22 fevereiro 2013

O SEPULTAMENTO DE SAUL



O SEPULTAMENTO DE SAUL
II Samuel 2: 5-7


     Saul havia reinado quarenta anos em Israel e durante quase todo esse tempo, agiu de acordo com sua vontade, fazendo com que tudo girasse em torno de si. Ele não admitia ser contrariado e se preocupava muito com alguém que pudesse tomar o seu lugar. O fato que mais trouxe dificuldade para o reino de Saul foi a sua desobediência às revelações do Senhor, por isso ele acabou sendo rejeitado, e Davi foi ungido rei em seu lugar.
     Após a morte de Samuel, Saul se sentiu desorientado e oprimido, e quando estava para travar uma grande batalha contra os filisteus, procurou a pitonisa de Endor para consultá-la. Essa sua atitude foi o limite dos seus desacertos, e ele e seus três filhos terminaram sendo mortos na peleja contra os filisteus, no monte Gilboa.
    A morte de Saul foi grandemente comemorada pelos filisteus, que cortaram sua cabeça e  penduraram seu corpo no muro de Bete-Sã, para servir de escárnio a todos que por ali passassem.
   Diante desta situação de humilhação para todo Israel, os habitantes de Jabes-Gileade, ouvindo o que os filisteus fizeram a Saul, todos os homens valentes, se levantaram e vieram, caminhando toda a noite, tiraram o corpo de Saul e de seus filhos, os queimaram, sepultaram seus ossos debaixo dum arvoredo em Jabes e depois jejuaram sete dias.

   Depois da morte de Saul, Davi passou a reinar em Israel, e a primeira coisa que fez foi enviar mensageiros aos homens de Jabes-Gileade, dizendo: "Benditos do SENHOR sejais vós, por esta humanidade para com vosso senhor, para com Saul, pois o sepultastes! Agora, pois, o SENHOR use convosco de misericórdia e fidelidade; eu vos recompensarei este bem que fizestes. Agora, pois, sejam fortes as vossas mãos, e sede valentes, pois Saul, vosso senhor, é morto, e os da casa de Judá me ungiram rei sobre si".

   Saul tipifica a religião, com sua aparência exterior (sua altura que se destacava), com suas atitudes egocêntricas, sua auto-suficiência, sua desobediência e tantas outras características próprias da religião criada pelo homem.

   Davi é tipo da Obra do Senhor, ele era homem segundo o coração de Deus, que fazia toda a sua vontade. Davi era um homem humilde, confiante no Senhor e obediente às sua revelações. Por isso reinou em Israel e teve seu reino confirmado pelo Senhor.

   O reino de Davi tipifica o reino do Senhor Jesus nas nossas vidas, e para que Jesus reine em nossos corações, a religião (nosso antigo senhor) tem que morrer, sua cabeça cortada (sua mentalidade) e seu corpo queimado e sepultado. Enquanto a religião permanecer viva em nós e sua mentalidade governando, Jesus não reinará absoluto nos nossos corações, nem revelará a sua Obra.

   Nós só seremos Benditos do Senhor, quando rompermos com as coisas da religião e do velho homem. As beneficências do Senhor e sua fidelidade só nos serão concedidas após o sepultamento do Saul que há dentro de cada um de nós. A partir daí o Senhor nos ensinará a andar na força do seu poder, tornando-nos valentes nele, aptos para toda boa obra (Ef 2: 10). 

   Davi só reinou com a morte e o sepultamento de Saul. Jesus só reinará nas nossas vidas se sepultarmos a religião e a sua mentalidade que nos oprime e impede a bênção do Senhor.  
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário