24 abril 2013

As Bodas de Caná

  


João 2: 1-10
1 " E ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus."
2 " E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. "
3 " E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não tem vinho. "
4 " Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. "
5 " Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. "
6 " , para a purificação dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. "
7 " Disse-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. "
8 " E disse-lhes: Tiirai agora, e levai ao mestre-sala. Elevaram. "
9 " E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho ( não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo. "
10 " E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. "

·         O texto refere ao primeiro milagre operado por Jesus; era uma festa de casamento, e Jesus foi convidado para esse casamento, e o costume hebreu era que o melhor vinho fosse colocado e no decorrer da festa iam colocando o vinho inferior pois já não fazia tanto efeito.Mas nesse casamento aconteceu algo diferente, o bom vinho foi posto no final da festa.
·         O primeiro milagre de Jesus: tudo que fazemos primeiro mostra prioridade, urgência, então vemos a preocupação de Jesus com a formação da família, porque a sociedade hoje banalizou  a família e o casamento, mas para Jesus a família tem um valor especial.
·         E ao terceiro dia: o número 3 nos aponta para o tempo profético, e hoje é o dia que o Senhor quer restaurar e renovar os casamentos de seus servos.
·         E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas: Nos casamentos de hoje muitos são convidados para participarem, o analista, o psicólogo, os parentes, os amigos, os conceitos atuais, mas o servo ele pode convidar a muitos, mas o convite especial é para que o Senhor faça parte desse casamento, porque Ele é o 3° elo do cordão de três dobras, Ele é aquele que vai preservar, sustentar e renovar o casamento; e os discípulos também foram convidados para mostrar algo, que a igreja do Senhor faz parte de seu casamento, porque ela ora pela união, paga um preço para que esse casamento seja abençoado por Deus.
·         Faltou vinho: o noivo ali recorre a mãe de Jesus e ela anuncia a Ele sobre a falta de vinho, pois seria uma tragédia social o vinho bom acabar no início. Os casamentos hoje estão assim, começam com o bom vinho, casamentos que se dão por um simples gostar e começam cheios de perpersctivas, cheios de sonhos, cheios de carinho mas com o passar do tempo começa a faltar o "vinho", começa a entrar as discussões, os maus entendimentos, a desunião e o amor se esvai. Mas o casamento onde Jesus está o amor não se esvai porque Ele é a fonte do amor.
Vemos outra atitude errada do noivo ao procurar a mãe de Jesus ao invés de procurar o próprio Jesus, e muitos tem feito isso, tem usado tantos recursos para salvarem seus casamentos, mas é necessário que os casais entendam algo: que só Jesus pode restaurar seu casamento.
·         E estavam ali postas seis talhas de pedra: há muitos casamentos assim, endurecidos pela falta de amor, atitudes calculadas e rotineiras, mas a ordem foi:
" Disse-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tiirai agora, e levai ao mestre-sala. Elevaram. "  O Senhor vai renovar seu casamento através da ação do Espírito Santo, através da sua palavra, e vai purificá-lo e o tornar novo.
·         E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho ( não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo. E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho: O mestre-sala se espantou porque o normal como dito era ser colocado o bom vinho e depois o vinho inferior de baixa qualidade pois não fazia mais efeito, porém nesse casamento o bom vinho foi posto depois; os casamentos no mundo são assim, começam com um bom vinho, planos, desejos, carinho, amor,frutos de um simples gostar, mas acabam  no vinho inferior, com brigas, desunião, muitas das vezes até mesmo o ódio. E o mundo se espanta quando vê o casamento do servo, porque no casamento do servo há o bom vinho em todo o tempo, porque Jesus é a fonte que jorra o amor sobre esses casamentos, que por mais que venham as adversidades esse amor é forte, pois está firmado em Jesus; o amor no casamento do servo com o passar do tempo não se esvai mas aumenta, se aperfeiçoa, se torna puro, porque Jesus é o elo dessa união.
·         Profeticamente essa palavra nos aponta o noivo Jesus e a noiva que é a igreja, que começou com um bom vinho, era ali a igreja do pentecoste, das arenas, uma igreja que amava seu noivo; e começou a faltar o vinho, o amor, ali no tempo conhecido historicamente como a idade média, pois ali a igreja perdeu seu amor, mas veio o bom vinho, veio o derramar do Espírito Santo de uma forma única e singular sobre a igreja de hoje, que é a igreja do fim, a igreja que será arrebatada e ela ama seu noivo Jesus, e o aguarda ansiosamente. 


-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário