02 abril 2013

Santificação



"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14)

Ainda que eu já tenha lido essa interpretação em algum lugar, eu não creio nesse "ver" como algo físico ou para esta vida. Primeiro por que o texto de 1 João 4:12 diz que ninguém o viu, segundo por causa do relacionamento de Deus com Moisés a quem não quis mostrar-se diretamente, e por aí em diante.

No meu modo de entender, este "ver" se refere a comparecer diante Dele e, principalmente, aponta para a eternidade. Tudo para mim tem um toque de eternidade, mas neste caso é um grande toque. Sem santificação a eternidade não será com o Senhor, não se poderá vê-lo na eternidade sem santidade. Creio ser claro o suficiente o que isso significa e a sua implicação.

Algumas pesssoas me perguntam se eu creio que alguém realmente salvo pode não ter interesse em se santificar. Eu usualmente respondo que sim, e justifico aqui. A unção é de Deus, o toque é de Deus, a benção é de Deus. Mas o caráter é do homem e santificação é um processo sobrenatural que cabe a Deus executar nos corações que o recebem. Assim como uma emissora que não para de transmitir não tem nenhum resultado em termos de comunicação se ninguém sintonizar sua frequência, igualmente é o agir de Deus não encontrando terra fértil.

Claro que é uma resposta simplificada, pois temos de avaliar há quanto tempo o indivíduo foi alcançado pela graça salvadora, de que forma foi alcançado e principalmente que oportunidade teve para se santificar. Eu jamais emito julgamente no sentido de dizer se a pessoa é realmente salva ou não. Mas eu me sinto apto a discernir quando uma pessoa está brincando de cristão ou quando está buscando santidade com intensidade e seriedade. O Espírito Santo me ajuda nisso e me permite discernir.

O fato é que devemos despertar para a necessidade de termos desejo pela Presença do Pai, e a chave para isso é a santificação. Coloquemos isso em prática, urgentemente.

"Senhor, me ajuda a entender o que significa me santificar para que eu possa caminhar na direção de estar contigo. Torna isso uma prioridade no meu coração, por favor."

Mário Fernandez






Nenhum comentário:

Postar um comentário