07 junho 2013

Relacionamentos Saudáveis II

 
 
 
 

Relacionamentos Saudáveis II

"Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." (Romanos 12:3)
Do modo como creio, o segundo passo para relacionamentos adequados é a humildade, que além de ser algo mais agradável de conviver, evita uma série de aborrecimentos para todos os envolvidos. Uma pessoa que pensa de si mesmo além do que convém, certamente vai falar e agir desse mesmo modo, seja isso continuamente ou eventualmente.
Quando estamos em grupo, na coletividade, percebe-se facilmente um soberbo se destacando para chamar a si mesmo a atenção. Ou fala do que é, ou do que possui, ou do que é capaz, ou dos seus feitos - sempre em alto e bom som e com um toque de altivez que menospreza os demais presentes. É lamentável.
Ainda que possamos (e até devamos, em certo sentido) ter amizade com pessoas assim, não devemos compactuar ou incentivar esse comportamento, nem é assim que devemos ser. Cabe lembrar que a humildade nos torna mais parecidos com Jesus e portanto é o que devemos almejar para nossas vidas.
Note ainda que alguém que pensa de si mais do que convém raramente se disporá a ouvir o outro, seja para sua correção ou aprendizado. Há uma atitude de tentar manter o controle e não de aprender, o que complica ainda mais os relacionamentos.
Não posso também me furtar de comentar que não é raro eu ouvir de pessoas que suas orações não têm sido atendidas e isso muitas vezes está explicado em Provérbios 28:25 e Salmos 138:6. Há uma consequência espiritual para o que se julga mais do que realmente é.
Temos de reconhecer que ao sermos mais humildes encontraremos graça e favor diante dos homens e de Deus.
"Senhor, ensina-me a ser mais humilde do que sou e a encontrar em Teu Espírito a força para controlar meu ego. Quero realmente saber o meu lugar e pensar de mim o que convém."
Mário Fernandez
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário