17 maio 2013

Rute – Ato, Processo e Arrebatamento *

 


"Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Rute 1:14-16"

Rute veio de um povo que tinha uma cultura idólatra (servia a diversos deuses de estátua), quando ela conheceu a Malom (seu marido, que logo veio a falecer) ela passou a ter conhecimento sobre o Deus de Israel (esta é a parte do "Ato"), um Deus vivo e poderoso. Quando Malom e Quiliom (filhos de Noemi) faleceram, elas tiveram de tomar uma decisão que seria: 1° Voltar para as suas origens (cidade de Moabe, terra de idolatria e pecado) ou 2° Seguir Noemi (conhecer um novo caminho ao lado do Deus da família de seu falecido esposo).

De acordo com o texto citado acima, Rute faz sua escolha e a Orfa também fez, a Orfa voltou para sua terra de origem (parentela) e seus deuses, porém Rute disse "aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus", Rute escolheu deixar suas origens, costumes, conceitos para seguir Noemi, a parte mais importante da escolha de Rute foi esta "o teu Deus é o meu Deus".

Este é o "Processo da Salvação" de Rute, porque ela tinha algumas opções e escolheu ficar com Noemi e seu Deus. Hoje quando passamos por situações de lutas e batalhas, a nossa fé é colocada em prova a devemos fazer esta escolha diariamente "devo continuar servindo a Deus ou não?", Rute vai alcançar uma grande benção lá na frente por causa desta escolha de deixar Deus fazer parte de sua vida, porém a Orfa não receberá mesma benção que Rute recebeu porque escolheu continuar na idolatria e pecado.

Saindo daquela terra de idolatria Noemi e Rute entram na terra de Belém (terra que é a parentela de Noemi, é nova vida de Rute – processo da salvação), os povos naquela ocasião estavam colhendo cevada e Rute sente o desejo de colher, ou seja de trabalhar também e menciona: "Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha. Rute 2:2"

Este é o momento em que o Servo de Deus após a boa escolha sente de trabalhar na Obra de Deus, de se envolver na Igreja, levando a palavra aos necessitados. Naquela terra alguns não se deram com Rute, por causa das suas origens, porém Boaz (homem poderoso na região, que veio da família de Noemi) disse: "Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem. Rute 2:9".

Boaz é tipo do Senhor Jesus, que dá condições para a Igreja trabalhar sem que ninguém se levante contra ela, e ainda que se levante o sustento não fala para o seu povo fiel. Boaz quando toma conhecimento da trajetória de Rute, ele diz: "E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste.
O SENHOR retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do SENHOR Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar. Rute 2:11-12"

"E disse-lhe Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de buscar descanso, para que fiques bem? Lava-te, pois, e unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber." Rute fez tudo quando Noemi tinha lhe recomendado, e quando ela se achega perto de Boaz ele diz: "Quem és tu? E ela disse: Sou Rute, tua serva; estende pois tua capa sobre a tua serva, porque tu és o remidor. Rute 3:3-9"

Rute cumpriu a orientação de Noemi (aquela que uniu Rute e Boaz, é tipo do espírito santo que uni a Igreja fiel com Jesus) e quando Rute se achega a Boaz, ela diz "Tu és o meu Remidor", ou seja, tu és o meu salvador, consolador, ajudador, amigo, etc. 

"E eu resolvi informar-te disso e dizer-te: Compra-a diante dos habitantes, e diante dos anciãos do meu povo; se a hás de redimir, redime-a, e se não houver de redimir, declara-mo, para que o saiba, pois outro não há senão tu que a redima, e eu depois de ti. Então disse ele: Eu a redimirei. Disse, pois, o remidor a Boaz: Toma-a para ti. E descalçou o sapato. Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois hoje testemunhas de que tomei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom, da mão de Noemi, Rute 4:4-9"

Este é o momento que antecede o casamento de Rute com Boaz, Boaz paga um preço para ter Rute e tomar as posses de Noemi (aponta para o sacrifício de Jesus na cruz para ter a Igreja fiel, e um dia tomar posse daquilo que o espírito santo atua. que são as nossas vidas).

O Casamento entre Rute e Boaz, é o momento do arrebatamento, quando a Igreja fiel será levada deste mundo e terá uma vida eterna ao lado do seu noivo e remidor Jesus Cristo, de acordo com a palavra acima "pois outro não há senão tu que a redima", somente Boaz poderia remir Rute, da mesma forma só o Senhor Jesus é quem pode nos salvar e levar para morar na Eternidade com Deus.

Significados:

Rute antes de conhecer Malom e Noemi >> Homem antes de conhecer e ter experiência com Deus.
Rute quando conheceu Malom e o seu Deus >> É a parte do Ato, quando conhecemos a Deus.
Rute quando faz à escolha de seguir Noemi >> Processo da salvação, hoje nós podemos voltar para o mundo, porém a nossa escolha é ficar com Deus.
Rute no campo trabalhando >> Obra de Deus, momento em que a Igreja anuncia Jesus e seu projeto de salvação.
Boaz >> Senhor Jesus, aquele que esqueceu nosso passado e nos deu uma nova chance.
Noemi >> Espírito Santo, aquele que uni a Igreja e Jesus.
Casamento de Rute e Boaz >> Arrebatamento da Igreja.



Clayton Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário