15 agosto 2013

Barnabé: Exemplo de Um Seguidor de Cristo



 
O nome de Barnabé aparece em quatro livros da Bíblia, inclusive mais de 20 vezes no livro de Atos dos Apóstolos. Este homem teve uma influência positiva entre os cristãos primitivos, e serve como um excelente exemplo para qualquer pessoa que deseja servir a Deus e aos outros. Vamos considerar alguns fatos importantes da vida de Barnabé.
Barnabé foi generoso. A primeira citação do nome deste homem diz que ele vendeu um campo e doou o dinheiro para ajudar os irmãos necessitados na igreja em Jerusalém (Atos 4:32-37). Este ato foi um exemplo da atitude demonstrada por muitos dos cristãos primitivos. Deram liberalmente para ajudar uns aos outros. Diferente do egoísmo e interesse próprio que domina a vida de muitas pessoas, Barnabé e outros discípulos no início da igreja mostraram o amor sacrificial que Jesus ensinou.
Barnabé consolava os irmãos. Atos 4:36 relata um fato interessante. O nome original deste homem foi José, mas os apóstolos o chamaram de Barnabé, que significa “filho de exortação” ou “filho de consolação” (Atos 4:36). Que apelido bom! Obviamente, este homem não vivia atacando e caluniando os outros. Ele encorajava e confortava com suas palavras e suas atitudes.
Barnabé deu oportunidades para pessoas quando os outros não confiavam nelas. Dois episódios ilustram este aspecto do trabalho de Barnabé. Quando o terrível perseguidor Saulo (mais conhecido como Paulo) se converteu a Cristo, muitos cristãos duvidavam a sua sinceridade e temiam este homem perigoso. Mas Barnabé lhe deu seu voto de confiança e os apóstolos em Jerusalém aceitaram sua recomendação (Atos 9:26-30). Foi um passo importante na carreira deste novo apóstolo. Paulo, depois, pregou a muitas pessoas em diversas nações e escreveu 13 dos 27 livros do Novo Testamento! O segundo episódio foi depois de uma decepção que Paulo e Barnabé sofreram na sua primeira viagem missionária. João Marcos acompanhou estes pregadores na primeira parte da viagem, mas desistiu quando chegaram a um trecho especialmente difícil. Paulo perdeu a confiança em João Marcos, mas Barnabé lhe deu uma segunda chance (Atos 15:37-39). Sem dúvida, esta paciência de Barnabé contribuiu ao crescimento de João Marcos, que mais tarde escreveu um dos relatos da vida de Jesus (o Evangelho segundo Marcos) e até se tornou útil para Paulo (2 Timóteo 4:11).
Barnabé se dedicou à divulgação do evangelho. Quando a igreja em Jerusalém ouviu da conversão de muitas pessoas em Antioquia da Síria, mandaram Barnabé (Atos 11:22). Mais tarde, ele e Paulo foram enviados numa viagem para pregar, e começaram em Chipre, a ilha onde Barnabé havia nascido (Atos 13:1-4). Enquanto Paulo fez sua segunda viagem, levando Silas, Barnabé levou Marcos e foi reforçar o trabalho iniciado em Chipre (Atos 15:39-41).
Barnabé não era perfeito! Apesar de ser um excelente exemplo, Barnabé era humano e capaz de errar. Mas até a maneira que Paulo comenta sobre uma falha deste homem sugere que não tenha sido comum. Quando Pedro se separou dos gentios em Antioquia, outros foram influenciados por seu erro. “E também os demais judeus dissimularam com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela dissimulação deles” (Gálatas 2:13). Este relato nos ensina uma lição importante: qualquer um pode ser induzido ao erro se não ficar sempre atento. É comum confiar em líderes, e muitas pessoas confiam cegamente neles. Neste caso, Barnabé confiou em um dos apóstolos, o próprio Pedro, e foi induzido ao erro. Sempre devemos lembrar as palavras de Jesus: “Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco” (Mateus 15:14). Se grandes heróis da fé como Pedro e Barnabé erraram, qualquer líder religioso hoje pode se desviar da verdade. Se seguirmos cegamente, cairemos juntos!
José Barnabé, filho de exortação, deixou um excelente exemplo por meio de uma vida dedicada ao Senhor e aos outros homens. Seguia Jesus e ensinava os outros a andarem no mesmo caminho!
–por Dennis Allan

Nenhum comentário:

Postar um comentário