06 agosto 2013

As marcas daqueles que oram


Quando alguém vai a um médico, a primeira tarefa do médico é determinar qual é o problema do paciente. Então ele vai observando os detalhes. Quando lhe damos as mãos ele observa se a mão está quente, fria ou úmida, também observa a forma de caminhar. Tudo isto serve para que ele possa dar um diagnóstico. As enfermidades deixam seus rastros, suas marcas. Ao dar a mão a um irmão e se sua mão é grossa, julgamos que ele trabalha na construção. Se sua mão é suave, julgamos que esta pessoa faz algum serviço leve. Ao abraçar alguém, vamos notar pode-se notar se esta pessoa tem ou não muitos músculos.
Pois cada coisa que a pessoa faz, deixa as suas marcas. Disto isto, gostaria de falar de umas marcas: as marcas que são deixadas pelas pessoas que oram. As marcas nas pessoas que oram podem ser claramente percebidas. Quando o Senhor nos salvou, nos salvou para termos comunhão com Deus. Antes estávamos separados de Deus, pois o pecado nos separava. Jesus veio para romper a prisão em que o homem se encontrava, não podíamos ter comunhão com Deus. E agora, por Jesus, podemos voltar a ter comunhão com Deus, um novo e vivo caminho com Deus foi aberto. Basicamente a salvação é para ter comunhão com Deus.
A salvação não é para ir para os céus. É para ser como Jesus, é para ter comunhão com o Pai como Jesus tem. Então as pessoas quando descobrem isto, começam a ter comunhão com Deus e isto deixa as suas marcas. E eu quero falar dessas marcas. Quando Moisés tinha comunhão com Deus o seu rosto brilhava. No caso de Jacó, fez com que ele ficasse manco. Cada um vai tendo as suas marcas na sua comunhão com Deus. Quero mencionar algumas marcas que tem a pessoa que ora:
1 – Uma profunda paz.
Paz perceptível. A pessoa que ora não pode estar em guerra, porque agora temos os mesmos gostos, inclinações, desejos, temos a vontade de Deus. Tudo voltou à ordem. Onde tem ordem tem paz. A primeira coisa que se vê numa pessoa que ora é a paz. Paz no seu rosto e no seu jeito de agir.
2 – Tem uma rápida aparição de Cristo em suas conversas.
A pessoa pode falar de futebol, política e até negócio, mas Cristo sempre aparece em suas conversas. Uma pessoa que não ora fala todas essas coisas, mas Cristo não é rapidamente mencionada em sua conversa. Uma pessoa que ora está ávido por falar de Cristo. A pessoa que ora pode falar de política, mas não vê a hora em que Cristo apareça na conversa.
3 – Nos libera da fofoca e da crítica.
As pessoas que não oram estão sempre criticando os outros (familiares, vizinhos e até pastores). As que oram sabem como funciona a oração, conhece o que Jesus disse aos que oram: Quando estiverem orando, abençoem. Se você não gosta do seu vizinho, você vai orar por ele e vai abençoá-lo. Vai até orar por um cachorro que não te deixa dormir! A pessoa que ora pode até querer falar mal e criticar, mas quando vai a Deus tem que abençoar. Quando você ora, você deixa de criticar e de fofocar. Quando você encontra uma pessoa que critica, é porque não está orando.
4 – Somos sensibilizados pelas coisas eternas.
As pessoas que oram vêem a bíblia como absoluta palavra de Deus e vão à bíblia para buscar direção e conselho. As pessoas que não oram lêem jornal, revista Gente, a revista Caras e a bíblia também. Mas não oram. As que oram são conscientizadas de que a bíblia é a palavra de Deus. O que ora crê que é santo, que é sacerdote. Ele toma a palavra de Deus como real. Aquele que ora desfruta da vida, o que não ora perde seu tempo. O que ora está consciente de que o diabo existe. O que não ora, o diabo destrói sua família e negócio. Por não orar, não está consciente da ação diabo e sua opressão demoníaca. Por exemplo, o que não ora escuta qualquer tipo de música. Os que não oram dizem que não devemos ser tão fechados. É porque ele não ora que ele diz isto. Se orar, perceberá satanás nas músicas, e até em músicas clássicas. Muitos autores de músicas clássicas eram possessos por satanás.
