17 fevereiro 2013

A RESSURREIÇÃO DE CRISTO


"Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo"(Rm 10.9).
"Ora, se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus,  que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens"(1Co 15.12-19)
A IMPORTÂNCIA DA DOUTRINA DA RESSURREIÇÃO
É fundamental para a fé cristã, pois várias doutrinas bíblicas estão relacionadas com ela:
Divindade de Jesus
"declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, – Jesus Cristo, nosso Senhor"(Rm 1.4).
Justificação pela fé
"mas também por nós, a quem Deus creditará justiça, a nós, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor. Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação" (Rm 4.24-25).
A Santificação
"Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova" (Rm 6.4).
A vida eterna
"Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele"(1 Ts 4.14).
O juízo final
            "porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos"(At 17.31).
A ressurreição de Cristo cumpriu as profecias do A.T.
" Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja comovido; por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e ainda a minha carne há de repousar em esperança. Pois não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção.  Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; com a tua face me encherás de júbilo. Varões irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. Sendo, pois, ele profeta e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono, nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no Hades, nem a sua carne viu a corrupção. Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas" (At 2.25-32).
A ressurreição de Cristo é a garantia da nossa ressurreição
"Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem. Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo" (1 Co 15. 20-22).
A Ressurreição de Cristo é a fonte de poder a ser transmitida aos homens
" e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus, acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro"(Ef 1.19,20).
Ela marcará o fim de todas as coisas
"Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés" (1 Co 15.24,25).
CONCLUSÃO
O diabo possui em si o espírito da rebelião e do erro. Ele tem influenciado o mundo através dos tempos suscitando diversas religiões com seus líderes que todos estão mortos, para serem "caminhos alternativos" para a humanidade "alcançar salvação". Porém a Bíblia diz:
"Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte" (Pv 14.12).
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14.6).
Jesus Cristo é o único e suficiente Salvador da humanidade, sim Ele morreu, mas ressuscitou ao terceiro dia. Jesus é o Salvador vivo!
"Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Co 15.55,57).
Igreja do Evangelho Quadrangular Jardim Palmira
www.ieqpalmira.com.br
Pra. Márcia Dantas S. Cunha 
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário