27 fevereiro 2013

RABI, ONDE ASSISTES?



RABI, ONDE ASSISTES?

João 1: 35-40

No dia seguinte, após o batismo de Jesus, João estava com André e outro discípulo seu, e vendo Jesus passar, disse: "Eis o Cordeiro de Deus". Aqueles discípulos, aparentemente, não se encontravam juntos de João na ocasião em que ele batizou Jesus, e ao ouvirem estas palavras, começaram a seguir ao Senhor.

Quando Jesus percebeu que eles o seguiam, voltou-se e perguntou-lhes: "Que buscais?". E eles responderam: "Rabi, onde assistes?". Então Jesus disse: "Vinde, e vede". Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando, e ficaram com Ele aquele dia, sendo mais ou menos quatro horas da tarde.

Quando os fariseus enviaram espias para interrogar João Batista, perguntaram: "Quem és tu?" Ele confessou e não negou: "Eu não sou o Cristo". Então lhe perguntaram: "Quem és, pois?" Então respondeu: "Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor". Os mensageiros dos fariseus lhe disseram: "Então por que batizas, se não és o Cristo?" Respondeu-lhes João: "Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis, o qual vem após mim, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias".  Ele também disse: "Importa que eu diminua e que Ele cresça".

Estas palavras de João Batista mostram claramente a diferença entre ele e o Senhor Jesus. Ele declarou aos fariseus que não era a "Obra" verdadeira e definitiva, pois a Obra é Jesus. Mesmo assim, muitos discípulos se agregaram a ele e o seguiram. Até o dia em que Jesus passou e João o apontou a seus discípulos, que o deixaram e passaram a seguir ao Senhor, que era maior do que João.

Talvez aqueles discípulos até seguiram a Jesus por mera curiosidade; para ver onde Ele morava e o que tinha a dizer e ensinar. Mas quando conheceram a casa de Jesus, ouviram a sua Palavra maravilhosa e conheceram a intimidade do Senhor, então não o deixaram mais, e se tornaram seus discípulos. Eles entenderam que o ministério de João foi um ponto de partida no seu relacionamento com Deus e no conhecimento da Verdade, que é o Senhor Jesus.

Muitas vezes Deus permite que comecemos os nossos passos em sua direção, em um lugar onde se canta louvores e onde ouvimos falar no seu Nome. Neste lugar aprendemos alguma coisa sobre Deus e passamos a ter consciência da sua existência, no entanto não experimentamos uma verdadeira experiência com Jesus Revelado.

Até que um dia alguém nos fala da Obra e por curiosidade ou até mesmo por uma necessidade, vamos à igreja e conhecemos a casa de Jesus; ouvimos a sua Palavra Revelada e passamos a contemplar, através do Espírito Santo, a intimidade do Senhor. No culto o Senhor passa a falar das coisas ocultas do nosso coração, através dos dons espirituais, e somos movidos pelo Espírito Santo a permanecermos ao lado do Senhor. A partir daí, deixamos o lugar onde estávamos, porque ouvimos a voz do Senhor Jesus a nos chamar, e nos tornamos seus discípulos.
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário