01 julho 2013

Edificando e Defendendo



"[...] Os oficiais davam apoio a todo o povo de Judá que estava construindo o muro. Aqueles que transportavam material faziam o trabalho com uma mão e com a outra seguravam uma arma" (Neemias 4:16-17)

Quando Deus chamou Neemias, copeiro do rei Artaxerxes, para reconstruir os muros de Jerusalém, Neemias tinha uma vida luxuosa. Estava numa posição de poder e prestígio.

Mas Neemias estava inquieto em seu coração, pois sabia que, enquanto vivia no conforto, seus companheiros judeus estavam essencialmente vivendo em ruínas. Os muros de Jerusalém, que outrora protegiam a cidade, estavam agora em ruínas, queimados e consumidos. Deus disse então a Neemias que usasse a sua posição de influência em favor da Sua causa. Neemias orou, foi até o rei e pediu permissão para reconstruir os muros. A permissão lhe foi dada e Neemias voltou a Jerusalém para arranjar pessoas para reerguer o muro.

No começo, elas não estavam lá muito interessadas, mas no fim Neemias juntou um verdadeiro exército. Todo mundo começou a trabalhar unido. E assim que os israelitas começaram a reconstruir os muros de Jerusalém, houve oposição e luta.

Esse é um lembrete de que onde quer que o povo de Deus se una e diga: "Vamos construir", o diabo e suas hostes irão dizer: "Vamos nos opor." Um dos maiores desafios de ir a uma comunidade fazer um evento evangélico não é reservar o local, imprimir o material, ou fazer as outras coisas visíveis. O mais difícil é fazer as igrejas acordarem para a necessidade de levar o evangelho a suas próprias comunidades.

Foi o que Neemias teve de fazer. E é o que nós temos que fazer também.
Se por um lado, estamos nos edificando na fé, por outro precisamos lutar por essa fé.
Temos que edificar e lutar ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário