18 fevereiro 2013

PROFETA JEREMIAS

  

O PROFETA JEREMIAS

Jeremias, cujo nome significa "O Senhor estabelece" nasceu por volta de 647 a.C. na cidade de Anatote e era filho do sacerdote Hilquias (Jr 1.1). Como filho de sacerdote, Jeremias recebeu de seu pai uma educação centralizada em uma vida de comunhão e dedicação a Deus, e pôde aprender, desde a infância, sobre o dever de amar, temer e servir a Deus. Além disso, ele foi contemporâneo do rei Josias (Jr 1.2), o que nos leva a crer que ele também foi influenciado com a reforma e o avivamento espiritual que ocorreu com a nação, durante o reinado de Josias (II Cr 34).
Jeremias foi escolhido por Deus para o ministério profético, antes mesmo do seu nascimento: "Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta" (Jr 1.4,5); e foi chamado para o ministério profético no décimo terceiro ano do reinado de Josias (Jr 1.2). Porém, sentiu-se receoso e tentou esquivar-se da missão (1.6). Porém o Senhor lhe disse: "Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, dirás" (Jr 1.7). O Senhor, então, lhe fez algumas promessas:

"Não temas diante deles; porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor" (Jr 1.8). Não sabemos, exatamente, os motivos do temor e preocupação de Jeremias. Talvez, por ser ainda jovem, temesse a rejeição ou incredulidade do povo quanto a sua mensagem; ou até mesmo algum tipo de perseguição. Mas, Deus lhe mostrou que não existiam motivos para temores, pois o Senhor seria com ele, para livrá-lo.
"Eis que ponho as minhas palavras na tua boca" (Jr 1.9). Jeremias não tinha motivos pra se preocupar com o que dizer ao povo, pois, o próprio Deus se encarregou de colocar as Suas palavras em sua boca. Na verdade, o verdadeiro profeta é aquele transmite a palavra de Deus ao povo, ou seja, que fala em nome de Deus.

"… eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la" (Jr 1.12). O cumprimento das profecias também não deveriam ser motivos de temor ou de preocupação do profeta, pois, Aquele que o chamou, é fiel e poderoso para cumprir com a Sua palavra; por isso, o próprio Deus lembrou a Jeremias a sua fidelidade.

A POSTURA PROFÉTICA DE JEREMIAS

Jeremias viveu em um período de declínio e queda do reino de Judá. Ele recebeu, da parte de Deus, a difícil tarefa de advertir a nação sobre a invasão de uma nação estrangeira e, consequentemente, a destruição de Jerusalém. Os falsos profetas, porém, anunciavam exatamente o contrário da predição de Jeremias, pois, segundo eles, haveria paz na nação (Jr 23.17). No entanto, a exatidão das palavras de Jeremias eram tão grandes que os seus compatriotas sentiam que, de algum modo, ele era responsável pelos acontecimentos adversos. Por isso, ele foi rejeitado, perseguido, preso e lançado em uma cisterna, como se fosse um malfeitor.
Rejeitado por sua família. Jeremias foi advertido pelo Senhor a não confiar nem mesmo em sua família, pois eles mesmos, eram contra ele: "Porque até os teus irmãos, e a casa de teu pai, eles próprios se hão deslealmente contigo; eles mesmos clamam após ti em altas vozes. Não te fies neles ainda que te digam coisas boas" (Jr 12.6).
Rejeitado pelos sacerdotes. Pasur, Filho de Imer, o sacerdote, que havia sido nomeado presidente na casa do Senhor, quando ouviu Jeremias profetizando, feriu a Jeremias e o colocou no cepo: "E feriu Pasur ao profeta Jeremias, e o meteu no cepo que está na porta superior de Benjamim, a qual está na casa do Senhor" (Jr 20.2). ele foi rejeitado não apenas pela sua família, os seus vizinhos e os sacerdotes, mas todo o povo. Jeremias acabou de dizer tudo quanto o Senhor lhe tinha ordenado que dissesse a todo o povo, os sacerdotes, e os profetas, o pegaram e todo o povo, dizendo: Certamente, morrerás. Porque profetizaste no nome do Senhor, dizendo: Será como Siló esta casa , e esta cidade será assolada, de sorte que fiquem sem moradores? "E ajuntou-se todo o povo contra Jeremias, na casa do Senhor" (Jr 26. 8,9). E Lançaram na prisão e, posteriormente, em uma cisterna por falar em nome de Deus. Os líderes de Judá, ao invés de darem ouvidos as palavras de Deus, por intermédio de Jeremias, preferiram açoita-lo e prendê-lo. Mas, nem mesmo a prisão pôde impedir que Jeremias cumprisse a sua missão. Apesar de toda perseguição e sofrimentos, Jeremias nunca se esquivou do  que recebera do Senhor. Nem mesmo os açoites, prisões e ameaças de morte ele permaneceu na sua fidelidade com o Senhor ele tinha consciência de sua missão. Por isso, serviu ao Senhor, com grande zelo, até o fim de sua vida.

CONCLUSÃO

Profetizar nos dias de Jeremias não era uma tarefa fácil. O povo havia se rebelado contra Deus e, por isso, não reconheceu seu mensageiro. Lamentavelmente, Jeremias foi desacreditado, rejeitado e considerado um traidor, por aconselhar a submissão da nação à Babilônia. Ao que tudo indica, ele não viu sequer uma única pessoa converter-se do seu pecado, ao longo do seu ministério de mais de quarenta anos; porém, depois de sua mensagem e julgamento serem cumpridos na íntegra, o povo o reconheceu como um verdadeiro profeta do Senhor, embora que isto tenha ocorrido tarde demais.

Por Nildo Oliveira em Palavra Revelada  
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário