18 fevereiro 2013

ELISEU E A SUNAMITA



ELISEU E A SUNAMITA


II Reis 4: 8-11

INTRODUÇÃO

            Esta mensagem pode ser transmitida com caráter de evangelização, e nela podemos observar o seguinte:

·         A Sunamita (mulher rica) – Tipifica uma igreja rica, porque tem os dons espirituais, a revelação e a bênção do Espírito.
·         Eliseu – O homem que peregrina, que passa sem provar o pão, porque não tem quem o constranja (convide) a isso.
·         O marido – Tipo do Espírito Santo, a quem a igreja (mulher rica) intercede pela vida do peregrino.                                  

DESENVOLVIMENTO

Verso 8 - Eliseu desce a Suném e é constrangido a comer pão na casa da mulher rica.

            Muitas pessoas passam por essa vida sem provar sequer um pouco do "pão", que é o Senhor Jesus e a sua Palavra. Isso ocorre porque não há quem os constranja, quem os convide. Mas a igreja que tem a bênção do Senhor, e que é rica por isso, deve se esforçar por deter os que a visitam, a fim de que se alimentem do "Pão Vivo" que desceu do céu e tenham vida eterna. A igreja nesta hora deve dar uma assistência tal, que o visitante sinta o desejo de voltar e se alimentar mais do Senhor Jesus.

Verso 9 – A sunamita fala ao seu marido sobre o santo homem de Deus.

            É um dever da igreja interceder pela vida do visitante, pois ele é um escolhido (separado), e vocacionado para a salvação em Jesus. A Palavra diz que a vontade de Deus é todos sejam salvos pelo arrependimento dos seus pecados. A igreja deve entender isso, e tomar providências para que o desejo do Senhor se cumpra na vida do visitante.

Verso 10 – A sunamita diz a seu marido: façamos um pequeno quarto em cima, obra de pedreiro.

            O visitante deve ser acolhido pela igreja com toda a atenção, mas esta atenção deve ser equilibrada e com simplicidade (sem dar muito espaço). Os servos devem ter sabedoria na assistência, sem exagerar nos cumprimentos mas agindo com naturalidade, mantendo o tratamento que será dado todas as vezes que o visitante chegar na igreja.
            A obra de pedreiro é o tipo de trabalho que começa pela base, pela fundação. Isso fala da Obra de edificação realizada na vida da pessoa, a partir do momento em que ela entra na igreja pela primeira vez.
            O quarto a ser edificado ficava num lugar elevado, mostrando que a Obra é espiritual e tem como objetivo aproximar a pessoa do Senhor, através da santificação de sua vida. O trabalho começa com a colocação do fundamento, que é o entendimento de corpo, clamor pelo sangue de Jesus, consulta à Palavra e outras doutrinas básicas da Obra do Senhor. Depois vem o levantamento das paredes, da estrutura do edifício, que representa o amadurecimento, o conhecimento da Palavra, as primeiras experiências com o Senhor etc. Por fim vem a colocação do telhado, que é a consolidação da Obra, o momento em ela pode ser usada para o fim a que se destina. Esta é a fase da instrumentalidade e do serviço ao Senhor.
            Depois que o quarto estava pronto, algumas coisas necessárias foram colocadas no seu interior. Estas coisas falam daquilo que deve ser colocado no coração daqueles que se achegam à igreja para se alimentar. São elas: uma cama, uma mesa, cadeiras e um candeeiro.
            Também é função da igreja ajudar para que estas coisas estejam sendo criadas na vida do novo convertido, para que o seu crescimento seja normal:
           
·         A cama – fala do descanso, da confiança no Senhor;
·         A mesa – fala da comunhão com o Senhor Jesus;
·         As cadeiras – falam daquilo que conduz à comunhão, como a oração, o jejum, as madrugadas);
·         O candeeiro – aquilo que fornece luz, a revelação, a presença do Espírito, o batismo com o Espírito Santo, os dons espirituais.

            A obra do pedreiro é uma obra simples, realizada por um homem simples que trabalha com as mãos (ministérios). É uma obra de equilíbrio e retidão, de prumo e de esquadro, cuja referência é a "Pedra Principal de Esquina", que o Senhor Jesus.

CONCLUSÃO

Verso 11 – Eliseu se retira para o quarto e se deita ali.

            O homem definido na Obra sabe qual é o Caminho a seguir. Ele sempre volta para a igreja, pois sabe que ali será bem recebido e terá um lugar para descansar das lutas desta vida. 
-->-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário