19 maio 2013

Crescendo em Oração ao Orar por Outros

 
 
 
 

Crescendo em Oração ao Orar por Outros

"E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus." (Neemias 1:4)
Neemias me ensina muitas e tantas coisas que nem sei explicar. As numerosas lições deste livro para alguém que gerencia alguma coisa, especialmente um projeto como foi a reconstrução do muro, é notável. Este verso foi um destes.
Note que tudo na vida de Neemias estava alinhado, em ordem. Ele era um servo, mas como dizemos hoje ele tinha um bom emprego, uma boa condição de vida. Dentro da realidade de seu tempo, tantos eram escravos nas lavouras, fazendo tijolos ou mineirando, mas ele era copeiro do Rei, vivia no palácio. Se lermos este primeiro capítulo com o mínimo de cuidado o que veremos é alguém que achava favor diante do Rei. Neemias era respeitado, era bem conceituado, era alguém digno.
Este mesmo Neemias chorou amargamente pelo seu povo e pela sua cidade, mesmo não convivendo com os problemas que ela vivenciava. Note que não apenas chorou, o que muitos de nós já têm tido dificuldade ou incapacidade de fazer, mas ele lamentou, ele jejuou e ele orou.
Meu querido leitor, quando vivemos dias de serenidade, de paz, de tranquilidade, temos de lembrar de nossos irmãos e compatriotas que sofrem. Me refiro tanto àqueles cujo coração endurecido busca repouso longe do arraial da bênção de Deus, como por aqueles que passam por dificuldades terrenas. Podem ser dificuldades materiais, financeias, de saúde, como podem ser emocionais, sentimentais, de relacionamentos, a dor de uma perda. Ontem faleceu um homem que nunca conheci, mas sou muito chegado de um cunhado e de sua irmã. Meu coração sentiu o peso, mas isso durou alguns minutos. Para Neemias foram alguns dias. Preciso aprender com ele a ter este coração.
Certamente Neemias continuou com seus afazeres e responsabilidades, sem ter sido negligente com suas obrigações, mas encontrou tempo para orar e clamar a Deus por um problema que nem era diretamente dele. Isso, meu querido, é amadurecer na vida de oração.
"Senhor, não me permita esmorecer naquilo que sei que preciso fazer. Ajuda-me e fortalece-me para que eu aprenda a orar por outros e não apenas por mim mesmo."
Mário Fernandez


Nenhum comentário:

Postar um comentário