Realmente não podemos traçar linhas (doutrina)* em todas as coisas, mas posso dizer uma coisa: que satanás tocou em todas as coisas que há no mundo: na arte, na ciência, na matemática. Se satanás não tivesse tocado estas coisas, você poderia estudar matemática e química e elas apontariam para Deus. O maligno tocou em todas as coisas. Não podemos fugir do mundo, mas temos que saber que todas as coisas foram tocadas pelo diabo. Materialmente, nossa tarefa é redimir as coisas que satanás tocou para Deus. A música deve ser restaurada para Deus, o cientista deve ser restaurado para ver Deus em todas as coisas. O que ora sabe que há coisas em que ele não deve se meter, pois está carregada de coisas do mundo.
A TV e a moda, por exemplo, estão carregadas de coisas do mundo. Há moda que pode ser usada, mas a mulher que ora discerne isto. As que não oram têm decote até o umbigo! Elas
dizem que é por causa do calor. Se forem em oração* a Deus, Ele vai mostrá-las a carga satânica que há no mundo. O que não ora não discerne satanás e o mundo. O que ora está consciente da existência do inferno. Ninguém vê por aí este tema para retiro: "Cuidado com o inferno". A pessoa que mais falou do inferno foi Jesus. O que ora tem consciência dos céus. A bíblia fala muito dos céus. O que ora quer ouvir mais falar dos céus. Se sente como um estrangeiro aqui, sente que aqui não é o seu lugar. Quando chega perto da morte diz: Ah, me falta pouco para entrar nos céus! O que não ora diz: "Eu tenho medo da morte, que eu não morra!". A bíblia está cheia destas coisas sobre os céus e o inferno*, porque foram escritas por pessoas que oram. Para os que oram as coisas temporais estão perdendo o valor.
5 – O desejo de orar sem cessar.
Este foi um dos versículos que mais gerou conflito em mim. O texto diz: orai sem cessar – 1Tes 5.17. Como orar sem cessar? Pedi a Deus que me explicasse. Ele me disse que quando os versículos não tem explicação são os mais fáceis para se viver. E me veio uma lista de pequenos versículos sem explicação (andar em espírito, alegrai-vos sempre, etc). Que tenho que fazer se não há explicação? O Senhor me disse:
- Crês que é possível orar sem cessar?
- Sim. Eu disse.
- Diga: amém! Aí eu disse:
- Orai sem cessar, amém! Eu creio!
O Espírito Santo começou a produzir o orar sem cessar em mim. Então eu entendi Cantares que diz: "Eu dormia, mas o meu coração estava velando" (Cant 5.2)*. Eu acordava a noite orando, a partir daí foi fácil orar sem cessar. Você não tem que questionar o versículo, quando você diz amém a este versículo, você começa a orar sem cessar. Divido este orar sem cessar em duas partes: ter um tempo específico de oração e, logo, todo o dia. A pessoa pode trabalhar e estar orando, ora em línguas, canta, sorri para Deus. Enquanto dirige vai cantando, mesmo em tempo difíceis vai orando, pois o espírito vai orando.
6 – Vive o presente com Deus, Ap 17.8.
Esta é uma passagem que fala da besta: "A besta era, não é e aparecerá". A besta é satanás. E aqui fala da influencia que a besta tem nas pessoas: É no passado ou no futuro. No presente não tem influencia, pois: "Era, não é e será". A besta nos leva a uma máquina do tempo, nos translada para o nosso passado ou futuro, para que não vivamos o nosso presente. Quão diferente é Jesus: "o que era, o que é e o que virá". Ele está em todos os lados. Influencia o teu passado desde o teu presente e também o futuro. A pessoa que ora vive o presente. A pessoa que não ora sempre está pendente do seu passado ou do futuro. Mas não desfruta do seu presente. Vive equivocadamente, desperdiça o seu tempo. Porque não sabe que Deus está presente, está no meu "presente". O que não ora vive de coisa que não existe: o passado não existe, nem o futuro ainda existe. O guiar do Espírito não é para o passado, nem para o futuro é para agora. O enchimento do Espírito é para agora. Os que não oram sempre trazem o passado ao presente. Por isso falamos que o nosso passado foi curado, desde o presente indo até ao passado. Os que não oram sempre estão preocupados com o futuro: o filho, o neto, o trabalho. Esta é uma marca profunda nas pessoas que oram: Vivem este lindo presente com Deus. E o diabo não tem influencia nem poder no presente. Só no meu passado e no futuro. Só entende isto os que oram e ficam marcados e desfrutam o dia de hoje, a situação de agora.
Meu presente é com Deus.
7 – O que ora recebe visitação do Senhor.
Ao contrário dos que oram, os que não oram tem que escutar o testemunho dos outros, ou ler um livro do Benny Hinn. O que ora tem visitação de anjos, escutam a voz audível de Deus, seguem-se sinais, prodígios e milagres. Tem sonhos, visões, se lhe abrem o mundo espiritual. Os dons lhe surgem muito facilmente.
As pessoas que oram são santas. As que não oram sempre estão na borda do abismo. Fazendo como um equilibrista, fazendo equilíbrio no precipício. As pessoas que oram são santas na sua maneira de falar, de pensar, são abertas rapidamente à confissão de pecados. Isto porque oram! As que não oram deixam amontoar os seus pecados e cada vez tem menos vontade de orar e de estar na igreja.
Victor Gonzales– Porto Alegre-RS
O remédio para as distrações é o mesmo agora como era nos tempos primitivos e simples, a saber, oração, meditação e cultivação da vida interior. O salmista disse: "Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus", e Cristo nos chama a entrar no nosso quarto, fechar a porta e orar ao Pai. Isto ainda funciona.  (A. W. Tozer)
As pessoas que oram são santas e as que não oram estão sempre a beira do precipício. (Victor Rodrigues)
 "Quando eu cerrar os céus para que não haja chuva, ou o comando de gafanhotos que consumam a terra, ou envie uma peste entre o meu povo, se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra". (2 Crônicas 7:12-14)
"Ore, meu irmão, ore! Ore a despeito das oposições de Satanás. Passe horas em oração. Prefira negligenciar a companhia dos amigos do que deixar de orar. Prefira jejuar, abster-se do desjejum, do almoço, do jantar, e não dormir, do que deixar de orar. E não adianta ficarmos conversando sobre oração; temos que orar muito e com fervor. A vinda do Senhor está próxima!" (Andrew Bonar)
 "Para fazer frente a esta geração ávida pelo pecado, só uma igreja ávida pela oração." (Leonard Ravenhill)
 "Se somos fracos na oração, nós somos fracos em toda a parte." (Leonard Ravenhill)
 "Um homem pecador pára de orar, um homem de oração pára de pecar." (Leonard Ravenhill)
 "Se gastássemos tanto tempo ensinando as pessoas a orarem quanto as ensinamos a cantar em coral, colocaríamos fogo no mundo." (Leonard Ravenhill)
 "Pela fé e pela oração, fortaleça as mãos frouxas e firme os joelhos vacilantes. Você ora e jejua? Importune o trono da graça e seja persistente em oração. Só assim receberá a misericórdia de Deus." (John Wesley)
 "Antes de ocorrer o grande avivamento de Gallneukirchen, Martin Boos passava horas e horas, dias e dias, e até noites em oração intercedendo sozinho, agonizando perante Deus. Mas quando ele pregava, sua palavra era como fogo, e o coração dos ouvintes, como capim seco." (D.M. McIntyre, D.D.)
 "Tenho passado dias e até semanas prostrado ao chão, orando, silenciosamente ou em voz alta." (George Whitefield)
 "Todo declínio espiritual começa com a negligência da oração. Nenhum coração pode desenvolver-se bem sem muita comunhão íntima com Deus; não existe nada que possa compensar a falta dela." (Berridge)
"Sempre que Deus tenciona exercer misericórdia para com seu povo, a primeira coisa que faz é levá-lo a orar." (Matthew Henry)

"Será que em nossos dias não estamos confiando demais no braço de carne? Por que será que não podemos presenciar as mesmas maravilhas que ocorreram no passado? Os olhos do Senhor não passam mais por toda a Terra para mostrar-se forte para com aqueles que confiam totalmente nele? Ah, que Deus me conceda uma fé mais prática! Onde está o Senhor, o Deus de Elias? Está esperando que um novo Elias clame por ele." (James Gilmour, da Mongólia)
"Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo". (Judas 1: 20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário