03 setembro 2013

Hombridade - Honestidade



"Mas, para não escandalizá-los, vá ao mar e jogue o anzol. Tire o primeiro peixe que você pegar, abra-lhe a boca, e você encontrará uma moeda de quatro dracmas. Pegue-a e entregue-a a eles, para pagar o meu imposto e o seu" (Mateus 17:27)

Se tem alguem que não precisaria pagar o imposto era Jesus, tanto é que no verso anterior Ele diz que os filhos da terra seriam isentos e corrobora isso dizendo que era para não escandalizar. Mas, como homem íntegro que era, preferia pagar.

É imperativo que nós homens, humanos do sexo masculino, resgatemos a hombridade há muito esquecida na sociedade e sejamos honestos acima de suspeita. Muito mais do que não roubar, não usurpar, não isso ou aquilo, precisamos fazer. O 'não' é insuficiente para quem quer atingir o padrão de Jesus, é preciso ir além.

Se em nossos dias temos autoridades estabelecidas que não correspondem às expectativas de grande parte do nosso povo, devemos nos perguntar como era nos dias de Jesus.

Hoje temos serviços públicos como saúde, segurança, transporte, educação, justiça. Podemos (e devemos) questionar a qualidade do serviço que nos é dado, pois não é gratuito como muitos pensam, apenas não é pago imediatamente quando usado. Mas temos de concordar que o serviço existe. Alguns dizem que é como se não tivesse, mas têm. Nos dias de Jesus provavelmente não havia nada disso, nem bom nem ruim. Era um tempo de opressão, de tirania, de dominação. Ainda assim Ele pagou o imposto.

Note que fazer o certo para quem tem hombridade não depende de satisfação nem de concordância, é meramente um senso de justiça. Não se iluda meu irmão, eu pago todos os impostos que tenho que pagar, mas isso não me agrada. Acabo contratando tudo de novo (saúde, segurança, educação), insatisfeito e contrariado, mas sigo as regras vigentes. Para ser sincero, a margem dos impostos usualmente é maior que o lucro da operação em muitas situações. Mas eu não sou juiz nem legislador, sou cidadão. Se quero ser digno, tenho de me comportar como tal.

"Senhor, obrigado por me mostrar que há mais para ser feito em termos de hombridade. Não quero ser apenas mais um na multidão, quero fazer diferença para melhor e com isso Te glorificar."

Mário Fernandez

Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/2013/09/03/hombridade-honestidade/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário