a Luz e a Revelação de Deus, única e definitiva. Nós precisamos conhecer a Jesus revelado pelo Espírito. Existem aqueles que só crêem no batismo nas águas, mas nós temos o Batismo com o Espírito Santo e com fogo, e assim nos alimentamos do Senhor pela Palavra revelada (Jo 1: 33). 
Não poderia ser comido cru - Palavra na letra, sem a Revelação. Interpretação intelectual da Bíblia. 
Não poderia ser cozido na água - Conceitos humanos, doutrinas de homens, batismo nas águas sem o fogo do Espírito que purifica nosso ser.
Comido com pães asmos - Jesus é o pão da vida, sem fermento (que são as coisas do homem, para dar aparência), mas puro e consistente (revelado). Jesus advertiu os discípulos contra o fermento dos fariseus (religião, hipocrisia, aparência de santidade, incredulidade, etc.).
Comido com ervas amargosas - O senhor Jesus disse que no mundo teríamos aflições e que elas fariam parte da nossa caminhada, a exemplo do que aconteceu com Ele mesmo como homem. “O servo não é maior que seu Senhor, mas basta ao servo ser igual ao seu Senhor”, disse Jesus.
Devemos comer todo o Cordeiro - A cabeça (fala da mentalidade), os pés (o caminhar do Senhor) e a fressura (o interior, a intimidade) representam a totalidade da Revelação de Jesus, é toda a Palavra que deve ser por nós aceita e assimilada. É a obediência pela fé a todas as orientações do Espírito Santo, até mesmo naquilo que vai de encontro aos nossos interesses e sentimentos.
O que a Palavra de Deus nos fala a respeito de Páscoa, na Nova Aliança?
A Páscoa nos dias de hoje
No dia em que Israel se preparava para comemorar a Páscoa, o Senhor Jesus reuniu os Discípulos e depois de comerem a páscoa segundo a Lei, tomou o PÃO e o repartiu com eles, dizendo: “Este é o meu corpo que é partido por vós...” Depois tomou o cálice e deu-o a todos dizendo: “Este cálice é meu sangue que é derramado por vós, bebei dele todos”. O Senhor estava assim, estabelecendo a Nova Aliança, colocando o PÃO e o VINHO como elementos principais, tipificando seu CORPO e seu SANGUE, mostrando que através da comunhão, da vida no corpo (Igreja) e do clamor pelo seu sangue, teríamos vida eterna.
Hoje o clamor nos livra do pecado, do mundo e do poder do inimigo. O sangue é o sinal no nosso coração de que pertencemos ao Senhor. Temos que viver sua Obra sem perda de tempo, pois o senhor tem pressa em levar a sua Igreja, retirando-a deste mundo para introduzi-la na Terra Prometida, onde viverá eternamente. Vivendo a Obra revelada, vivemos a Páscoa, pois ela é Jesus na nossa vida todos os dias por toda a Eternidade (João 6: 57).

0 Êx 15:27 e 16:1 - Elim, palmeiras.
"Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes d'água e setenta palmeiras: e ali se acamparam junto das águas”.
Chegaram a Elim Um oásis agradável, 12 fontes de água e setenta palmeiras.
E se acamparam junto das águas Nesta jornada no deserto da vida onde tudo parece estar perdido, o crente precisa se renovar em Elim. Agradável é encontrar graça (Vinde a mim).
11 Um lugar de graça e descanso.
21 12 fontes de água Doutrina completa. Não há falta de água.
31 70 palmeiras a igreja.
Chegaram a um lugar agradável Oásis (12 fontes e 70 palmeiras).
Acamparam junto às águas.
E continuaram a caminhada.
Se o homem nesta caminhada não encontrar o Oásis, ele não consegue concluir a jornada.
Espírito Santo
Lugar agradável Graça
Oásis Obra do Espírito.
Pai
Fontes Doutrina do Pai Revelações
12 fontes (doutrina dos apóstolos).
Jesus
Palmeiras Sombra e alimento igreja fiel.
E continuaram a caminhada É preciso chegar ao Oásis, para um encontro com a graça, o descanso, a sombra, o alimento, a água, enfim, com Jesus. E depois continuar o caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário