06 janeiro 2013

O Penhor da nossa Herança

 

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


O Penhor da nossa Herança

Posted: 20 Dec 2012 02:13 PM PST


" O PENHOR DA NOSSA HERANÇA"

TEXTO: EFÉSIOS.1:13b-14



INTRODUÇÃO:

O APOSTOLO PAULO NA CARTA AOS ÉFESIOS ( ATUAL TURQUIA ) RELATA A MAIOR EXPERIÊNCIA  QUE O HOMEM PODE TER NA VIDA, OU SEJA , QUE É O ENCONTRO COM O SALVADOR. E AGORA NA CONDIÇÃO DE FILHOS DE DEUS ATRAVÉS DO SENHOR JESUS TEMOS DIREITO  A UMA HERANÇA ETERNA.


DESENVOLVIMENTO:

1-TENDO CRIDO

Ø  A EXPERIÊNCIA DE SALVAÇÃO COM O SENHOR JESUS NOS TORNAMOS FILHOS DE DEUS ATRAVÉS DO NOVO NASCIMENTO ( MORTE E RESURREIÇÃO ). JO.3:1-8
Ø  CREMOS NO SENHOR JESUS RESSURRETO, PROFÉTICO QUE NOS CONCEDE O DIREITO A UMA HERANÇA ETERNA. JO.1:11 ; RM. 8:17
Ø  ONDE O HOMEM VIVENDO O PROJETO DE SALVAÇÃO DESFRUTARIA DE UMA HERANÇA.


2-FOSTES SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO  DA PROMESSA

Ø  O E.S. É O SELO QUE ESTÁ SOBRE A IGREJA. QUE É A IDENTIFICAÇÃO QUE PERTECEMOS A DEUS.

3-O QUAL É O PENHOR DA NOSSA HERANÇA

A PALAVRA  " PENHOR" É A TRADUÇÃO DA PALAVRA GREGA ARRABON, QUE SIGNIFICA TRÊS COISAS:

1ª – UMA GARANTIA

QUANDO ALGUÉM COMPRAVA UM ARTIGO, MAS AINDA NÃO TINHA TOMADO POSSE DELE, O ARTIGO ERA SELADO PARA MOSTRAR A QUEM PERTENCIA.ERA PROPRIEDADE DO COMPRADOR E NINGUÉM MAIS PODIA COMPRÁ-LO.
A IGREJA É PROPRIEDADE DO SENHOR, COMPRADA COM O PRECIOSO SANGUE DO CORDEIRO. UM DIA ELE VIRÁ BUSCÁ-LA. ENTRETANTO, O SENHOR SELA A IGREJA COM O E.S. PARA DECLARAR QUE ELA LHE  PERTENCE.

2ª- PRIMEIRA PRESTAÇÃO PAGA POR UM ARTIGO

ERA O DEPÓSITO DEIXADO  COMO A PRIMEIRA PRESTAÇÃO QUE GARANTIA QUE O RESTANTE SERIA PAGO.

A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DA IGREJA E AS OPERAÇÕES DELE SÃO A GARANTIA DE QUE A IGREJA  UM DIA  ESTARÁ NA ETERNIDADE COM O SENHOR JESUS.AS EXPERIÊNCIAS QUE A IGREJA TEM ATRAVÉS DO E.S. SÃO APENAS A PRIMEIRA PRESTAÇÃO ( COMEÇO)  DE TUDO QUE O SENHOR TEM PREPARADO PARA ELA.

3ª- ANEL NOIVADO

A IGREJA É A NOIVA DO SENHOR JESUS E O ESPIRITO SANTO É O ANEL DE NOIVADO QUE O SENHOR TEM DADO Á SUA IGREJA. A IGREJA SABE QUE PODE CONFIAR NO SEU AMADO, QUE ELE ESTÁ COMPROMETIDO COM ELA E SER-LHE-Á FIEL.

·         "... DA NOSSA HERANÇA..."

SÃO PARA TODOS AQUELES QUE ESTÃO INTEGRADOS AO CORPO DE CRISTO.
POR QUE O CORPO É INVOLUCRO DO MISTÉRIO. ONDE O SANGUE ( E.S. ) CIRCULA NO CORPO ( IGREJA ) PURIFICA E DÁ VIDA. OUTRO DETALHE IMPORTANTE QUE A CABEÇA ( O SENHOR JESUS) QUE COMANDA O CORPO ( A IGREJA ). DESSA FORMA QUE O HOMEM TOMA POSSE DA HERANÇA ETERNA.

·         REDENÇA DA POSSESSÃO DE DEUS

SOMOS POVO DE DEUS PORQUE UM ALTO PREÇO FOI PAGO PELO O SENHOR JESUS EM FAVOR DE NOSSAS VIDAS. 1PE.2:9-10
É MARAVILHOSO SABERMOS QUE SOMOS ALVOS DO GRANDE AMOR DEUS E DOS SEUS CUIDADOS.

·         PARA LOUVOR DA SUA GLÓRIA

A FINALIDADE PARA QUE O HOMEM FOI CRIADO. PARA EXPRESSAR AO CRIADOR UM PERFEITO LOUVOR. HB.13: 15
PORQUE O SENHOR É DIGNO DE TODO LOUVOR  E GLÓRIA. HÁ NO CORAÇÃO DO FIEL  A ETERNA GRATIDÃO PELA A SALVAÇÃO.

CONCLUSÃO:

DEUS TEM UMA HERANÇA ETERNA  PARA A VIDA DO HOMEM. SOMENTE CRENDO NO SACRIFÍCIO DO SENHOR JESUS COMO NOSSO ÚNICO SALVADOR. PASSAMOS A DESFRUTAR DE UMA HERANÇA ETERNA.

JOSENILSON FÉLIX

PALMEIRA DOS ÍNDIOS_AL



O Sentido do Natal Parte 1

Posted: 20 Dec 2012 12:13 AM PST


O SENTIDO DO NATAL 


Texto Fundamental: Malaquias 4.2
Objetivo: Mostrar alguns servos de Deus que conheciam as profecias sobre o nascimento de Jesus, o Salvador, não se esqueceram, guardaram tudo nos seus corações esperando este acontecimento.
As profecias sobre o Messias – o Senhor Jesus
Durante muitos séculos Deus anunciou que mandaria um Redentor. Muitos não deram ouvidos aos profetas enviados por Deus e preferiram seguir seus próprios caminhos. Desviaram-se do caminho do Senhor.

O silêncio profético

Maltrataram os profetas, ignoraram os avisos para que se arrependessem dos seus pecados e se voltassem para Deus, mesmo assim, o Profeta Malaquias, antes de se calarem as vozes dos profetas, anunciou a Palavra do Senhor:
"… mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas …" (Malaquias 4:2).

Chegou o tempo do cumprimento das profecias

Os ensinos sobre as promessas de Deus eram transmitidos pelos pais aos filhos. Enquanto alguns não prestaram atenção, outros eram fiéis e aguardavam a promessa da vinda do Messias e estavam atentos aos sinais, mesmo depois de 4 séculos de silêncio profético. Alguns deles:

Zacarias e Isabel

… Zacarias, cuja mulher era Isabel, "eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão (sem dar motivo para as pessoas chamarem a atenção dele) em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. (…) O anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, …" Lucas 1:5
Zacarias era sacerdote. Sabem o que era um Sacerdote? Era um servo que trabalhava no Templo e levava as ofertas ao altar de Deus.
Um dia, quando ele entrou no Templo, um anjo lhe apareceu e anunciou que ele e Isabel iriam ter um filho.
Zacarias questionou o anjo, porque ele e sua mulher eram idosos e ela não podia gerar filhos. Por causa disso, ficou mudo até o dia em que seu filho nasceu.
E quando ele nasceu Zacarias louvou a Deus e profetizou sobre o perdão dos pecados e da salvação em Jesus:
"Bendito o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo," (Lucas 1:68).
Alguma coisa muito importante esse filho iria fazer, porque um anjo veio anunciar o seu nascimento! (Lucas 1:13:17).
Quem seria esse filho? João Batista, que pregava no deserto da Judéia, usava roupas de pelo de camelo, com um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre e preparou o caminho do Senhor, que é Jesus (Mateus 3:1-6).

Maria

Lucas conta como Maria foi avisada de que seria a mãe do Salvador:
"… foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. (…)
'Disse-lhe então o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus; E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; …" (Lucas 1:26-32).
Maria respondeu: "… Eis aqui a serva do Senhor …". Depois foi visitar Isabel e cantou um cântico de louvor ao Senhor: "… A minha alma engrandece ao Senhor, …", baseado em textos do Velho Testamento.

José


Um servo do Senhor, obediente à Sua voz.
"… José (…) era justo (…). Em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados." (Mateus 1:19-21).
Ele obedeceu, recebeu Maria e adotou Jesus como filho.

Simeão

Lá no Templo os ricos levavam sacrifícios grandes, Deus aceitava, mas a nenhum rico Deus revelou o que revelou a um profeta chamado Simeão: "Simeão, o senhor não morrerá antes de ver o Cristo, o Senhor."
Naquele dia o Espírito disse a ele: "Vá ao Templo, que hoje os pais vão trazer o menino." Simeão foi e lá encontrou José, Maria e Jesus. Que alegria! Tomou Jesus no colo, louvou a Deus e disse: "Agora já posso partir, porque já vi a tua Salvação." E profetizou sobre Jesus (Lucas 2:25-35).

Ana

Também uma serva chamada Ana foi ao Templo e contemplou Simeão, o profeta, com Jesus no colo. Isto é um ensino muito importante para as crianças e os adolescentes: "… ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém." (Lucas 2:38).

Conclusão

Essas coisas aconteceram há aproximadamente dois mil anos atrás.
Quando Jesus subiu para as alturas, depois que ressuscitou, dois anjos disseram aos discípulos que acompanhavam Jesus, que ele vai voltar.
Assim como os servos no passado ouviram falar sobre o nascimento de Jesus, e guardaram nos seus corações, esperaram e viram esse acontecimento, hoje aguardamos a sua volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário