08 agosto 2013

O Caminho de Caim



"Todavia, esses tais difamam tudo o que não entendem; e as coisas que entendem por instinto, como animais irracionais, nessas mesmas coisas se corrompem. Ai deles! Pois seguiram o caminho de Caim, buscando o lucro, caíram no erro de Balaão e foram destruídos na rebelião de Corá." (Judas 1:10-11)

Um pescador ia ao mercado diariamente com um balde cheio de caranguejos para vender. Sempre lhe perguntavam por que ele não usava uma tampa para evitar que eles fugissem.
Sua reposta: -"Não precisa. Assim que um começa a sair, os outros puxam-no de volta". 

As pessoas as vezes, agem da mesma forma. Enquanto somos todos iguais e vivemos da mesma maneira, tudo bem. Mas logo que alguém começa a fazer algo melhor, tentamos puxá-lo novamente para baixo.

A Bíblia nos adverte para não irmos "no caminho de Caim". O caminho de Caim, resumindo, é o caminho do ódio. E quase sempre o ódio está enraizado na inveja.

Caim foi o primeiro filho de Adão e Eva. Mas, em vez de crescer e se tornar um homem de Deus, ele se tornou um homem mau. Ele se tornou um assassino. Quando Deus aceitou o sacrifício de seu irmão Abel e rejeitou o seu, Caim ficou irado. Seu coração estava cheio de inveja, que se transformou em ódio. E quando Caim cedeu ao ódio, acabou matando o seu irmão.

O caminho de Caim é ter um coração e uma vida cheios de ciúme, inveja e ódio. É rejeitar responsabilidade por suas ações. É também mentir para Deus sobre o que se faz. O caminho de Caim leva à mesma maldição que caiu sobre ele. É por isso que temos que cuidar para não guardarmos nenhum rancor ou amargura.

Se hoje você tem qualquer tipo de inveja ou ódio em seu coração, corte o mal pela raiz. Não permita que eles cresçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário