07 agosto 2013

Honrando aos Pais - Imitação




"'Abraão é o nosso pai', responderam eles. Disse Jesus: 'Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras que Abraão fez.'" (João 8:39)

Uma das formas que me parece ser diretamente ligado a honrar aos pais (especialmente no sentido masculino de pai) é seguir os seus passos. Não defendo que devamos ter castas profissionais naquele sistema em que o filho obrigatoriamente segue a profissão (ou a falta de) do seu pai. Mas, principalmente, quando se trata de ensino, de princípios, de valores, de modo de viver, de fé - seguir os passos dos pais é algo valioso.

Claro, entendemos que para muitos isso é um desafio, pois temos de reconhecer que alguns homens desempenharam um papel de pai que foi, no mínimo, lamentável. Um homem certa vez veio pedir oração para não ser como seu pai pois, segundo ele, teria sido melhor crescer sem ele. É uma coisa muito triste, mas não pode nos impedir de olhar para os bons exemplos.

Não me parece ser uma coisa tão focada ou tão estreita, mas Jesus neste versículo qualifica de filho de Abraão quem segue as obras de Abraão. Notemos que este sentido é mencionado na Bíblia em outros textos, em expressões como filho de Belial, filho de Davi e outras. São referências a seguir os passos.

Se pudermos honrar nossos pais demonstrando respeito, zelo e continuidade pelos bons princípios que nos passaram, creio sinceramente que estaremos no caminho correto. É uma forma clara e objetiva de honrá-los. E não vejo motivo para não estender essa honra aos nossos pais espirituais, aos quais devemos seguir e honrar tanto quanto os biológicos. Sejam eles nossos ministros, discipuladores, pastores, líderes, ou outra forma de serem reconhecidos, são instrumentos de Deus para nossa edificação.

"Senhor, ajuda-me a honrar meu pai biológico e meus pais espirituais através da valorização e obediência ao que me ensinaram a respeito de Ti e do Teu Reino."

Mário Fernandez

Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/2013/08/06/honrando-aos-pais-imitacao/




Nenhum comentário:

Postar um comentário