24 abril 2013

Raabe e o Fio de Escarlata


ASSUNTO: Raabe e o Fio de Escarlata

Texto fundamental: Josué 2:18
"Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de es­carlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai". Js 2:18.

INTRODUÇÃO

QUEM ERA RAABE?

Josué 2:18-21

Uma mulher gentia – não era do povo de Israel. Morava na cidade de Jericó, que era uma cidade cheia de pecado. O Senhor ordenara a Josué que a destruísse.
Josué foi o servo que substituiu Moisés. Cabia a Josué conquistar as cida­des que, por causa do pecado, seriam destruídas e dadas ao povo de Israel.
Então Josué enviou, secretamente, dois homens a Jericó para espiar a terra, dizendo: Ide reconhecer a terra. E eles foram e entraram na casa de uma mulher cujo nome era Raabe (Josué 2:1).
Ela morava numa casa em cima do muro que cercava a cidade de Jericó. Ela disse aos que Josué mandou para espiar a terra que o coração do povo esta­va cheio de medo e o pavor estava sobre todos.
Raabe contou que sabia do poder de Deus em abrir o Mar Vermelho quando eles saíram do Egito. Assim ela se dispôs a ajudar os servos de Deus e pediu que quando eles viessem para destruir a cidade, a vida dela e a dos seus familiares fossem poupadas. Aqueles homens concordaram, desde que ela não os denunciasse.
Os dois homens que a visitavam foram escondidos na casa e quando o rei de Jericó soube mandou guardas buscá-los, mas não os acharam.
RAABE DESPEDE OS ESPIAS E FAZ ALIANÇA COM ELES
Josué 2:15 – "Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquan­to a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro."
Disseram que ela deveria atar na janela pela qual eles desceram um fio de escarlate e ao destruir a cidade, vendo aquele fio, a casa seria poupada e to­dos os que nela se abrigassem seriam salvos.
"Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de es­carlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai." Js 2:18.
Os homens se foram.
Cabia a Raabe confiar na palavra que os servos de Deus lhe falaram. Era tão simples! E ela atendeu à recomendação deles.
Não houve dúvida nenhuma. Ela amarrou o cordão de cor vermelha, es­carlate, reuniu toda a família e aguardou a bênção do livramento.
Os espias chegaram de Jericó e Josué os esperava. Contaram tudo o que aconteceu. E Josué confiou no Senhor.

VITÓRIA PELA CONFIANÇA NO FIO DE ESCARLATE

"Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias. E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas." Js 6:3-4.
"E assim foi que, como Josué dissera ao povo, os sete sacerdotes, levando as sete buzinas de carneiros diante do Senhor, passaram e tocaram as buzinas; e a arca da aliança do Senhor os seguia." Js 6:8.
"… tocando os sacerdotes as buzinas; (…) gritou o povo com grande bra­do; e o muro caiu abaixo, …" Js 6:20.
Bem, vamos pensar que tudo foi uma maravilha e foi mesmo, porque obedeceram às orientações do Senhor. Josué contava com servos crentes no seu Deus para aquela guerra.
Há momentos de lutas, os fracos falam do seu medo, contaminam outros mais fracos, saem da peleja. É preciso ter fé, confiança em Deus.
E quanto a Raabe? Como já sabem, ela não era do povo de Deus.
Será que eles vão respeitar minha casa vendo o cordão vermelho? Será que meus parentes serão salvos? Não houve dúvida. Raabe confiou no cordão de escarlate que foi colocado à sua janela. Quando o grito do povo se fez ouvir, os muros caíram, mas a casa de Raabe ficou firme.
Vieram os servos, entraram na casa de Raabe, tiraram toda a família e foi aquela alegria! Pai, mãe, irmãos e suas famílias, eles os puseram a salvo e toda a cidade destruída.
Que lição preciosa todos nós, crianças, intermediários, adolescentes, te­mos da vida dessa mulher que viu no Deus de Israel poder. Confiou no trato feito: O cordão de escarlate lhes dará vida.
Bem, quem está coberto pelo sangue de Jesus estará seguro quando o Senhor Jesus vier buscar a sua igreja. Devemos permanecer firmes, sem medo e não sair de debaixo desta proteção.
O fio de escarlate representava para Raabe uma garantia de m acordo que os espias fizeram com ela, por ordem de Josué de que, quando Josué conquistasse Jericó e ela fosse destruída a casa de Raabe fosse preservada com toda a sua família. Assim também o sangue de Jesus que é figura do Espirito Santo nos dá a garantia de que quando o Senhor Jesus voltar a igreja será preservada da Grande Tribulação que há de vir ao mundo e nós subiremos com o Senhor, juntamente com todos os remidos do Senhor. A palavra do Senhor nos fala sobre isso em Efésios 4:30.
Igreja não salva, quem salva é o Senhor Jesus, que morreu na cruz, derra­mando seu sangue puro, ressuscitou e subiu ao céu. Assim aqueles que o acei­tam e se firmam nele têm a salvação.
Estamos abrigados nele como Raabe se abrigou naquele trato do cordão de escarlate posto na janela.
Maranata quer dizer "O Senhor Jesus vem".
Não temos Maranata como um nome, mas um projeto de Deus para os que confiam no sangue de Jesus e esperam a sua volta.
Raabe esperou a volta dos emissários de Josué e colocou o fio escarlate na janela.
Nós confiamos no sangue de Jesus e dizemos:

Maranata!
Ora vem Senhor Jesus!

PERGUNTA PARA CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS
O que fez Raabe depois que despediu os espias de Josué para garantia de sua salvação?

Resposta: Ela atou o fio escarlata à janela de sua casa. – Josué 2:21

PERGUNTA PARA ADOLESCENTES
Raabe viu o poder do Deus de Israel, confiou no trato feito de que o cordão de escarlate deu vida a ela e sua família.
Como fazer essa comparação com a igreja?

Resposta: A igreja vê o poder de Deus, confia no sacrifício feito pelo o Senhor Jesus e o sangue de Jesus lhe dá vida eterna. – Efésios 4:30



-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário