15 agosto 2013

Honrando aos Pais - Obediência







"O filho sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão." (Provérbios 13:1)

A mim parece muito estranho um pai que não pretende ou não deseja que seu filho ouça suas palavras e as obedeça. É pior do que admitir que está errado, pois um erro simplesmente precisa ser corrigido, mas a falta de razão não merece ser seguida.

Do mesmo modo, um filho que não se vê na obrigação, ou não sente nenhum tino, de obedecer a seu pai, diz-lhe com atitudes (mesmo sem palavras) que não o respeita e que não o considera, está mandando um recado claro e direto de que o acha errado.

Vivemos um tempo em nossa sociedade em que pais estão terceirizando a educação dos filhos e não me refiro a escola. A tv ensina, os colegas ensinam, a rua ensina, a internet ensina, a igreja ensina. E o pai, ensina? Se o pai não ensinar, não instruir, não corrigir - temo que a geração seguinte não honrará seus pais por não ter sido ensinada a isso e a próxima depois desta, então, misericórdia...

Honrar aos pais envolve diretamente seguir direção em forma de obediência. Atender à instrução do pai é uma forma de honrá-lo, sem dúvida. O versículo acima classifica de sábio o filho que atende e certamente todo pai gostaria que seus filhos fossem sábios. Lembro-me, quando "grávidos", eu e minha esposa orávamos pelo bebê que viria para que tivesse saúde, fosse esperto, decidisse temer ao Senhor e servi-lo, e porque não - bonitos. Só depois de ter um deles perambulando pela casa nos lembramos que deveríamos ter orado para que fossem obedientes. Pela graça de Deus nunca tivemos problemas sérios com a rebeldia, mas notei que isso deveria ter entrado na pauta.

Se nossos filhos aprendererm a atender nossa instrução como pais, serão alunos melhores, funcionário melhores, empresários melhores, ovelhas melhores, maridos/esposas melhores - e nos honrarão enquanto viverem.

Não por força nem por violência, mas pelo exemplo devemos ensinar a obediência como forma de honrar aos pais.

"Senhor, eu quero ser de fato obediente a meus pais, ensinar meus filhos a serem obedientes a mim e com isso semear obediência para que eu seja obediente a Ti. Sem honrar quem vejo, como Te honrar?"

Mário Fernandez

Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/2013/08/15/honrando-aos-pais-obediencia/






Nenhum comentário:

Postar um comentário