27 abril 2013

História e Geografia da Bíblia - Viagens Missionárias (Parte 1)





Atos 1: 8
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo que há de vir sobre vós e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra...".

INTRODUÇÃO:
A ordem dada pelo Senhor Jesus aos discípulos depois de ressurreto, naqueles quarenta dias que passou sobre a terra, nos quais foi visto pelos seus e por muitos outros segundo as Escrituras (At. 1:2-3), foi que não se ausentassem de Jerusalém, até que recebessem o cumprimento da promessa que o Senhor lhes fizera de batizá-los com o Espírito Santo e dessa forma, capacitados, seriam suas testemunhas e teriam autoridade para anunciarem a Palavra, o Evangelho não só em Jerusalém, Judéia e Samaria mas até os confins do mundo.
Vê-se que na ordem até os confins do mundo, estavam incluídos não somente os doze, mas referia-se a uma extensão na qual eles não poderiam penetrar naquele momento, referia-se a esta anunciação até sua segunda vinda: algo que nos atinge, isto é, os servos de agora.
*       At. 1:8 → "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo que há de vir sobre vós e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra...".
Para os discípulos a extensão Samaria, já era grande, pois eram separados por uma barreira de ordem social, desde o tempo de Salmanazar, rei da Síria, que invadiu a Samaria. O Senhor sabia disto.
*       João 4:9 → "E os judeus não se comunicavam com os samaritanos...".
O Senhor Jesus quebra esta separação com sua ordem e os manda não só a Samaria, mas por toda a terra.
Confins da Terra → A expressão abrange-nos, inclui-nos entre os discípulos do passado, era o enxergar numa dimensão que o pobre homem comum não é capaz de ver.
Assim sendo, a parte da história da igreja primitiva nos une, os atrai de uma vez que naquele comissionamento, o povo de Deus de agora já estava unindo e também incluído na ordem do Senhor. De sorte que não estamos num estudo do passado no presente e a lembrança dos feitos dos servos do Senhor, constitui a exortação presente, aos servos do presente que crêem.
A promessa que lhes foi feita é exatamente a mesma para a igreja fiel. Mc. 16:15-20.
Conclui-se que os atos operados pelos apóstolos, foram atos do Espírito Santo, o mesmo Espírito que opera hoje no meio do povo que crê em sua operação.
*       Pedro:
A chave da pregação aos gentios foi dada ao apóstolo Pedro, quando cumprindo-se os dias para o recebimento do Espírito Santo, Pentecostes, cinqüenta dias após a ascensão do Senhor, houve o som de um vento veemente e impetuoso e línguas de fogo pousadas sobre os servos, o enchimento do Espírito Santo manifesto através de línguas estranhas.
Desta forma foram os servos primeiro batizados com o Espírito Santo. A alegria, o barulho, chamou a atenção de muitos que estavam em Jerusalém e, segundo Pedro, pregou e quase três mil almas se converteram e doutra feita, mais cinco mil creram no Senhor. A porta da salvação estava gloriosamente aberta.





DESENVOLVIMENTO:
PRIMEIRAS SAÍDAS PARA ANUNCIAR O SENHOR JESUS - At. 8:12:
Filipe saiu de Jerusalém para Samaria.
Primeira saída, primeira contestação com o reino das trevas: Simão o mágico e a sua conversão.
A entrada em Samaria unia os judeus e os samaritanos e Samaria tornou-se passagem tranqüila para a evangelização não só de Israel, mas do mundo.
Na estrada que ligava Jerusalém a Gaza, o Espírito Santo ordenou que Filipe fosse e ele obedeceu e lá se encontrou com o mordomo da rainha de Candace, na Etiópia, África. Este etíope foi salvo, batizado e seguiu para o seu lugar; Filipe foi arrebatado para Azôto e por onde passava anunciava o Evangelho indo em direção a Cesaréia onde morava num lar cheio de graça onde quatro filhas eram profetizas. Era o lar de Filipe, lugar de encontro de servos.
Pedro andou por vários lugares, mas lida perto de Jope, porto importante, se destacava pela cura de Enéas, que estava paralítico há oito anos; e em Jope (Jafa), At. 9:35 relata a ressurreição de Dorcas. Depois Pedro segue para Cesaréia e hospeda-se na casa de Simão o curtidor e lá ele teve a visão de um vaso com os animais de toda espécie e a ordem: mata e come. Estava ele no terraço orando quando Deus assim lhe falou, preparando-o para evangelizar Cornélio, um gentio.
A conclusão é que enquanto Saulo era preparado por Deus para as grandes viagens, os servos foram usados em pequenas, mas poderosas missões.
Estevão, o primeiro a sofrer martírio
Depois de sua morte os servos sofreram perseguição tal que foram dispersos e assim a Palavra foi levada até a Fenícia, Chipre, Antioquia na Síria e Deus operou na conversão de gregos. At. 11:19-20
Saulo que perseguia a igreja e segurava as capas dos que apedrejavam a Estevão, é chamado por Deus através de uma visão gloriosa e o Senhor se apresenta a ele com uma grande pergunta: At. 9
     ... Saulo, Saulo, por que me persegues? ...
      Quem és, Senhor? ... Eu sou Jesus a quem tu persegues...
      No mesmo instante Saulo reconheceu o Senhorio de Jesus e perguntou-lhe:
      ... Senhor, que queres que faça?...
Ananias era o servo escolhido por Deus para receber Paulo e orientá-lo e Ananias temeu mas o Senhor disse-lhe duas coisas importantes a respeito de Saulo.
Primeiro: At. 9:15
Este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, dos reis e dos filhos de Israel.
Segundo: At. 9:16
Eu lhe mostrarei o quanto deve padecer pelo meu nome.
Saulo foi transformado em Paulo, que significa pequeno.
Convém saber-se que a igreja de Antioquia que ficava na Síria, ficou sendo o centro mais importante para o evangelho e não Jerusalém. Nisto Deus tinha um propósito. Dentro pois deste espírito de fé é que uma nova era, a era gentílica se estabelecia, Jerusalém não ficou esquecida mas de Antioquia saíam as ordens para a evangelização mundial.
Em Antioquia, foram os discípulos, primeiramente chamados cristãos.  At. 11:26
Em Antioquia, Paulo fez sua morada. Havia na igreja profetas, doutores, etc. At. 13:1
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário