13 março 2013

As Sementes em Ervas Daninhas



"Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera." (Mateus 13:22)

Quando Jesus falou da semente que é semeada entre espinhos, Ele estava falando sobre os plantios que são cobertos mato. Eram mais de 2.000 tipos de ervas daninhas na antiga Israel - ervas que impediam o crescimento de uma semente. Sementes plantadas naquele solo estariam em constante batalha para crescer. O problema com a erva daninha é que ela não tem um efeito imediato. É lento e gradual. Está em contraste com a semente lançada em solo rochoso, a qual é atirada para cima e em seguida se espalha pelo chão. A semente lançada entre ervas daninhas é mais difícil de identificar.

Uma pessoa pode dizer: "Eu sou um cristão" e, talvez, até vejamos algumas mudanças em sua vida. Vai parecer que essa pessoa está firme. Mas, com o passar do tempo, lentamente, começam a acontecer coisas que a fazem afastar-se do Caminho. Como Jesus disse, "[...] a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera" (Mateus 13:22). Esse fenômeno não acontece do dia para a noite e tais pessoas não abandonam sua fé instantaneamente. É algo que acontece gradativamente num longo espaço de tempo.

Pouco a pouco, as coisas materiais tornam-se mais importantes do que as coisas espirituais. Com o passar do tempo, os filmes tornam-se mais importantes do que a igreja; festas tornam-se mais importantes do que a oração; coisas terrenas tornam-se mais importantes do que os tesouros do céu. E, lentamente, as ervas daninhas as sufocam. Tais pessoas não são verdadeiramente convertidas. Elas apenas parecem ser. E, nesses casos, essas pessoas sempre acabam retornando para sua antiga vida depois de algum tempo.

- Então, como podemos saber se houve conversão verdadeira?
Pelo tempo. Somente o tempo vai dizer. Somente o tempo vai mostrar os resultados visíveis em suas vidas, os chamados frutos do espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário