17 fevereiro 2013

APEGA-TE, POIS, A DEUS...



APEGA-TE, POIS, A DEUS...

Jó 22: 21-25

"Apega-te, pois, a Deus, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem. Aceita, peço-te, a lei da sua boca, e põe as suas palavras no teu coração. Se te voltares para o Todo-Poderoso, serás edificado; se lançares a iniqüidade longe da tua tenda, e deitares o teu tesouro no pó, e o ouro de Ofir entre as pedras dos ribeiros, então o Todo-Poderoso será o teu tesouro, e a tua prata preciosa".


INTRODUÇÃO

Jó foi um homem que viveu uma das mais amargas experiências que um homem poderia viver. Ele era um homem rico e respeitado por todos na sua cidade, que gozava de plena saúde e que tinha uma família bem estruturada. Mas um dia, repentinamente, tudo mudou na vida de Jó. Seus bens foram saqueados e destruídos, seus filhos morreram no desabamento da casa onde estavam e uma enfermidade terrível encheu o corpo de Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça.

Por um longo período Jó sofreu coisas inimagináveis; sua vida aparentemente havia perdido o sentido, no entanto, o Senhor estava trabalhando no seu coração, no seu interior, revelando o verdadeiro sentido da vida e ensinando-o aquilo que realmente é mais importante na existência de todo homem.


DESENVOLVIMENTO

            Nos versos acima, Jó traduz a suma da sua experiência e as conclusões a que chegou, em meio às suas provações. Ele escreve o que se segue, aconselhando seus ouvintes:

·         Apega-te, pois, a Deus, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem – O homem não foi criado para viver separado nem distante de Deus, mas para estar na sua presença e apegado a Ele. O pecado separou o homem de Deus, fazendo com que todo o mal viesse sobre sua vida, inclusive a morte. Mas Deus enviou o seu Filho Unigênito, o Senhor Jesus, para morrer no lugar do homem e desfazer toda a inimizade e separação existentes. Através da Obra Redentora realizada por Jesus, todos podem se aproximar e se apegar a Deus, trazendo todo o bem (as bênçãos do Senhor) sobre suas vidas.

·         Aceita, peço-te, a lei da sua boca, e põe as suas palavras no teu coração – Para que tudo que foi mencionado acima se cumpra na vida de qualquer pessoa, ela precisa aceitar a Palavra do Senhor e a sua Lei (sua vontade) no seu coração, através da fé no senhor Jesus.

·         Se te voltares para o Todo-Poderoso, serás edificado – O pecado trouxe a ruína e a destruição sobre a vida do homem. Toda sorte de miséria se abateu sobre ele por ter se afastado do Senhor. Sua vida espiritual foi destruída, sua saúde foi afetada, sua família foi atingida, todas as áreas da sua vida foram seriamente danificadas por causa do pecado. Mas se o homem se voltar para o seu Criador, se ele buscar a sua face e a sua presença, Ele virá morar no seu coração e tudo se transformará. O Espírito Santo começará a restaurar todas as coisas e edificará a vida do homem novamente. A vida espiritual será restaurada, sua saúde, sua família, seus sentimentos, tudo será tocado e trabalhado pelo Espírito do Senhor.

·         Se lançares a iniqüidade longe da tua tenda – Quando isso acontece, uma nova vida passa a existir no interior do homem. A partir daí ele precisará lançar todo o pecado para longe. As coisas antigas passaram, o modo de viver, os costumes, os vícios, etc. precisam ser abandonados, para que a Obra do Senhor se processe dia após dia, e a nova vida, dada pelo Espírito Santo, vá assumindo o controle de tudo.

·         E deitares o teu tesouro no pó, e o ouro de Ofir entre as pedras dos ribeiros – O homem natural tem os seus tesouros e os seus valores nesta vida, mas para alcançar o verdadeiro tesouro, ele precisa reputar essas coisas como perda, como fez o apóstolo Paulo, e adquirir a verdadeira riqueza, que é a salvação. O que ele tem de mais precioso – o ouro de Ofir - é a sua própria vida, e ela precisa ser entregue ao Espírito Santo, para ser moldada e alcançar assim o seu verdadeiro sentido e valor.


CONCLUSÃO

·         Então o Todo-Poderoso será o teu tesouro, e a tua prata preciosa – As coisas desta vida não satisfazem a alma humana. A bênção do Senhor é que enriquece e não acrescenta dores. O verdadeiro tesouro é ter o Senhor Jesus no coração, pois Ele é a prata preciosa, a nossa eterna Salvação. Só a presença do Senhor dá ao homem a verdadeira paz e sentido de viver. As coisas que o mundo inteiro pode oferecer, não se comparam à riqueza do conhecimento revelado no Senhor Jesus. 
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário