21 junho 2013

Finanças - Pão e Semente

  
 
          
 
 
  

Finanças - Pão e Semente

"Aquele que supre a semente ao que semeia e pão ao que come, tambem lhes suprira e aumentara a semente e fará crecer os frutos da sua justiça." (2Corintios 9:10)
Outro princípio importante na vida financeira é o principio do pão e da semente. Para a maioria das pessoas tudo que entra de dinheiro é simplesmente dinheiro portanto poupar, investir, repartir, abençoar - não é importante. Outros, no extremo oposto, negligenciam o sustento básico.
Quem come a semente não colherá nada e acabrá não ficando saciado no futuro; quem semeia pão não colhe nada e continua com fome.
Pão é tudo aquilo que nos alimenta e fortalece para o dia-a-dia, que nos sustenta no básico, que nos leva a superar uma jornada até o próximo passo. Não é aquilo que investimos, poupamos, guardamos, abençoamos aos outros. Pão é preciso consumir, pois assim como o maná do deserto, passado o devido tempo vai apodrecer e não servirá mais.
Semente é tudo que não serve para comer, não alimenta ou não faz falta no cardápio de um dia. É aquele excedente que podemos compartilhar, lançar em outros terrenos. Pode ser investimentos, pode ser ofertas, pode ser um tempo de conforto para ser gasto com um discípulo. É tudo aquilo que não nos fará falta se repartirmos, ainda que possa ter alguma utilidade ou conveniência.
Quem come seu pão dignamente ficará saciado e, como a Bíblia promete, o justo não mendigará o pão. O que é básico para o sustento não faltará. Se for essencial, não é semente.
Quem vai além e obtém semente para semear, assegura seu pão no futuro. Quem semeia trará de volta para si sem perceber. Se pode ser repartido, então é semente.
Cabe a cada um de nós olhar para tudo que Deus nos confia a guardar e classificar o pão e a semente. Isto feito, precisamos tratar de comer pão e somente pão; e semear semente e nada mais.
"Senhor, me ajuda a semear as sementes que o Senhor mesmo me concedeu e a aproveitar o pão que recebo. Quero ser generoso e quero aprender a poupar e a semear."
Mário Fernandez
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário