26 março 2013

Certeza da Salvação






Certeza da Salvação


"Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus." (1 João 5:13)

Há uma polêmica teológica antiga (aliás muito antiga) sobre a perda da salvação. A pergunta "uma vez salvo, salvo para sempre?" tem atormentado teólogos e estudiosos por séculos. Claro, alguns não perdem o sono com isso mas outros fazem um cavalo de batalha por ele. Eu quero focar nossa meditação em um foco periférico, ainda que bastante relevante.

Este versículo que acabamos de ler nos ensina que podemos saber que temos a vida eterna. Ao ler este versículo e associá-lo com Romanos 8:16, entendo que existe aqui uma realidade espiritual. Deixando de lado a polêmica acalorada da perda ou não da salvação, estes dois versículos nos ajudam a entender que podemos ter certeza da vida eterna, o que para mim basta. Me permita explicar.

Se pensarmos em um líder (pastor, padre, missionário, ...) que abandonou a fé e caiu nas drogas, na prostituição ou na feitiçaria (ou em todos) dificilmente não se ouve a pergunta "mas ele nunca foi convertido ou perdeu a salvação?". Sinceramente... Tanto faz.

Se colocarmos em dúvida se nossa liderança é convertida, ficaremos o tempo todo de sobreaviso esperando o mínimo deslize mais sério para levantar o dedo em riste e dizer "eu sabia!". Isso vai sabotar a unidade da igreja e será danoso para todos, indistintamente. Se por outro lado pensarmos que ele era salvo mas decidiu abandonar, colocamos em dúvida se amanhã outro de nossos líderes não passará por isso, e, consequentemente, lá vem o dedão levantado de novo e o "eu sabia" vai fazer eco outra vez.

O que precisamos focar, com objetividade e seriedade, é que a Palavra de Deus nos ensina, sem muita margem para duvidar, que se perseverarmos até o fim receberemos a coroa da vida, que aquele que não se corrompe é galardoado, que ao vencedor há uma linha de chegada reservada. Isso me basta e deve bastar a você também. Conserve sua fé, ande em santidade, busque a Deus incessantemente, ore e medite na Palavra. A vitória está reservada e garantida, o resto não importa.

Onde há certeza e convicção não cabe dúvida. Para mim basta.

"Senhor, ajuda-me viver de modo digno de Ti, andando como vitorioso mas em humildade, com total convicção de quem sou no Teu Reino. Obrigado por me escolher, me chamar e me capacitar."

Mário Fernandez





Nenhum comentário:

Postar um comentário