07 março 2013

Retorno para Deus.


retornoTexto: Jeremias 3:22
Introdução: O pecado é andar por caminhos tortuosos.
Esquecer o Senhor nosso Deus é o inicio de todo pecado.
Por causa do pecado nos envolvemos em dificuldades.
A promessa para os que retornam para Deus é: Deus sarará sua rebelião por sua misericórdia que perdoa, sua paz que acalma e sua graça que renova.
É muito triste saber que poucos veem o pecado como ele realmente é: um engano.
A maioria das pessoas não consegue ver, até que se encontram destruídas pelo pecado que perseguiram.
Como deve começar o retorno para Deus.

I. Com um verdadeiro arrependimento.

1 Pedro 2:25  “Porque éreis desgarrados, como ovelhas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas”.
A) Aqui está o pecado do homem: ele se desgarra e isto acontece por sua própria escolha ou vontade. Consequência: Sua derrota
B) Ele se afasta do aprisco do Pastor e do rebanho, e, assim, se expõe a perigos  incontáveis.
C) Mas, quando reconhecemos que por “Sua chaga fomos sarados” V.24, experimentamos esse arrependimento que nos leva de volta a Ele.

II. Promessas quando o retorno é genuíno.

Joel 2:13 “E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal”.
A) Se estamos em comunhão com Deus a esperança nunca nos abandona.
B) Ainda que nas circunstâncias mais extremas, como estas suscitadas pelo juízo divino, podemos voltar nosso coração ao Senhor e encontrar auxilio e salvação.
C) Deus nunca se manifesta de forma cruel ou vingativa. Pelo contrario, o Senhor é misericordioso. . . e compassivo, tardio para irar-se e grande em misericórdia.

III. Isto nos leva a uma restauração

A) Ainda que sua ferida pareça ser incurável. Jeremias 30:12 “Porque assim diz o Senhor: Incurável é a tua fratura, e gravíssima a tua ferida”.
B) Por causa da multidão de suas iniquidades. Jeremias 30:15  “Por que gritas por causa da tua fratura? tua dor é incurável. Por ser grande a tua culpa, e por se terem multiplicado os teus pecados, é que te fiz estas coisas”.
C) Você será sarado. Jeremias 30:17 “Pois te restaurarei a saúde e te sararei as feridas, diz o Senhor; porque te chamaram a repudiada, dizendo: É Sião, à qual já ninguém procura”.
D) E seus opressores consumidos. Jeremias 30:16 “Portanto todos os que te devoram serão devorados, e todos os teus adversários irão, todos eles, para o cativeiro; e os que te roubam serão roubados, e a todos os que te saqueiam entregarei ao saque”.

IV. Então, virá cura espiritual.

Jeremias 33:6 “Eis que lhe trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de segurança”.
A) Todos os que são limpos da imundícia do pecado pela graça santificadora, pela misericórdia perdoadora, são libertados da culpa.
B) Quando os pecadores recebem a justiça, e são lavados e santificados no nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito Santo, são capacitados para andar diante de Deus em paz e pureza.
Conclusão: Enquanto os homens se endurecem no pecado, sua porção será o desprezo e a miséria: porque não prospera quem encobre seu pecado; mas encontra misericórdia quem os confessa e deixa.
Gloria a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário