29 maio 2013

Eis aí está que reinará um rei com justiça

   

· Isaías 32:1-2

"Eis aí está que reinará um rei com justiça, e dominarão os príncipes segundo o juízo. E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como sombra de uma grande rocha em terra sedenta".

  Isaías profetizou ao povo de Judá a respeito de um Rei que teria como base do seu governo, a Justiça e o Juízo. O povo judeu estava acostumado ao domínio de homens que nem sempre temiam ao Senhor, e que às vezes oprimiam a nação, de modo que todos eles cometeram falhas diante do Senhor. O Rei perfeito, a respeito do qual Isaías profetiza, é o Senhor Jesus.

  O profeta revelou algo que se cumpriu mais ou menos 750 anos depois, com o nascimento de Jesus. Este período profético vai do nascimento do Senhor até o estabelecimento do seu Governo. As características do Senhor Jesus, citadas na profecia, acompanharam todo o seu ministério, e são também aplicadas à sua igreja hoje em dia.

· Um esconderijo contra o vento 

  Os ventos representam as doutrinas errôneas que sopram de todas as direções neste mundo. Somente Jesus pode nos esconder dos prejuízos e da confusão que estas coisas trazem, pois o seu ensino é puro e bom, levando salvação, segurança e vida eterna a todos que o aceitarem.

· Refúgio contra a tempestade 

  Neste mundo de tantas tribulações, quando as tempestades se levantam, podemos recorrer ao Senhor Jesus e nele encontramos um refúgio forte e inabalável. Nele nós encontramos a verdadeira segurança, de modo que nossa fé é fortalecida mais e mais.

· Como ribeiros de águas em lugares secos

  Nas situações de aflição e desespero, quando a alma padece de angústia, Jesus é a fonte das águas vivas, o ribeiro em lugares secos, para suprir as necessidades mais profundas do nosso ser.


· Sombra de uma grande rocha 

  O mundo produz o cansaço do viver, mas Jesus é o nosso descanso. A sua presença e a sua sombra são refrigério para os que confiam e se abrigam nele. Ele é a rocha inabalável, de modo que nada devemos temer.

  Deus revelou como seria o reinado do Senhor Jesus, diferente do reinado dos homens que reinaram em Israel. Mas quando Ele veio, não foi recebido por Israel, que não reconheceu nem aproveitou as bênçãos do Senhor. Hoje o homem tem acesso a todas estas coisas, pois Jesus se revelou como o Pastor que oferece ao homem a verdadeira proteção, abrigo, descanso e refrigério.




wallace@glorifica.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário