18 fevereiro 2013

Os Atributos de Deus


Os Atributos de Deus


 SALMO 139

AFIRMAÇÃO
DEUS SEMPRE DESEJOU SE REVELAR AO HOMEM PARA TORNAR CONHECIDOS OS SEUS ATRIBUTOS COMO DEUS: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE.

ATIVIDADE:
NO SALMO 139, É POSSÍVEL IDENTIFICAR OS ATRIBUTOS CITADOS NA AFIRMAÇÃO ACIMA?

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

SIGNIFICADO DE:
            Onipotente: o único que possui todo o poder;
            Onipresente: o único que está presente ao mesmo tempo em todo o lugar;
            Onisciente: o único que conhece todas as coisas.
            Atributo: qualidade, característica, predicado, propriedade (aquilo que é próprio de Deus)

INTRODUÇÃO
Desde a criação do mundo a Biblia sempre apresentou Deus manifestando Seus atributos como Deus Onipotente, Onipresente e Onisciente. Podemos ver em vários textos do Velho Testamento esses três atributos de Deus manifestados de forma visível, material e física. Todos esses atributos estão ligados aos demais atributos de Deus de forma invisível que são bondade, fidelidade, justiça, amor, longanimidade, etc.
Todo o Salmo 139 manifesta de forma bem clara os três atributos de Deus ao longo de seus 24 versículos, às vezes se refere até mesmo a mais de um deles simultaneamente.
Estes atributos de Deus encontrado no Salmo 139, falam profeticamente da maneira que Deus usou para manifestar o Seu poder, a Sua presença e o Seu conhecimento de tods as coisas no meio de seus servos de forma constante. Isso apontaprofericamente para o Senhor Jesus em quem se cumpriram tudos esses atributos de Deus e Jesus os manifestou ao mundo através de Seu Espirito Santo. Deus fez isso quando enviou o Senhor Jesus para habitar na vida do homem através do Espírito Santo. (João 14:23).

I - ATIVIDADE:
NO SALMO 139, É POSSÍVEL IDENTIFICAR OS ATRIBUTOS CITADOS NA AFIRMAÇÃO ACIMA?

RESPOSTA: Sim, é possível.
ONISCIENCA – VERSOS 1-16
ONIPRESENÇA – VERSOS 7-13
ONIPOTÊNCIA – VERSOS 13-16 e 24

DEUS ONIPOTENTE 
Verso 6 – "Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir." Tamanho poder é inatingível para o homem, e os servos não estão como os que buscam poder, mas estão como o salmista, se maravilhando em contemplar o poder do Senhor em suas vidas. Apenas o servo alcança esse entendimento, de que é pequeno comparado ao poder do seu Senhor, mas está maravilhado em testemunhar dos grandes feitos deste Deus Onipotente em sua vida.

Versos 8 a 12 "Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;"
Independente das circunstâncias que vive o servo, Deus será presente. Ele guia e sustém os seus amados pelo seu poder. Nada resiste a sua onipotência

EXPRESSÕES DO DEUS ONIPOTENTE
Slm 139:13  Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe.
Slm 139:15  Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
Slm 139:16  Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.

Verso 14 "Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem."
Poder infinito a nós revelado em seu filho, único filho, mas que veio para vencer a morte, e a nossa alma sabe quão grandioso é esse poder, pois fomos livrados de um alto jugo. Nossa alma sabe bem de onde saiu e para onde está indo, para a Vida Eterna ao lado do SENHOR. 

Verso 24 – "E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno."
O poder de Deus é infinito para guiar o homem à eternidade.

DEUS ONIPRESENTE
Verso 3 "Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos." Onisciência também é manifesta: "conheces todos os meus caminhos", porém "cercas o meu andar, e o meu deitar" nos revela este Deus Onipresente. Por onde quer que formos no findar do dia ao deitar, ao amanhecer no levantar e andar, Ele está com a sua presença ao nosso redor, cercando com o seu grande amor.

Verso 5 "Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão."
A mão que livra, que luta por nós, que permanece estendida para nos abençoar, cercando por "detrás", ontem, e "por diante" hoje e amanhã. O Deus Onipresente sempre estará com os seus eternamente.

Verso 7 "Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?"
O salmista reconhecendo a onipresença de Deus.
Verso 8 – "Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também;"
Verso 10 – "até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá".

Verso 18 "... quando acordo ainda estou contigo."

A ONIPRESENÇA DE DEUS EM JESUS
Verso 5 - Jesus é para nós a presença de um Deus que nos cercou do esplendor de Sua glória. Isso está sempre ao nosso redor quando Ele se faz presente em nossa vida. Sua presença conosco foi como o toque de uma mão sobre nós.
Verso 6 - Esse conhecimento para nós é maravilhoso em extremo, porque Deus se dá a conhecer em Jesus através das maravilhas que opera em nós. É tão alto, porque vem do alto, é dom de Deus e isso não podemos alcançar por nós próprios.
Verso 7 - Deus pelo Seu Espírito Santo nos alcança de longe, porque nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus. A Sua face está voltada sempre para nós, pois ela nos traz vida, pois nos diz em Isaias 45:22 "Olhai para mim e seis salvos...".
Verso 8 – Subir aos céus: salvação eterna. Fazer minha cama no Seol: opção do homem pelo pecado e queda na condenação eterna. Eis que tu ali estás também: limite do projeto de salvação de Deus, que é tirar o homem da condenação do pecado e conduzi-lo para a salvação eterna com Deus nos céu.
Verso 9 – As asas da alva: a opção pelo caminho da salvação. As estremidades do mar: a opção pelo abismo da perdição.
Verso 10 - Até ali a tua mão me guiará: Jesus é a prova de que Deus estendeu-nos a sua mão para alcançarmos o Caminho da salvação. Até ali a tua dextra (mão direita) me susterá: o Espirito Santo conosco é para nós a garantia de estarmos sustentados no caminho. Enquanto o Senhor Jesus à dextra do Pai, também intercede pos nós, o Seu Espírito Santo que ele enviou permanece conosco aqui no mundo todos os dias sustentando nossa vida para andarmos no Caminho.


DEUS ONISCIENTE
Versos 1 e 2 "SENHOR, tu me sondaste e me conheces".
Verso 2: "Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento." 
Só mesmo o nosso Criador pode ao longe entender o nosso pensamento. Se uma mãe perto pode nos entender e conhecer, quanto mais o Deus onisciente que não só está perto, como está em nós.

Verso 4: ""Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces." Desde antes de sermos formados, tudo estava no conhecimento do SENHOR".

Verso 6: "Tal ciência é para mim maravilhosíssima";

Verso 16 "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia."
Olhos de um Deus que tudo sabe. Na sua Palavra está à prova que antes de tudo Ele já sabia da formação dos seus.
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário