18 fevereiro 2013

SENHOR, LEMBRA-TE DE MIM...

  



SENHOR, LEMBRA-TE DE MIM...

Lucas 23: 39-43


INTRODUÇÃO

 Os estudiosos do gênero humano costumam dividi-lo em vários grupos, de acordo com aquilo que estão estudando (Etnia, raça, língua, religião, etc.). Mas Deus, quando olha para a humanidade, distingue apenas dois grupos: Os que estão à direita e os que estão à esquerda da cruz.


DESENVOLVIMENTO

 Quando o Senhor Jesus foi crucificado, com ele foram crucificados dois malfeitores, um à sua direita e outro à sua esquerda. Esses dois homens representam estes dois grupos de pessoas reconhecidas por Deus. Quando olhamos para suas atitudes, ali crucificados ao lado do Salvador, percebemos que eles representam toda a humanidade. As reações das pessoas hoje em dia, diante da morte do Senhor Jesus, são as mesmas daqueles dois ladrões.

 Eles estavam a poucos instantes de suas mortes, vivendo seus últimos momentos, e a atitude que cada um deles assumiu foi decisiva para o seu futuro eterno. O que aconteceu ali, o que eles disseram e a forma como encararam a sua situação e a pessoa do Senhor Jesus, que estava do seu lado, teve importância fundamental na definição de suas vidas após suas mortes.


·         Pontos comuns, a serem observados nos dois ladrões:

o   Ambos eram malfeitores – pecadores;
o   Estavam debaixo de condenação de morte por causa de seus atos;
o   Foram crucificados ao lado de Jesus, a uma mesma distância – tiveram a mesma oportunidade de conhece-lo.

·         Posição assumida pelo primeiro ladrão:

o   Foi influenciado pelo espírito que dominava a multidão, tornando-se mais um zombador;
o   Deixou-se levar pela aparência do Senhor Jesus e o desprezou;
o   Colocou em dúvida o fato de Jesus ser o Cristo – Ungido – e impôs uma condição para aceitá-lo como tal.  Quando isso aconteceu, Jesus não lhe disse nada;
o   Pediu para escapar da morte, para continuar sua vida de crimes,
o   Não reconheceu nem se arrependeu de sua culpa e de seus pecados;
o   Não temeu a condenação nem o juízo que estava sobre sua vida;
o   Morreu sem salvação, tornando-se o representante da maioria das pessoas, que, como ele, continuam hoje em dia a desprezar o Salvador.

·         Posição assumida pelo segundo ladrão:

o   Não aceitou a posição do seu companheiro, e passou a repreendê-lo por suas blasfêmias contra Jesus;
o   Reconheceu sua culpa e seus pecados, e se humilhou diante do Senhor Jesus.
o   Não pediu para escapar da morte, mas creu que Jesus poderia lhe conceder a vida eterna;
o   Não olhou para a aparência do Senhor Jesus – que ali estava na mesma situação de condenação que eles – mas, pelo Espírito Santo, alcançou a revelação de que Jesus era Senhor, Salvador e Rei;
o   Suplicou o perdão dos seus pecados, e pela fé pediu que o Senhor o salvasse, levando-o para o Paraíso;
o   Alcançou a Vida Eterna sem a prática das "boas obras", porque creu sinceramente no sacrifício do Senhor Jesus. Com isso, ele tornou-se o representante da minoria dos salvos que herdará o Reino dos Céus.


CONCLUSÃO

 Diante do exposto aqui, cabe a cada um de nós, examinar a si mesmo e descobrir em qual destes dois grupos está incluído. A oportunidade de conhecer Jesus e aceitá-lo como Senhor, Salvador e Rei, continua a mesma. Aqueles que se encontram do lado da maioria, podem hoje mesmo, passar a fazer parte da minoria que vai estar com Jesus no seu Reino.

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário