04 abril 2013

Santificação II

 
 
 
 

Santificação II

"Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação." (Romanos 6:19)
É consenso que Paulo, nesta passagem, se refere a prostituição quando fala de usar os membros para imundície. Tomando isso como referência, temos um precioso ensino sobre santificação. Algumas práticas são sim incompatíveis com a santidade.
Ainda que muitos estudiosos e teólogos defendam que o pecado sempre ofende a Deus da mesma forma, portanto não existe pecadinho ou pecadão, sou forçado a admitir que nem todo pecado gera em Deus a mesma reação. A prostituição, a feitiçaria, a idolatria, a mentira - são alguns exemplos que são citados em Apocalise 21 como tendo endereço certo. Aos soberbos Deus resiste (Salmo 138:6). Deus é contra o profeta falso ou forçado (Jeremias 23). Sendo assim e não polemizando, queria resumir dizendo o seguinte: santificação implica em abrir mão de algumas atividades que são claramente contrárias à santidade.
Nesse rol eu colocaria principalmente práticas pecaminosas como adultério, prostituição, feitiçaria e estes pecados que a Bíblia claramente menciona. Cada um é livre para tomar suas decisões e viver como quiser, mas estou dizendo que estas coisas são o contrário de santificação. Fugir delas é a favor.
Poderíamos resumir dizendo que santificação é abrir mão do que eu naturalmente tenho vontade, para fazer o que Deus deseja que eu faça? Sim, eu diria que sim. É difícil? Com certeza! Possível? Igualmente certo!! Natural? De jeito nenhum, isso é sobrenatural.
Mas Deus está do nosso lado nisso e o que precisamos para abrir mão do que nos prejudica é ter vontade e dedicação. Fazendo nossa parte Deus fará a Dele, tão certo como o ar que respiro.
"Senhor, fortalece meu coração e minha mente para resistir a tudo que me tenta e que me tira do caminho da santificação. Me mostra, me ajuda a ver o que devo fugir. Preciso de ajuda."
Mário Fernandez 


Nenhum comentário:

Postar um comentário